5 de agosto de 2020

Seu PRODUTO tem Market Fit?

Uma ótima maneira de aprovar o fit do seu produto com o mercado, é entender a retenção (Cohort Retention) do seu cliente ao longo do tempo. Este é um dos principais indicadores que irá mostrar a qualidade do que você está entregando em relação aos seus serviços/produtos.

 

É justamente aí que entra o Market Fit.

 

Quando uma empresa está em fase de iniciação, atuando em um mercado cada vez mais competitivo, torna-se fundamental o conhecimento de todos os conceitos envolvendo criação de produtos e segmentação de clientes. Este é um ponto crucial no qual você deve analisar constantemente, ou seja, avaliar o seu LTV (Life Time Value) em relação ao produto/serviço que você está ofertando.

 

Quando você tem clareza de números como o seu CAC (custo por aquisição), MRR (Receita Recorrente Mensal) e o seu LTV (Life Time Value), você entende através de números e gráficos qual será o seu Cohort Retention.

 

Este tipo de avaliação é constante e óbvia quando se trata de produtos com Receita Recorrente Mensal (MRR), como por exemplo, Netflix e Spotify. Já em e-commerce, você acaba tendo que avaliar a recorrência que os seus clientes estão comprando de você.

 

Atenção, compras onde o cliente faz o parcelamento das mesmas, NÃO devem ser consideradas como indicador de MRR. Isto é, parcelas feitas em cartão de crédito onde o cliente irá dividir um único valor para pagamento mensal é diferente de uma receita recorrente mensal, onde este cliente irá efetuar o pagamento de um único valor todos os meses.

 

Veja o exemplo abaixo:

  • PARCELAMENTO: R$ 997,00 reais em 12x sem juros.
  • RECEITA RECORRENTE MENSAL: R$ 29,90 por mês.

 

Se você não ainda não sabe o que é Market Fit, não deixe de assistir o novo vídeo do nosso canal no Youtube, onde nosso CEO Dener Lippert explica, através de gráficos, como você deve analisar a validação e qualidade do seu produto perante ao mercado.

 

Acesse o vídeo clicando na imagem abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *