6 de agosto de 2020

Bolsonaro quer o FIM das AGÊNCIAS? | Verdade nua e Crua

Se você acompanha as notícias, você já deve estar sabendo que o Presidente Jair Bolsonaro quer acabar com o famosos “BV”, bonificação por volume.

 

Para quem já acompanha a V4 algum tempo, já assistiu um dos nossos vídeos onde falamos que agência de marketing não funciona. Inclusive, se você não assistiu ainda, pode acessar clicando neste link aqui: Agência Não Funciona.

 

Neste vídeo, um dos pontos que abordamos é justamente dois tipos de bonificações, que fazem com que exista um grande conflito de interesse entre anunciante, agência e cliente: a bonificação por veiculação e a bonificação por volume.

 

Bonificação por veiculação, é uma comissão que a agência recebe por veicular uma publicidade de um cliente em um grande veículo de mídia. Se você veicular uma publicidade na Rede Globo, com um buget de R$ 1 Milhão de reais, a agência receberá pelo menos R$ 200 mil reais deste total. Isso é lei e você não tem escolha. Este é um exemplo de bonificação por veiculação.

 

Já a bonificação por volume, é uma segunda bonificação que a agência recebe por parte do veículo, por estar trazendo um grande volume de anunciantes para a empresa. Ou seja, a agência acaba recebendo duas bonificações dentro de uma mesma atividade, a bonificação por veiculação, que é obrigatória por lei e a bonificação por volume, onde o veículo que anuncia repassa outra comissão por estar escolhendo ele para anunciar o cliente.

 

Isso acaba por criar um ciclo vicioso entre agências e veículos de mídia, e por este motivo, este é um dos pontos que acreditamos que agência não funciona.

 

Para a agência que está intermediando o processo, isso funciona como um cashback, como um programa de fidelidade. Quanto mais ela traz volume e anuncia em um mesmo veículo (independente se este veículo traz resultado ou não para o cliente), mais ela irá ganhar por esta indicação.

 

Quer entender melhor como funciona e qual a nossa opinião, se somos a favor ou não sobre este tipo de bonificações? Tem vídeo novo no canal, no quadro VERDADE NUA E CRUA, que você pode assistir clicando na imagem abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *