Inbound Marketing: crie uma estratégia eficaz para seu negócio em 2022

A estratégia de Inbound Marketing tem como objetivo principal entender o comportamento do cliente e o que ele sente durante a compra de um produto ou serviço no ambiente digital.  

Essa estratégia ajuda as empresas a projetar ações mais efetivas na Internet para influenciar as decisões de compra dos consumidores, além de conquistar novos clientes.  

Nesse guia completo, dedicamos um passo a passo para sua empresa adotar as melhores tendências em Inbound Marketing e se preparar para o ano de 2022.

Comece a leitura para entender o que é isso, quais são os três objetivos centrais e como você pode aplicá-lo à sua empresa!

O que é Inbound Marketing?

Se você ainda não sabe o que é Inbound Marketing, confira já esse tópico. Afinal, essa estratégia de Marketing é utilizada em inúmeras empresas ao redor do mundo.  

Esse conceito inclui uma série de ações online que visam direcionar tráfego qualificado para o site da marca.

O objetivo é gerar leads que se transformem em clientes ao comprarem seu produto ou serviço.  

Mas, além disso, o Inbound Marketing busca criar relacionamentos duradouros com as pessoas, fidelizá-las e construir uma boa reputação para a marca.

Tudo isso é feito organicamente, por meio de conteúdo de qualidade, original e otimizado para ranquear nos mecanismos de busca.  

A técnica foi criada em 2006 por Brian Halligan e Dharmesh Shah, os fundadores da empresa americana Hubspot.

No entanto, muito antes disso, o jornalista e escritor Peter Drucker apresentou algum conceito dessa metodologia com base nas ideias de Seth Godin sobre marketing de permissão.

Godin documentou essa ideia em seu livro “Permission Marketing” (1999), que apresentava consumidores consentindo em receber informações sobre um produto ou serviço.  

Apesar das diferenças entre os conceitos, é certo que o Inbound Marketing tem se mostrado a estratégia com a melhor relação custo-benefício, pois suas ações gastam 60% menos que as ações de marketing tradicionais.

Quais são os 3 objetivos do Inbound Marketing?

Como você percebeu, a ideia gira em torno de aumentar as vendas, mas não se resume a ela.

A partir de um Marketing de Conteúdo consistente e relevante, é possível incrementar grandemente a imagem de uma instituição.

Para isso, existem 3 objetivos que todo profissional de marketing deve levar em conta na hora da implantação das estratégias, veja:

Converter

Você tem um público em potencial e precisa convertê-lo. Isso significa transformá-lo em cliente, em outras palavras, convertê-lo para o seu negócio. 

A partir do momento em que você consegue captar a atenção de alguém, você tem seu primeiro ponto de conversão: ele se torna um visitante. É o primeiro passo de uma série de esforços que uma venda digital exige.

Atrair o público-alvo identificado como o ponto de interesse do seu negócio pode ser feito por meio de conteúdos em vários formatos, como:

  • Blogs;
  • Redes sociais;
  • Landing pages;
  • Sites.

Não à toa, as redes sociais são plataformas muito populares. A existência de ferramentas como o Twitter Ads deixa clara a importância desses sites para o marketing corporativo.

Vender

Fechar uma venda não é apenas o objetivo principal, do Inbound Marketing, mas também de toda atividade que visa o lucro.

No entanto, a comunicação online está, na sua essência, associada a conversões. Você tem de ser muito bom na nutrição de leads com as estratégias de marketing digital mais adequadas.  

Ter acesso às principais ferramentas de marketing é um diferencial fundamental no processo de vendas online.

Ressaltamos, por exemplo, o uso consciente de plataformas de e-mail marketing e automação.

E ainda: Aprenda a hackear o cérebro com gatilhos mentais!

Fidelizar

Se você deseja aumentar os resultados de vendas, não pode se preocupar com os clientes apenas no momento da conversão.

Uma vez que eles tenham feito sua primeira compra, você precisa ter certeza de que eles estão satisfeitos com o produto/serviço que compraram, e prontos para comprar novamente.

Lembre-se: a retenção e a satisfação do cliente são primordiais no processo de Inbound Marketing por diversos motivos.

Um deles é o aumento do ticket médio, ou seja, o valor médio que um cliente costuma gastar com a empresa. Outro exemplo é o incentivo ao marketing espontâneo, feito boca a boca entre os clientes satisfeitos.

Isso significa que é mais barato manter um cliente convertido do que chamar a atenção de um novo. 

Conheça os tipos de Inbound Marketing

Além de melhorar o seu negócio através do retorno do investimento, uma abordagem direcionada é importante para criar uma relação de confiança com seus clientes e prospects em todas as etapas da jornada de compra.

A estratégia de Inbound Marketing pode ser implementada de três formas. Saiba quais são elas nos tópicos a seguir.

Estratégias de atração

As ações para captar o interesse do público-alvo devem focar na produção de conteúdo original e de qualidade.

O material deve criar valor para o cliente. Ou seja, tem que ser muito útil e realmente ajudar a resolver o problema do consumidor ou ensiná-lo algo novo.

Um artigo de blog, uma oferta feita por meio de mensagem no WhatsApp, um tutorial postado no Instagram ou um depoimento de cliente em uma rede social são bons exemplos.

Note que esse conteúdo deve ser otimizado por meio de uma estratégia de SEO, com palavras-chave relacionadas com os produtos e serviços divulgados. Para que a ação seja mais eficiente, é crucial que os termos sejam utilizados de forma natural e coerente.

Com essa estratégia, o conteúdo otimizado pode aparecer nas primeiras posições nos resultados dos buscadores.   

Estratégias de engajamento

O engajamento é uma das métricas primordiais para conquistar destaque na internet. Mais uma vez, isso deve ser realizado através de conteúdos de qualidade.

Invista em vídeos, técnicas de storytelling, Stories e Reels. Esses são formatos de consumo rápido e fácil e que fazem muita diferença.

Muitas vezes, um story bem feito rende mais retorno do que uma campanha de anúncios que custa o dobro do preço para ser implantada, desde que ele comunique a mensagem com qualidade e para o público correto.

O segredo é saber o tipo de conteúdo que a base de seguidores busca e elaborar um plano de comunicação a partir disso.

Estratégias de encantamento 

As estratégias de encantamento ajudam você a superar as expectativas do cliente, mesmo após a compra.  

Uma dica é fazer uma pesquisa de satisfação para saber como a percepção do cliente muda ao longo da jornada de compra.

Interagir com eles através das redes sociais também é uma estratégia de Inbound Marketing muito eficaz.

Essa atitude mostra a todos que você se importa com as opiniões e dúvidas de quem te acompanha e, acima de tudo, realmente tem condições de ajudá-los, mantendo-os próximos da marca. 

Continue lendo: Conheça as 10 melhores plataformas de e-commerce

Saiba como aplicar o Inbound Marketing

Para finalizar, vamos trazer algumas dicas para você começar a usar os princípios do Inbound Marketing no seu negócio.

Elas giram em torno do reconhecimento do público, a veiculação de conteúdo de valor e o uso de estratégias multiplataformas, acompanhe.

Elabore a persona

Esse é o primeiro passo de todo planejamento de marketing digital: elaborar a persona, isto é, o perfil do cliente ideal que a empresa pretende alcançar.

É um perfil semi-fictício baseado nas necessidades, sonhos e ambições do consumidor médio. Informações como localização, emprego e renda média também são incluídas.

A persona é muito usada no marketing digital. Esse desdobramento do conceito de público-alvo é vital para desenvolver estratégias cada vez mais assertivas.

Invista na produção de conteúdo

Já salientamos a importância de produzir conteúdo de qualidade, mas ressaltar isso nunca é demais.

Portanto, toda empresa precisa ter uma equipe escolhida especialmente para cuidar do marketing de conteúdo.

Afinal, é a partir das postagens em redes sociais e blogs que o público vai chegar até a marca. Não há como atrair um bom número de consumidores em potencial sem disponibilizar materiais de alta qualificação.

Assim, além de ter atenção a aspectos técnicos, como uma boa escrita e/ou imagem atrativas, também use as especificações da persona para pensar em posts que atendam às necessidades de todos.

Explore formatos e plataformas

Não é de hoje que a internet é reconhecida pela amplitude de oportunidades e formatos. Aproveitar isso para os negócios é a chave para o sucesso.

Descubra os sites mais visitados pela sua persona e se faça presente neles, seja interagindo, fazendo promoções ou compartilhando informações pertinentes.

A empresa não precisa estar em todas as redes sociais mais populares.

Vale mais a pena apostar naquelas que tenham mais a ver com os consumidores visados. Assim, gerencie os recursos da melhor forma possível e alcance mais pessoas com mais qualidade.

Considerações finais

As técnicas de marketing digital evoluem constantemente. Em 2022, é fundamental estar por dentro dos principais conceitos.

Não há tempo a perder. O crescimento das compras online mostra que as oportunidades nesse ramo têm aumentado muito.

Com as estratégias de Inbound Marketing, é possível alcançar um grande número de pessoas e construir uma audiência qualificada e satisfeita.

Deixe seu Comentário