v4 company logo blog marketing digital

O que é CRM e quais suas funcionalidades?

Hoje em dia, o CRM é uma solução tecnológica que tem trazido diversas vantagens para as empresas que decidem implementá-la. 

Afinal, em um mercado tão competitivo, é preciso investir nas melhores ferramentas estratégicas de marketing a fim de que mais clientes sejam alcançados e mais vendas sejam realizadas. 

No entanto, este é um tema que ainda desperta muitas dúvidas, já que envolve aspectos fundamentais que precisam ser assimilados adequadamente. 

Eu sou o Max Satiro e hoje preparei este conteúdo para que você entenda, de uma vez por todas, o que é CRM e como essa ferramenta pode impactar o seu modelo de negócio de forma positiva. 

Portanto, não deixe de conferir este artigo até o final para ficar por dentro do assunto. 

Mas, afinal, o que é CRM?

CRM significa Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente e se trata de um banco de dados onde são armazenadas importantes informações sobre o perfil comportamental dos clientes no decorrer da relação entre eles é uma marca. 

Tais informações servem de base na hora de definir as melhores estratégias de marketing, atendimento e vendas, com foco no sucesso e na satisfação do cliente. 

O termo também se refere às técnicas que são utilizadas para deixar o relacionamento entre empresa e consumidor mais otimizado, já que o uso correto do CRM faz com que as ações estratégicas sejam escolhidas de forma mais pontual, de acordo com as necessidades de cada cliente. 

Através dessa importante ferramenta, os diversos setores de uma empresa conseguem ter acesso às mais importantes informações dos clientes a fim de que as ações sejam planejadas e executadas de forma alinhada. 

Funcionamento do CRM

 Com a implementação do CRM, você será capaz de realizar a coleta, armazenamento e gerenciamento das informações sobre clientes, leads e prospects. 

Assim, a ferramenta busca a constante otimização das estratégias voltadas para o marketing e as vendas e, consequentemente, a geração de boas oportunidades de negócio. 

Nessa linha, o CRM vai permitir que a empresa:

  • Conheça seus clientes de forma mais profunda;
  • Identifique novas oportunidade de forma mais rápida;
  • Otimize a rotina de trabalho das equipes;
  • Aumente a produtividade;
  • Aumente a taxa de conversão;
  • Aprimore a relação entre cliente e empresa, etc.;

Para que o CRM seja executado da forma correta e atenda as reais necessidades da empresa, é recomendável que ele permita que as configurações sejam personalizadas.

Além disso, é importante que ele seja integrado aos demais sistemas que a empresa utiliza. 

Dessa forma, os dados poderão ser acessados de forma fácil e direta, sem que seja necessário realizar os cadastros de forma manual, o que se revela impossível para empresas de grande estrutura. 

Vale destacar, ainda, que um CRM eficiente deve ser capaz de armazenar as informações na nuvem, a fim de que a segurança seja garantida e que o compartilhamento seja mais facilitado. 

Como utilizar o CRM?

Para usar o CRM e usufruir de todas as suas vantagens, é fundamental compreender suas principais funcionalidades. 

E fique sabendo que você pode personalizar as ferramentas conforme as necessidades da sua empresa, o que confere uma maior flexibilidade na hora de otimizar o seu ambiente de trabalho. 

Vale destacar, ainda, que a utilidade do CRM é bem abrangente, já que:

  • Facilita o controle do funil de vendas da empresa;
  • Permite a elaboração de relatórios minuciosos para analisar importantes aspectos, tais como andamento dos processos, número de chamadas, performance da equipe de vendas, etc.;

De forma resumida, um CRM deve armazenar informações atuais sobre cada cliente, tais como:

  • Dados de contato;
  • Interesses;
  • Posição do cliente no funil de vendas;
  • Histórico das interações entre cliente e marca, etc.;

É importante, ainda, que todos os colaboradores da equipe recebam o devido treinamento para trabalhar com o CRM de forma eficiente. 

Assim, as equipes irão trabalhar de forma sincronizada, fazendo com que as informações armazenadas na ferramenta otimizem, de fato, as negociações e garantam uma geração eficiente de insights para a empresa. 

CRM e suas principais funcionalidades

Agora que você compreendeu o conceito de CRM de forma detalhada, é hora de mostrar suas principais funcionalidades. Confira!

1. Pode ser integrada com outras ferramentas

Como primeira funcionalidade do CRM, destaca-se a sua integração com outros instrumentos de gestão. 

Assim, se garante que as rotinas da empresa fiquem mais ágeis, já que não será necessário que diversos programas sejam abertos ao mesmo tempo. 

2. O histórico dos contatos fica registrado

O CRM também é capaz de registrar o histórico completo de contatos entre a marca e o cliente. 

Assim, é registrado todo e qualquer contato que o cliente faz com a empresa, seja para esclarecer uma dúvida, buscar o suporte técnico, pedir alguma informação, etc. 

3. Mais mobilidade

O CRM pode ser trabalhado, também, nos dispositivos móveis, como tablets e smartphones. 

Desse modo, o vendedor é capaz de acessar as informações sobre o cliente a qualquer hora e de qualquer lugar, bastando uma conexão com a internet. 

4. Computação nas nuvens

É importante destacar, ainda, que o CRM se torna bem mais eficaz quando é operado nas nuvens. 

Isso significa que as informações não ficarão armazenadas em um disco rígido, por exemplo.

Pelo contrário, basta uma conexão com a internet para que o colaborador tenha acesso aos dados do cliente. 

Dessa forma, se garante uma maior segurança das informações, já que ficarão armazenadas em uma só fonte. 

5. Tarefas mais automatizadas

Outra funcionalidade do CRM é permitir que diversas tarefas manuais e repetitivas sejam automatizadas. 

Com isso, as equipes de vendas e atendimento podem concentrar os esforços em outras tarefas mais relevantes para a empresa. 

6. Capacidade de gerar relatórios qualificados

Por fim, o CRM permite que diversos relatórios sejam gerados de forma automática, facilitando uma maior identificação das falhas e das soluções mais eficazes. Enfim, como você pode analisar, o CRM se revela como uma excelente solução tecnológica a ser implementada em uma empresa, independentemente de seu ramo de atuação ou do tamanho da sua estrutura.

V4 Company

⭕ Quer o acompanhamento da V4 Company para obter resultados para a sua EMPRESA e faturar MUITO? Então acesse: 👉 QUERO TER ASSESSORIA DA V4 Company.

⭕ Quer atuar com uma carteira de clientes pronta e ser parceiro da V4 Company? Trabalhe em Home Office tendo todo suporte de profissionais que atuam com Marketing Digital há anos com a FRANQUIA da V4! Fale com um executivo de vendas então: 👉 QUERO SER UM FRANQUEADO V4 Company.

⭕ Mas se você quer conhecer a Formação CIENTISTA DO MARKETING, aumentar seus conhecimentos e trabalhar com Marketing Digital utilizando o Método V4, então acesse: 👉 QUERO SER UM CIENTISTA DO MARKETING.

Deixe seu Comentário

email marketing v4 company

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos posts diretamente em seu email

email marketing v4 company

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos posts diretamente em seu email

email marketing v4 company

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos posts diretamente em seu email

email marketing v4 company

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos posts diretamente em seu email