Gestão Quatro Ponto Zero: Rotina de Empresas de Sucesso

O mundo dos negócios vem sofrendo mudanças constantes, principalmente pelas alterações no comportamento do consumidor. Com isso, uma forma de gestão se destaca no mercado e é uma realidade mundial: gestão 4.0.

Com o cliente no comando das transações, estando cada vez mais informado e menos fiel a marcas e tipos de serviço, as empresas precisaram se movimentar para seguir esse comportamento se adaptar as suas estratégias.

Engana-se quem pensa que somente os times de marketing e vendas precisaram se atualizar. As empresas que querem crescer ou se manter em alta no mercado precisam passar por uma transformação completa.

A referência para a aplicação da gestão 4.0 são sempre os grandes negócios, que adotaram essa nova metodologia de gerenciamento para impulsionar os resultados e puxar a frente do mercado.

Pensando nisso, desenvolvemos esse artigo que vai te ajudar a entender o que é este método de gestão empresarial e o que a sua empresa precisa para começar a trabalhar da forma correta para escalar os resultados.

O que é a gestão 4.0?

Para entendermos o que é gestão 4.0, é preciso compreender como ela surgiu. Os avanços da tecnologia e as transformações no mercado caracterizaram o surgimento da indústria 4.0.

Esta “nova indústria”, baseada no uso da tecnologia para aumentar a produtividade das empresas, deu início a uma série de mudanças no comportamento de gestores, equipes e consumidores.

As demandas do mercado mudaram, as necessidades dos consumidores também. Com isso, os métodos de trabalho que tinham os melhores resultados precisaram se adaptar.

Algumas características da gestão 4.0 são evidentes e nós vamos descrevê-las a seguir.

Foco no cliente

Antes, as empresas eram as detentoras das informações e tinham o controle da jornada de compra, principalmente através dos canais de mídia tradicionais, entretanto, essa realidade mudou completamente.

A democratização da internet trouxe a informação em tempo real para a palma da mão do consumidor, que pode navegar de loja em loja, pesquisar sobre produtos ou serviços e decidir o que é melhor para as suas necessidades.

Esta transformação o colocou no comando, fazendo com que as empresas voltassem as suas atenções para o que o cliente falava e para as suas intenções dentro do mercado.

Na gestão 4.0, todas as ações são voltadas para solucionar as necessidades do cliente. Em vez de inventar algo inovador, as organizações foram em busca do que os seus clientes precisavam, para, então, fazer as suas inovações.

Esta mudança é percebida em qualquer segmento, porém, é mais explícita no mundo do marketing. A interação entre marcas e seguidores/clientes está cada vez maior.

Até mesmo grandes nomes do cenário mundial aderiram à participação popular para ouvir o que os seus clientes tinham a dizer. O cliente, como detentor da informação, possui todas as respostas que as empresas precisam.

Mudança no papel do gestor

O gestor, ou líder de equipe, deixou de executar o seu papel apenas gerencial e precisou se tornar um facilitador dentro da empresa. Ele é o principal responsável por encontrar as brechas e atuar para explorá-las.

Identificar necessidades dos clientes, realizar análises constantes das equipes e propor melhorias são tarefas que começaram a fazer parte da rotina diária de qualquer líder dentro da gestão 4.0.

Em vez de se manter apenas no controle dos processos produtivos, o líder passou a ser uma peça fundamental para potencializar o operacional e torna-lo cada vez mais útil para os clientes.

Surgimento do omnichannel

Com o celular na mão, o consumidor passou a ter acesso a uma infinidade de canais, sejam eles mídias sociais, sites blogs, e-commerces ou qualquer tipo de meio de comunicação digital.

Tudo isso sem contar os canais de mídia e de venda tradicionais, como lojas físicas, canais de televisão, estações de rádio, entre outras.

Este comportamento multicanal do cliente fez com que as empresas aderissem a um conceito que vai além do multicanal, o omnichannel. Além de estar presente em vários meios, estes devem estar interligados entre si.

Ao verificar um produto na internet, o cliente precisa ter a disponibilidade de consultar informações pelo chat e, caso se dirija até uma loja física, o mesmo produto deve estar disponível com as mesmas condições.

Da mesma forma, os vendedores trabalharão em diferentes canais de atendimento, disponibilizando oportunidades para o cliente onde ele estiver. No omnichannel, as empresas estão onde os clientes estiverem, não o contrário.

Automação dos processos

Se um dos focos da gestão 4.0 é a utilização da tecnologia para melhorar a produtividade das equipes, nada melhor do que fazê-la executar processos por conta própria.

Assim, o material humano pode ser melhor utilizado e os recursos são otimizados, como o tempo dos funcionários. Além disso os processos automatizados reduzem as chances de erros.

Durante muito tempo um mito foi muito popular sobre a automação de processos, onde se acreditava que isso era um processo caro e que somente as grandes companhias conseguiriam instaurar no seu cotidiano.

Acontece que a democratização da tecnologia trouxe a automação para o alcance de qualquer negócio. Desde procedimentos financeiros até ações de marketing podem ser automatizadas e se tornarem ainda mais baratos.

Desta forma, a equipe pode dedicar ainda mais o seu tempo para resolver problemas que envolvem o cliente e se aproximarem ainda mais dos seus consumidores.

Virtualização de atividades e big data

Cada vez mais, as atividades operacionais são registradas em sistemas on-line, que armazenam as informações na nuvem e geram grandes quantidades de dados para os gestores de equipe.

Naturalmente, estes dados acumulados não representam nada de forma isolada, porém, quando utilizados de forma conjunta, cruzados, podem auxiliar qualquer empresa nas suas tomadas de decisão.

Desde atividades do consumidor na internet, que podem ser monitoradas, até o trabalho interno da equipe, tudo gera dados. Estes dados precisam passar por um processo de curadoria e cruzamento de informações.

Desta forma, o comportamento do consumidor pode ser melhor identificado, auxiliando a empresa na criação e melhoria de produtos, assim como ajustes na comunicação para atingir o cliente ideal.

Por outro lado, o trabalho da equipe pode ser otimizado, gargalos no setor produtivo podem ser identificados e uma série de otimizações podem ser executadas para gerar menos custo e maior produtividade.

O que uma empresa precisa para aderir à gestão 4.0?

Naturalmente, um processo de transformação digital não ocorre de um dia para o outro. É necessário que a empresa tenha um suporte básico para que a gestão 4.0 seja aplicada da melhor forma possível.

Integração dos times

Uma empresa integrada gera dados de forma mais fácil e possibilita essa metodologia de gestão que está sempre analisando métricas para buscar melhorias contínuas.

Entretanto, integrar os times não é tão fácil. É preciso implementar um sistema que conecte as equipes, capture dados e possibilite a ação dos gestores na coordenação dos processos.

Da mesma forma, a integração pessoal também é necessária, para que todos na empresa entendam a sua importância e a diferença que faz dentro do processo para obtenção de resultados.

Automação básica de processos

Um dos princípios da gestão 4.0 é a automação de processos e ela é implementada de forma gradual com as melhorias propostas pela metodologia.

Entretanto, a empresa já precisa possuir as ferramentas necessárias para que as automações sejam executadas, assim como alguns processos mais básicos precisam ser automáticos por uma questão de ganho de tempo.

Por isso, serviços operacionais repetitivos, que exigem um grande trabalho manual para serem executados, geralmente são substituídos por sistemas que os executam de forma automática, mais rápida e com menor chance de erros.

Controle de atividades de forma sistematizada

Assim como os processos, a execução das equipes também precisa ser monitorada e acompanhada de forma sistematizada. Este é um tema que foi, também, abordado na questão de virtualização dos processos.

Somente com a sistematização do registro de atividades, os gestores poderão analisar os dados reunidos, cruzar algumas informações de operação e resultados para que decisões possam ser tomadas.

Como as grandes empresas atingiram patamares de sucesso

Em uma live com o nosso sócio-fundador, Dener Lippert, o fundador da Easy Taxi, Tallis Gomes, comentou sobre as empresas que obtiveram sucesso através da gestão 4.0.

Ao contrário do que muitas pessoas acham, que grandes empresas cresceram graças a métodos inovadores e nunca antes pensados, na realidade estas companhias alcançaram patamares mais altos através da consistência.

Esta metodologia de gestão é baseada na análise e na otimização de processos de forma constante. Semanalmente, os gestores executam tarefas gerenciais básicas, porém importantes, visando melhorar o processo produtivo.

Apesar de ser um trabalho repetitivo e “chato”, é necessário para que qualquer negócio obtenha sucesso. É com consistência e trabalho duro que as grandes empresas chegaram ao sucesso.

Conclusão

A gestão 4.0 surgiu através das transformações que a tecnologia e a indústria 4.0 motivaram no mercado como um todo. Com foco no cliente, as empresas passaram a agir de forma mais planejada e personalizada.

Ao contrário do que acontecia há alguns anos, onde as empresas lançavam produtos e os clientes eram surpreendidos por elas, agora são os clientes que demonstram as necessidades para que as soluções sejam propostas.

V4 Company

⭕ Quer o acompanhamento da V4 Company para obter resultados para a sua EMPRESA e faturar MUITO? Então acesse: 👉 QUERO TER ASSESSORIA DA V4 Company.

⭕ Quer atuar com uma carteira de clientes pronta e ser parceiro da V4 Company? Trabalhe em Home Office tendo todo suporte de profissionais que atuam com Marketing Digital há anos com a FRANQUIA da V4! Fale com um executivo de vendas então: 👉 QUERO SER UM FRANQUEADO V4 Company.

⭕ Mas se você quer conhecer a Formação CIENTISTA DO MARKETING, aumentar seus conhecimentos e trabalhar com Marketing Digital utilizando o Método V4, então acesse: 👉 QUERO SER UM CIENTISTA DO MARKETING.

Deixe seu Comentário

email marketing v4 company

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos posts diretamente em seu email