v4 company logo blog marketing digital

Como Atrair Mais Alunos Para Curso Técnico Usando Marketing Digital

O mercado profissional é um dos principais destinos para os jovens brasileiros. Com isso, se torna ainda mais importante atrair alunos para curso técnico usando marketing digital.

De uma forma geral, o marketing educacional segue diferentes caminhos a depender do nível de ensino que é comunicado, desde a educação infantil até os cursos de graduação e pós-graduação de uma universidade.

Entretanto, diferente dos níveis do ensino básico, que são obrigatórios, os cursos técnicos são opcionais e costumam chamar a atenção dos jovens que desejam uma inserção qualificada no mercado de trabalho.

Em alguns casos, por exemplo, os profissionais técnicos são maioria, como é o caso dos hospitais, onde os técnicos em enfermagem estão inseridos em grande número e são fundamentais para o bom funcionamento do centro de saúde.

Para o diretor ou gestor de uma escola técnica, a democratização do ensino e a ampliação do mercado pode ter sido um desafio, tendo em vista que a concorrência aumentou consideravelmente nos últimos anos.

Dessa forma, se faz ainda mais necessário se diferenciar do restante das escolas através do marketing digital, entregando uma comunicação personalizada e que atraia cada vez mais alunos.

Este artigo é exatamente para isso, te ajudar a descobrir como atrair mais alunos para curso técnico usando marketing digital. Siga a leitura e aprenda o que a sua escola precisa fazer na internet para captar alunos.

Como Atrair Mais Alunos Para Curso Técnico Usando Marketing Digital

1.          Defina a(s) sua(s) persona(s)

Grande parte dos negócios “tradicionais” possuem 1 ou 2 personas, porém, no caso das escolas técnicas, as personas podem ser em uma quantidade ainda maior.

Isso acontece porque, além de cada curso possuir especificidades que chamam a atenção de pessoas distintas, existe uma parcela do público que ainda não tem o seu futuro definido e que também considera fazer um curso técnico.

Sem dúvidas, a definição de persona para este segmento de mercado é complexa, porém, necessária para que as comunicações sejam melhor direcionadas para o público em potencial.

Para recapitular, é importante definir a persona como um cliente ideal, que possui muitas características definidas de modo que facilite a comunicação da empresa, como:

  • Nome;
  • Idade;
  • Gênero;
  • Preocupações;
  • Desejos pessoais e profissionais.

Todas essas informações serão úteis na hora de criar uma estratégia de marketing para atingir um determinado segmento de possíveis clientes.

Por exemplo, se a sua escola possui um curso técnico de enfermagem, você pode utilizar algumas características da profissão que possam chamar a atenção da persona, porém, precisará dessa informação para se comunicar.

2.        Conteúdo é rei

Antes de qualquer coisa, é importante que a sua instituição valorize a importância de um curso técnico para a formação profissional de uma pessoa.

Muitas vezes, esse tipo de conteúdo pode encorajar as pessoas que estão em dúvida se iniciam os seus estudos para iniciar a sua carreira profissional ou não.

Em alguns casos, por exemplo, o curso técnico se torna uma opção paralela à faculdade, por possuir uma duração mais curta e ser, geralmente mais barato. Possibilitando uma inserção mais qualificada no mercado de trabalho.

Dessa forma, se o seu objetivo é atrair mais alunos para curso técnico usando marketing digital, trabalhe a produção de conteúdo como uma forma de conscientizar as pessoas e trazê-las para o lado técnico do ensino.

Com relação ao conteúdo de forma específica, pode-se variar com relação ao formato e aos canais em que ele é distribuído. Tudo isso dependerá da persona e dos canais que ela costuma estar presente.

O mais importante é se comunicar na língua da persona em um canal que ela costume utilizar com frequência, independente de ser Instagram, Facebook, Tiktok, e-mail etc.

3.        Possua um site responsivo

A partir do momento que as pessoas definem que querem fazer um curso técnico, o processo de decisão de compra se inicia e uma instituição e um curso precisam ser escolhidos pelo futuro estudante técnico.

Para atrair mais alunos para curso técnico usando marketing digital, a sua escola precisa possuir um site que entregue todas as informações sobre a instituição e seus cursos de forma fácil e objetiva.

Além disso, é fundamental que esse site esteja aparecendo nas primeiras posições dos buscadores, para ser encontrado com maior facilidade pelos usuários.

Isso exige um trabalho de SEO (Otimização para motores de busca) consistente, que garanta que o site figurará nas primeiras colocações e será facilmente localizado por quem busca um curso técnico.

4.       Utilize as ferramentas gratuitas disponíveis

Atualmente, existem alguns canais que não podem ser ignorados pela sua escola técnica. Dois deles são as mídias sociais e o Google Meu Negócio. A verdade é que estar em ambos é uma obrigação.

No caso das mídias sociais, existem várias delas, você precisa estar naquelas que o seu público está com maior frequência. Provavelmente, você optará pelo Instagram e alguma outra que faça sentido para a sua persona.

Entretanto, o Google Meu Negócio é uma constante, ou seja, precisa ser trabalhado por qualquer instituição de ensino técnico.

Google Meu Negócio

Se você ainda não sabe do que se trata, o Google Meu Negócio é a ferramenta que mostra informações detalhadas da sua instituição na direita da página de resultados de busca.

É fundamental que a sua escola esteja com as informações cadastradas e atualizadas, como horários de funcionamento, telefone, site, imagens, endereço, entre outras.

Isso fará com que o usuário obtenha todas as informações necessárias sobre a escola e consiga efetuar um contato mais rápido por telefone, por exemplo.

5.        Mostre a vida depois do curso

Nas mídias sociais, onde a frequência de conteúdo pode ser maior e é mais fácil de produzir conteúdo de qualidade, você pode utilizar o sonho dos alunos para captar a sua atenção e adquirir audiência.

Desta forma, você pode trazer alunos formados nos cursos da sua escola e que estejam atuando na profissão para contar a sua história, como está sendo a sua vida e motivar mais alunos a seguirem o seu caminho.

Esta é uma estratégia interessante, barata e que costuma surtir excelentes resultados, principalmente por inspirar as pessoas e tornar a sua instituição uma referência no segmento educacional do nicho.

Além disso, conteúdos que projetam a carreira do egresso e mostram as possibilidades do mercado para cada curso também são interessantes.

Esta projeção pode tornar a sua instituição ainda mais relevante no mercado, principalmente pelo fato de que as pessoas costumam ter uma visão limitada sobre os segmentos de mercado, independentemente de qual for.

Desta forma, você amplia os horizontes dos possíveis alunos e demonstra ainda melhor por que as pessoas precisam de um curso técnico para iniciar bem a sua jornada profissional.

6.       Apresente oportunidades de acordo com os objetivos da persona

Se a sua escola possui parcerias com empresas ou instituições de estágio, por exemplo, explorar isso pode ser uma excelente opção para ganhar relevância no mercado.

Essa possibilidade abre uma porta a mais para o aluno egresso, que pode se formar no curso técnico e iniciar a sua vida profissional em uma empresa parceira da escola.

Sem dúvidas, esse pode ser um diferencial único, que coloca a sua escola à frente da grande maioria das concorrentes e chama a atenção de qualquer possível estudante que esteja considerando um curso técnico.

7.         Utilize o poder dos anúncios

Cada vez mais, as atividades orgânicas do marketing digital têm perdido potencial, pois as plataformas passaram a dar cada vez mais prioridade para os anúncios, sua principal fonte de receita.

Dessa forma, instituições de ensino que desejam atrair mais alunos para curso técnico usando marketing digital devem aderir aos patrocinados para angariar ainda mais público com potencial de compra para os seus canais.

Tanto Google Ads quanto Facebook Ads são interessantes para as escolas técnicas, cada uma das plataformas com as suas peculiaridades, porém, com um grande potencial de entrega de resultados.

Facebook Ads

A ferramenta de anúncios do Facebook é uma plataforma que abrange tanto Facebook quanto Instagram e possui a característica de interrupção. Isto é, os anúncios aparecem para os usuários quando eles não esperam.

Geralmente, os anúncios interrompem uma ação natural, como a passagem dos stories ou a rolagem do feed, para mostrar um conteúdo que possa ser do interesse do usuário.

Apesar de parecer intrusivo e inconveniente, na prática a utilização desses anúncios possui uma efetividade muito grande, quando feita da forma certa.

Google Ads

Já no Google Ads, é possível realizar anúncios com a característica de interrupção ou de intenção. No caso da interrupção, o princípio é o mesmo do Facebook, porém, aplicado para os vídeos do Google, principalmente.

Já a característica de intenção explora as buscas do usuário, sendo muito mais assertiva na captação de público, já que atinge pessoas que já estão buscando pelo tema em questão.

Para o caso das escolas técnicas, você pode mostrar anúncios para pessoas que busquem por “Curso técnico de enfermagem” no Google, por exemplo.

Conclusão

Atrair mais alunos para curso técnico usando marketing digital é uma realidade para o mercado educacional como um todo. Para os cursos técnicos, as possibilidades são inúmeras.

Cabe à instituição e os responsáveis pelo marketing da mesma realizar os testes necessários e encontrar as melhores estratégias para captar alunos e preencher as turmas disponíveis em cada curso.

V4 Company

Veja como a V4 ja ajudou uma universidade a conseguir mais matrículas, clique aqui.

Deixe seu Comentário

email marketing v4 company

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos posts diretamente em seu email