O que é engajamento e como melhorá-lo?

Se existe um termo que está na moda, essa palavra sem dúvida é engajamento. Já falamos algumas vezes que a chave do sucesso de uma boa estratégia de marketing é a capacidade que ela tem de atrair pessoas. Mas afinal, como atrair pessoas? E para onde atraí-las? 

O mundo digital nos desafia cada vez mais a criar soluções que façam um cliente engajar com alguma marca. Apesar de estar muito ligado a redes sociais, o conceito de engajamento vai muito além do que podemos ver na quantidade de curtidas ou compartilhamentos. 

Sabemos que marketing digital é uma área ampla, que abrange diversos segmentos. Por isso, uma equipe de marketing possui pessoas que são de setores mais analíticos. Entretanto, existem outras pessoas mais focadas em audiovisual, outras que cuidam de redes sociais, design e por aí segue uma lista extensa. 

O que todas essas áreas e departamentos têm em comum é que todas trabalham com o conceito de engajamento. Seja analisando os dados de desempenho de engajamento ou propondo novas ideias para gerá-lo. Assim, nesse texto você vai entender mais sobre esse pilar fundamental do marketing digital

O que é engajamento

Em um conceito simples, engajamento é a relação de proximidade entre uma marca e um cliente. Ou seja, o engajamento é que vai te ajudar a medir o quão bem relacionado você está com seu usuário. Essa também é a métrica que deve servir como base de sua estratégia de Inside Sales

Mas se engana quem pensa que engajamento é qualquer tipo de interação com um usuário. Na verdade, o engajamento está muito mais ligado à qualidade da interação do que a quantidade delas em si. 

Estar engajado é estar envolvido e interessado em algo. Dessa forma, para gerar engajamento, é preciso pensar em estratégias mais profundas, que despertarão algum tipo de interesse em seu cliente, de modo que ele se sinta motivado a interagir com a sua marca. 

Por esses motivos que engajamento é tão importante. Afinal ele mede a qualidade da relação de uma empresa com seus clientes. Além disso, é preciso lembrar que engajamento acontece de forma natural e espontânea. 

Por que engajamento é tão importante?

Além de medir a qualidade da relação de uma empresa com seus clientes, o engajamento serve para determinar a relevância de uma marca. Quando você interage com um cliente e ele interage de volta, sua relevância online aumenta. 

Quanto mais tempo você manter seus clientes engajados, maior será a relevância da marca. 

⚠️ Mas atenção, é preciso interpretar os dados de maneira correta. Nem sempre números altos de engajamento significam coisas positivas. Imagine que uma publicação em rede social tenha tido muitos comentários e compartilhamentos, mas que todos sejam negativos, polêmicos ou que deturpam a imagem da marca de alguma maneira. 

Se você se basear somente pelos dados de relatórios, vai ver números expressivos, mas que não significam interações positivas. Por isso, é importante que sua estratégia seja bem estruturada, para garantir que você vai atrair pessoas para o lugar certo. 

Como gerar engajamento com meus clientes?

Agora que sabemos que o engajamento é um dos pilares do marketing, sua importância e relevância em um negócio, é hora de pensar em estratégias para gerar engajamento com o público

Conheça seu cliente

Se você já sabe ou está tentando entender o que é marketing digital, precisa ter em mente que a maior parte das estratégias de marketing se dão a partir da quantidade de conhecimento que você tem sobre o cliente. 

É por isso que, na hora de montar um plano para gerar engajamento, é muito importante estar alinhado com as expectativas do público. Para isso, é necessário conhecer muito bem sua persona, pois ela indicará o seu cliente ideal. 

Conhecendo seu cliente, você sabe quais são seus desejos. Dessa forma, você pode entregar com mais precisão o conteúdo que ele realmente quer receber e interagir. 

Redes sociais são fundamentais

Sim, nós começamos o texto falando que engajamento vai muito além de curtidas e compartilhamentos, é verdade. Mas também é verdadeiro que as interações mais diretas e públicas com os clientes são através das redes sociais.

São nestes espaços que as pessoas se sentem mais encorajadas a falar o que pensam. É por isso que ter uma estratégia de redes sociais muito bem alinhada com os posicionamentos e princípios da marca é tão imprescindível. 

Linguagem

não existe uma regra específica que determine um tipo de linguagem adequada para se usar nas redes sociais. O ideal é que a forma que você se comunica através dos posts, mensagens e comentários, tenham a ver com sua marca. Não faria sentido se uma loja de cosméticos usasse a mesma linguagem que uma loja de artigos esportivos. É claro que existem preceitos básicos, como sempre manter a cordialidade.

engajamento-netflix-marketing

A Netflix é uma empresa que tem como marca sua linguagem descontraída nas redes sociais. Essa postura está alinhada com a identidade da marca, uma plataforma de streaming. Quem utiliza a Netflix está em busca de distração, relaxar, se divertir, nada mais justo que a linguagem também ser de acordo com as sensações que o produto desperta em seu cliente. 

Identidade visual

É hora de acionar os responsáveis pelo design! Uma marca que tem sua identidade alinhada em todos os canais de comunicação, inclusive nas redes, tem mais chances de ser reconhecida facilmente.

Muitas pessoas conhecem a marca de roupas Farm somente pelas estampas, mesmo sem ver nenhum logo da empresa. Essa identidade se reflete em todos os seus canais. 

Loja física
Redes sociais 
engajamento-farm-marketing
E-commerce

Saiba identificar tendências

Redes sociais são feitas de pequenos momentos. Assim, é papel de uma boa equipe saber identificar tendências de publicações e interações que dão resultado. Entretanto, nem toda tendência se aplica ao seu negócio. Por isso, é preciso ficar atento, nem toda dancinha faz sentido! 

Crie conteúdo de qualidade

Lembre-se que seu objetivo é gerar interações de qualidade com os usuários, para aproximar a marca dos seus clientes. Para instigar essa interação, é necessário produzir materiais de qualidade

Os usuários estão sempre em busca de novas soluções. As formas que você pode apresentar as soluções que uma marca oferece são determinantes. Você pode investir em e-mail marketing, um e-book, vídeos de tutorial, blog posts e por aí vai. Existe uma infinidade de possibilidades de gerar conteúdo rico e se aproximar mais ainda do seu cliente. 

Algumas lojas, especialmente as que trabalham com produtos de desejo e não de necessidade (moda e decoração, por exemplo), investem em enviar conteúdo rico por canais não tradicionais, como e-mail. Muitas vezes fotos de uma coleção nova com mensagens personalizadas são enviadas via WhatsApp e são o suficiente para lembrar o cliente de que aquela marca lembra dela. 

Tudo depende de como seu cliente e a marca preferem se comunicar. 

Esteja presente em diversos canais de atendimento

Não é possível gerar engajamento sem disponibilizar canais para isso. Por isso, esteja sempre em diversos canais de atendimento: e-mail, telefone, chat e, se for o caso, presencialmente. 

Lembre-se de deixar as informações de contato sempre disponíveis em todos os canais de presença da marca. Você não pode pecar por ter deixado de atender um cliente que não conseguiu se comunicar com a empresa. 

Temido por muitos usuários e nem tão valorizado pelas empresas, o SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente – é um dos canais mais relevantes de qualquer empresa. Afinal, é por meio do atendimento que você sabe o que as pessoas estão pensando a respeito da marca. 

Assim, é possível identificar também falhas e acertos. É também onde você recebe uma “segunda chance” com o cliente, caso a experiência dele não tenha sido boa por algum motivo. 

Invista em tráfego pago e tráfego orgânico

Nenhuma boa estratégia de marketing anda sozinha. Você não pode apostar em uma estratégia para redes sociais sem que ela esteja de acordo com a estratégia que você está aplicando em seu site. 

Uma campanha alinhada em todos os canais têm maiores chances de ter resultados de sucesso, pois uma estratégia complementa a outra.

Investir em tráfego pago e tráfego orgânico vai gerar mais visitas aos seus canais, o que, por consequência, deve gerar mais engajamento. Assim, visando atrair mais usuários para determinado canal, uma campanha de anúncios pode ser uma aliada poderosa em campanhas específicas de engajamento. Já o investimento em tráfego orgânico é o que vai trazer mais frequência entre os acessos.

Analise os resultados

Depois de conhecer seu cliente, decidir em quais canais quer gerar engajamento e colocar em prática sua estratégia, é hora de entender o que deu certo e o que deu errado. 

Como falamos lá no início deste texto, na hora de analisar os dados, é preciso entender o contexto antes. Veja quais foram os tipos de interações que a marca recebeu e se elas são relevantes para o engajamento do negócio.

Tenha pré estabelecido algumas métricas que você gostaria de analisar. Elas variam de acordo com o tipo de estratégia que você está aplicando. São muitos dados variados. Tempo de leitura e permanência em uma página, número de visitas, 

Como melhorar meu engajamento?

Elaborou uma estratégia, aplicou, mas não gerou resultados? 

Hora de seguir o tópico acima e entender o que aconteceu e como você pode melhorar os resultados. Na maioria das vezes estratégias de marketing não são fáceis, nem de serem planejadas, nem de serem aplicadas. 

Todas elas exigem mão de obra especializada, uma equipe engajada, unida e que se comunique de forma clara. Nem sempre é fácil, mas com resiliência e paciência fica mais fácil de se reinventar.

Para ajudar nessa tarefa, um bom plano é ter uma assessoria de marketing. Uma assessoria de marketing tem como objetivo gerar resultados para um negócio. É a assessoria que vai realizar um diagnóstico da sua empresa, apontando onde existem falhas e trazendo ideias para solucioná-las. 

Uma assessoria de marketing fornece para a empresa todo o suporte necessário da área de marketing, desenvolvendo campanhas qualificadas e focadas em resultados. 

Método V4 Company em engajamento

Neste texto aprendemos que engajamento é basicamente o que move uma empresa, pois é o que mostra a relação de proximidade entre a marca e o cliente. Quanto maior o engajamento, mais relevante uma empresa é, especialmente no mundo online. 

Percebemos também, que apesar de ser parte fundamental e de necessitar de uma atenção especial somente para si, o engajamento vai muito além de likes em redes sociais. É preciso pensar no que você está construindo enquanto marca, como você quer que as pessoas lembrem da sua empresa. 

E qual a visão da V4 sobre engajamento?

Engajamento é sobre criar laços com seu cliente. Se você apresentou uma solução para o usuário, ele provavelmente vai lembrar de você e voltar a interagir e comprar seu produto ou serviço. Algumas marcas tem, inclusive, como objetivo despertar sensações e criar laços emocionais com o cliente. Um restaurante, por exemplo, pode recriar pratos que trazem memórias afetivas, como um “prato igual de vó”. 

Outro ponto que deve ser levado em consideração quando se está pensando em investir em campanhas para gerar engajamento, é que estratégias bem sucedidas atraem mais pessoas. 

O bom de atrair mais pessoas para interagir com você, é que se a experiência do usuário com sua empresa for boa, as chances dele recomendar você para outras pessoas é maior. Ou seja, investindo em proximidade com os clientes que você já tem, abrem-se janelas para novas oportunidades.

Além de tudo que vimos, entendemos que gerar engajamento não é uma tarefa simples de ser executada. Ao mesmo tempo, é parte fundamental do sucesso de qualquer negócio com presença online. 

O método V4 para gerar mais vendas e atrair mais pessoas é dividido em quatro pilares: Tráfego, Engajamento, Conversão e Remarketing. A assessoria de marketing V4 Company vai ajudar a empresa a entender onde estão os gargalos que precisam ser melhorados e a planejar e executar uma boa estratégia de engajamento. 

A assessoria de marketing V4 Company é formada por profissionais especialistas em marketing, que vivem no dia a dia os desafios de fazer empresas terem sucesso através do marketing digital.

Deixe seu Comentário

email marketing v4 company

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos posts diretamente em seu email