Tráfego orgânico: tudo para você atrair leads sem anúncios

Todas as estratégias utilizadas no marketing digital partem do intuito de atrair a atenção das pessoas para algo. Pode ser um produto, serviço ou até mesmo um influenciador. Entretanto, se você quer ter visibilidade online, é necessário ter uma ou mais técnicas pensadas para isso, como investir em tráfego orgânico. 

Entre tantos anúncios, cursos, ferramentas e técnicas de marketing, pode parecer que tudo depende de um grande investimento financeiro em anúncios. É claro que eles são necessários e fundamentais, mas a chave do sucesso do seu negócio está na capacidade de atrair usuários para a sua rede. Para iniciar esse processo, não é preciso pagar anúncios.

Para ter um bom fluxo de tráfego orgânico em suas páginas, é necessário muito empenho e dedicação. Nesse texto você vai entender melhor o que é tráfego orgânico e por que investir nele pode colocar seu negócio nos primeiros resultados. 

O que é e para que serve o tráfego orgânico

Você acabou de criar um site para o seu negócio e precisa que as pessoas achem o seu produto e se conectem com ele, certo? O tráfego orgânico é todo e qualquer acesso ao seu site de forma orgânica, ou seja, sem que o usuário clique em um anúncio ou propagandas pagas. 

Essas visitas podem acontecer graças a uma pesquisa no buscador do Google, por exemplo, e o usuário é levado até o seu site, mas sempre de forma espontânea. Assim, apesar de ser diferente do tráfego pago, onde há o investimento direto de dinheiro em anúncios pela internet, o tráfego orgânico também demanda um empenho da parte da empresa. 

Vantagens de investir em tráfego orgânico

O tráfego orgânico é o que pode garantir o sucesso e a movimentação do seu site, mas muito além dos acessos e visitas, ele ajuda a consolidar ainda mais o seu negócio, conheça as vantagens:

  1. Custo benefício

O marketing digital oferece uma grande gama de possibilidades e vantagens para atrair novos clientes para o seu negócio. Nem sempre o investimento precisa sair direto do seu bolso. Mas você precisa fazer o tráfego orgânico ser eficiente. Afinal, apesar de não ser pago, ele ainda precisa ser bem feito e organizado para que os resultados sejam visíveis.

  1. Relevância

Quando uma pessoa pesquisa algo no Google e no primeiro resultado aparece um anúncio, o usuário pode não receber de boa forma. Ou seja, como se o site estivesse forçando ele a clicar ali, mas sem necessariamente “merecer” estar entre os primeiros.

Assim que ele vê um site em primeiro lugar de forma orgânica, a impressão é de que aquele site possui mais relevância e autoridade no assunto.

  1. Escalabilidade

Justamente por não ser pago, que ele não possui uma data limite para gerar acessos. Anúncios pagos circulam pelas plataformas por um tempo determinado, garantindo que cada vez mais pessoas entrem e conheçam a sua página, mas quando o tempo acaba esses acessos vão junto.

Além disso, o tráfego orgânico funciona muito bem a longo prazo, com técnicas de marketing digital, inbound marketing e SEO bem aplicadas no seu site, as visitas que chegam de forma espontânea não param nunca. 

Como gerar tráfego orgânico em seu site

Agora que sabemos que investir em técnicas para gerar tráfego orgânico só vai gerar bons resultados para o seu negócio, é hora de entender o que é preciso para aplicá-las.

Antes de tudo, esse é um processo que trará resultados a longo prazo. Para isso, é preciso empenho e dedicação constante para aprimorar todas as suas páginas. 

Investir em tráfego orgânico passa, necessariamente, pelo investimento em SEO. É o primeiro ponto a ser executado em seu planejamento. SEO, Search Engine Optimization, são técnicas e boas práticas que, aplicadas em sua página, fazem seu site ranquear melhor nos buscadores. Dessa forma, suas chances de aparecer no topo dos sites como Google, aumentam.  

Como SEO pode colocar um site no topo do Google

Quando falamos que a sua página pode ranquear melhor com as técnicas de SEO, significa que seu site fica mais fácil de ser encontrado. Dessa forma, por consequência, os usuários acessam mais seu site, tudo de forma orgânica. 

Algumas regras de SEO são básicas, mas cada página tem suas especificidades, sendo necessário pensar em estratégias para cada uma. 

Se você tem um e-commerce, você precisa otimizar seu site para que seu produto apareça em primeiro lugar para o seu cliente. Como fazer isso? Tenha boas fotos, faça descrições originais e que exaltem as qualidades do seu produto. Além disso, um site bonito e responsivo é essencial.

Para sites institucionais ou que ofereçam um serviço, o ideal é investir em textos bem otimizados. Ou seja, faça um estudo de palavras-chave e use-as em suas páginas e títulos. Assim, quando um usuário buscar por elas, as chances do seu site aparecer nos primeiros resultados aumentam. 

É importante lembrar que essas são regras muito básicas sobre SEO, mas o tema exige maior profundidade. Assim, para te ajudar a começar a estruturar seu plano rankeamento orgânico, vamos te dar acesso a um material exclusivo da V4 Company para pautar e executar sua estratégia de marketing de conteúdo e SEO.

Invista em marketing de conteúdo 

Quem está por dentro do que é marketing digital sabe que marketing de conteúdo é uma das estratégias fundamentais para o sucesso de um negócio. Ou seja, para entender o que é marketing de conteúdo, antes é preciso saber quais tipos de leads você deseja atrair para seu site. 

Os usuários acessam uma página somente se eles se interessarem por ela. Pensando nisso, é importante você ter uma persona muito bem definida. Afinal, é ela que vai te ajudar a entender melhor quem é o seu público e seu cliente ideal. 

Investir em marketing de conteúdo significa produzir materiais relevantes para a sua persona. Esses materiais podem ser textos, vídeos, e-books, cursos e até posts em redes sociais. Blog posts também são uma excelente estratégia de marketing de conteúdo. 

Para criar um material mais denso sobre o serviço ou produto que você oferece, é preciso pensar em um formato para organizar sua estratégia. Uma boa alternativa é ter uma planilha de pautas. Ali, você adiciona quais são os temas a serem abordados e, em cada pauta, detalha melhor o formato e o conteúdo do material a ser produzido.

E-mail marketing

Para atrair mais clientes e estreitar o relacionamento com os atuais, o e-mail marketing é uma das melhores alternativas. Além disso, essa comunicação direta da empresa com os leads é fundamental para complementar sua estratégia de inside sales.

Existem inúmeras ferramentas para e-mail marketing, muitas gratuitas ou com período de teste e recursos mais básicos liberados. O que você precisa nesta estratégia é de uma lista de e-mails. 

Para o e-mail marketing trazer resultados é necessário que você conheça muito bem a sua persona. Além disso, é importante que você separe as suas listas conforme a sua estratégia. 

Se o seu negócio é uma loja online, uma boa estratégia de e-mail marketing é enviar um cupom de desconto para os seus clientes antigos, por exemplo. Tudo depende de qual estratégia você quer adotar. A ideia do e-mail marketing é sempre atrair mais pessoas para o seu site e estreitar a relação com aqueles que já acessaram. 

Boas práticas para gerar tráfego orgânico

Em toda estratégia de marketing digital é necessário estar de olho em todos os detalhes. Dessa forma você garante que sua campanha traga bons resultados. Assim, com sua estratégia bem definida, é hora de alinhar os processos e adotar boas práticas para cada. 

Palavras-chave

As palavras-chave são o básico de toda estratégia que visa atrair tráfego orgânico. Uma pesquisa de palavras-chave consiste em entender quais são as palavras que, se procuradas pelos usuários, podem trazer seu site como resultado.

Para chegar até essas palavras, é preciso saber para quais páginas você quer aplicá-las. Você pode usar ferramentas que analisem e digam qual página do seu site é a mais acessada e, a partir dessa informação, pesquisar palavras-chave que sejam relacionadas.

Para ficar mais claro, vamos usar um exemplo. Uma clínica veterinária de São Paulo possui um site e quer atrair mais visitantes para que eles possam agendar uma consulta. O primeiro passo é acessar uma ferramenta para encontrar as palavras-chave. Depois disso, entender quais os usuários mais buscam e quais são os sites de outras clínicas que estão ranqueando bem com essa palavra. 

Se a clínica é de São Paulo, é nesta cidade que estão seus clientes, por isso, é de maior interesse que seu site seja acessado por pessoas do mesmo local. Dessa forma, já temos duas palavras-chave: clínica veterinária e clínica veterinária em São Paulo. 

As palavras-chave são como os usuários vão buscar os termos. Por isso dedicar tempo a essa pesquisa é fundamental para sua estratégia. 

Ferramentas para encontrar palavras-chave

Nesses sites e ferramentas você pode pesquisar um termo, como “clínica veterinária” e ele vai te entregar todos os resultados daquela palavra. Esses dados são relevância, número de buscas, quais sites estão se posicionando melhor com essa palavra e outros termos relacionados, que também podem ser utilizados.

Alguns sites para buscar palavras-chave:

Algumas dessas ferramentas são pagas mas possuem versão de teste e/ou versão gratuita com recursos um pouco mais limitados.

Distribua seu conteúdo em todos os lugares

Como falamos acima, conteúdos mais densos são uma ótima forma de atrair tráfego orgânico. Para o sucesso dessa estratégia, você precisa distribuir este conteúdo em todos os seus canais.

Se você fez um vídeo, reposte ele no Youtube ou nas outras redes sociais de sua empresa. Um blog post pode virar um carrossel no Instagram. São inúmeras as possibilidades. O importante é sempre ser visto, por isso, não economize nos compartilhamentos.

Investir tempo promovendo seu conteúdo, é o que vai fazer com que mais pessoas encontrem sua marca. 

Descrição do Google

O Google permite que você adicione descrições abaixo do link do seu site no conteúdo. É a meta descrição. Esse parágrafo que aparece dessa forma:

meta-tag-trafego-organico

Se engana quem pensa que por ser um espaço tão pequeno ele não é relevante. Essa descrição é fundamental para o ranqueamento do seu site. Por isso, capriche no texto e nunca esqueça da palavra-chave.

Títulos bem otimizados

Se saber quais são as palavras-chave ideais para o seu negócio é o primeiro passo, saber aplicá-las é o que vai gerar mais tráfego. Um título bem otimizado também faz parte da sua estratégia de SEO.

Lembre-se que essa é a primeira coisa que os usuários vão ler. Por isso, é imprescindível que sua palavra-chave esteja no título, de preferência no início. 

A pesquisa de palavras-chave auxilia neste momento. Voltando ao exemplo da clínica veterinária. Seu título pode ser: 

  • Clínica veterinária em São Paulo
  • Clínica veterinária 24 horas em São Paulo
  • Veterinário 24 horas em São Paulo

Tudo depende de como seus usuários estão buscando pelo seu serviço!

Site bonito e responsivo

Essa também é uma tarefa que faz parte da sua estratégia de SEO. Quais são as impressões que você quer  passar para seus visitantes? 

Vamos imaginar que você seguiu todos os passos acima, mas quando o usuário acessa seu site ele se depara com uma página que não se adapta a tela do celular, uma barra de pesquisa que não funciona, imagens e links quebrados. Quais as chances desse usuário permanecer em seu site?

Invista em um bom site, responsivo, bonito visualmente e que passe a impressão correta da sua marca. Lembre-se do ditado popular: a primeira impressão é a que fica.

Tráfego Orgânico pela V4 Company

Gerar tráfego orgânico em seu site não é uma tarefa fácil e nem vai trazer resultados da noite para o dia. Mas é uma ótima estratégia para você aumentar a visibilidade do seu site e, por consequência, trazer novos clientes

Deixar seu site bem otimizado, pesquisar as palavras-chave e aplicar uma boa estratégia de marketing digital são tarefas complexas que exigem muita dedicação e também investimentos.  

Por isso, ter uma equipe preparada para atender as demandas da sua empresa, com conhecimento aprofundado em marketing é fundamental. Nesse sentido, a V4 Company pode te ajudar. 

Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossa assessoria de marketing.

Deixe seu Comentário

email marketing v4 company

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos posts diretamente em seu email