Como Vender Mais Tratamentos em Clínicas de Estética

É notório que as pessoas estão cada vez mais preocupadas com seus cuidados, principalmente relacionados à estética. Ao mesmo tempo, o mercado relacionado a este nicho tem crescido exponencialmente nos últimos anos.

Contudo, como aproveitar o crescimento da procura em um mundo onde a concorrência tem aumentado de forma consistente?

Esse é o momento de você aprender a diferenciar os serviços prestados dos seus concorrentes. Muitas vezes, essa diferenciação está relacionada tanto à entrega dos serviços quanto à forma como eles são mostrados ao público.

Afinal, as pessoas da sua cidade sabem o que acontece dentro da sua clínica? Mostrar a experiência dos clientes é um dos principais fatores que farão você vender mais tratamentos em clínicas de estética.

Além disso, o marketing digital se tornou uma grande necessidade para qualquer negócio, já que os canais digitais são importantes influenciadores de decisões de compra e, além disso, são o principal local de pesquisa das pessoas.

Pensando nisso, preparei este artigo que vai te mostrar, de uma vez por todas, o que você precisa fazer para vender mais tratamentos em clínicas de estética e se colocar à frente do seu mercado local.

Como Vender Mais Tratamentos em Clínicas de Estética

Clínicas não vendem procedimentos, elas vendem sonhos

Pode parecer exagerado, mas você concordará comigo quando eu relato que as pessoas não buscam uma clínica de estética porque querem realizar uma lipo, elas querem, na verdade, eliminar a gordura localizada, por exemplo.

Proporcionar experiências incríveis e transformar a vida das pessoas é o real objetivo de uma clínica, porém, a grande maioria do mercado não se comunica dessa forma. A grande massa está apenas vendendo procedimentos.

Seria essa uma oportunidade de você se diferenciar? É claro que sim! Mas não é tão simples, afinal, existem algumas formas de você vender a experiência e é exatamente isso que eu vou te mostrar aqui.

O que fazer para vender mais tratamentos em clínicas de estética?

É certo que o mercado está mais concorrido e que existem oportunidades com grande potencial para atrair a atenção dos clientes e, além disso, ser encontrado quando estes fizerem alguma busca relacionada ao nicho de estética.

Com isso, algumas práticas utilizando os recursos dos principais canais de marketing digital podem fazer você vender mais tratamentos em clínicas de estética.

Vamos destacar os principais pontos que você não pode deixar de lado e começar o quanto antes a trabalhar, visando captar cada vez mais clientes.

Google Meu Negócio

É preciso começar pelo mais básico, portanto, iniciamos a nossa lista pelo Google Meu Negócio, que é um pré-requisito para qualquer negócio que tenha uma área de atuação geográfica específica, como as clínicas de estética.

Através desta ferramenta, as pessoas poderão encontrar o seu estabelecimento facilmente, inclusive consumindo informações importantes como horários de atendimento, endereço, site, telefone, entre outras.

A melhor parte de tudo isso é que esse recurso do Google é gratuito, ou seja, você só precisa fazer o cadastro do seu estabelecimento, comprovar que ele realmente existe e está localizado no endereço destacado e pronto!

A partir da aprovação, o Google criará um espaço especial que mostrará todas as informações do seu estabelecimento sempre que um usuário fizer uma busca sobre o seu negócio.

Este é, sem dúvidas, o principal canal para ser encontrado quando um usuário realiza uma busca. Porém, você possui um grande espaço de mercado de pessoas que ainda não estão buscando pelos procedimentos.

Para captar esse público, o Google não será suficiente. Desta forma, os métodos de atração através de mídias sociais se fazem muito relevantes. É exatamente isso que abordaremos a seguir.

Trabalho assíduo de mídias sociais

Provavelmente, quando eu cito o marketing nas mídias sociais como uma oportunidade, você pensou algo relacionado a: “mas a minha clínica já possui um Instagram, já estou fazendo marketing”.

Na realidade, marketing digital é algo que vai além de possuir uma conta comercial do estabelecimento e fazer algumas publicações por lá. O trabalho nas redes sociais possui um potencial muito maior que isso.

Portanto, você precisa pensar de forma estratégica e entender de que forma você conseguirá vender mais tratamentos em clínicas de estética por meio das mídias sociais.

Esse pensamento estratégico precisa passar por algumas etapas de análise, começando pelo comportamento do usuário, formatos de conteúdo até as ferramentas de anúncios patrocinados.

Entendendo o comportamento do cliente

Essa análise é fundamental, principalmente para que você possa entender qual é o principal canal que o seu cliente estará mais presente (Whatsapp, Instagram, Tiktok etc.) e quais conteúdos serão mais relevantes.

Para obter tais dados, você utilizará, principalmente, duas metodologias fundamentais:

  1. Pesquisa;
  2. Testes.

Primeiro, realize pesquisas com os seus próprios clientes, coletando informações sobre as mídias que mais acessa, como costuma contratar serviços, etc.

A partir daí, você terá informações iniciais para começar os testes de forma direcionada. Com isso, realize publicações em diferentes formatos, em diferentes horários e entenda quais foram mais aceitas.

Esses testes fazem parte, também, da segunda etapa do processo de implementação e uma estratégia eficiente de marketing na sua clínica.

Humanize a sua marca

Com poucas buscas relacionadas ao momento atual do marketing, você entenderá que as marcas estão migrando para uma abordagem muito mais humanizada no seu tratamento com o cliente.

Dessa forma, é fundamental que você mostre os bastidores, como os procedimentos são realizados, quem são as pessoas responsáveis pela satisfação do cliente, entre outros conteúdos que mostrarão muito da sua clínica.

Sem dúvidas, esse tipo de conteúdo transparecerá maior credibilidade e confiança nos seus potenciais clientes, haja vista que as pessoas costumam confiar em pessoas, não em marcas.

Diversifique os conteúdos

Cada vez mais, as possibilidades de conteúdos para serem mostrados nas mídias sociais aumentam. Hoje, por exemplo, no Instagram, é possível utilizar Feed, Stories (geral e melhores amigos), Reels, IGTV, entre outras ferramentas.

Diversificar o conteúdo entre essas possibilidades tornará a sua rede social mais atrativa, aumentará a possibilidade de engajamento com o público e trará mais atenção de potenciais clientes.

Mostre resultado, porém, com cuidado

Vender mais tratamentos em clínicas de estética é uma tarefa que depende da entrega de resultados, além disso, algum resultado precisa ser mostrado para o público externo.

Mas como fazer isso sem expor os clientes? Naturalmente, é preciso cautela na hora de utilizar casos específicos para ganhar visibilidade para o seu negócio.

Uma alternativa bacana é demostrar a satisfação e a experiência dos clientes, mesmo sem demonstrar quais foram os procedimentos executados.

Esse trabalho poderá mostrar ao público que o seu estabelecimento é confiável e competente, mesmo não tornando explícito um processo de remoção de gordura localizada, por exemplo.

Os anúncios são uma necessidade

Depois de compreender o público consumidor e construir uma estratégia de conteúdo para engajá-lo, você precisa buscar alcançar pessoas novas, afinal, seus seguidores nem sempre serão suficientes para o seu crescimento.

Além disso, o algoritmo das mídias sociais não favorece os negócios que trabalham de forma orgânica, afinal, a renda das plataformas está diretamente relacionada aos anúncios.

Sendo assim, utilizar estratégias de anúncios é fundamental para que novos públicos sejam captados e novos clientes possam ser adquiridos durante o trabalho de marketing.

Realize estudos sobre os seus produtos

Por fim, além de pensar em ferramentas, conteúdos e anúncios, você precisa olhar para dentro da sua empresa e entender quais produtos entregam mais potencial para o trabalho de marketing.

Como resultado do estudo, você precisa captar informações como:

  • Produto que mais vende;
  • Produto que vende mais rápido;
  • Produto mais rentável.

Além de outras informações que são relevantes, estes três tipos de produto podem fazer toda a diferença na sua estratégia. Normalmente, eles serão utilizados para diferentes tipos de campanhas.

Produto que mais vende

Entender qual é este produto e por que ele possui um maior número de conversões é essencial, já que, provavelmente, este procedimento será um dos responsáveis por manter o seu negócio de pé.

Assim, você pode utilizá-lo como um pilar de sustentação para a empresa, enquanto potencializa outros produtos que possuem menor força, ou investindo em aumentar ainda mais as suas vendas.

Produto que vende mais rápido

Este é uma excelente válvula de escape quando se precisa bater uma meta comercial ou realizar vendas de forma acelerada por qualquer motivo que seja.

Além disso, os produtos que vendem mais rápido podem ser utilizados como uma isca de captação de clientes. A partir dele, sua equipe comercial pode trabalhar para vender mais para os clientes adquiridos.

Produto mais rentável

O produto mais rentável pode ser utilizado como uma ferramenta de upsell para clientes que já estão na carteira. Além disso, provavelmente ele possuirá maior margem para ser trabalhado com promoções, por exemplo.

Por ser rentável, existe uma flexibilidade maior para ações promocionais ou para a criação de pacotes que reduzam a margem e aumentem a conversão.

Conclusão

Se você quer vender mais tratamentos em clínicas de estética, precisará transformar o marketing da sua empresa em uma verdadeira máquina de captação de clientes.

Para isso, realizar ações estratégicas e passar a tratar a internet como um canal de vendas de verdade são ações fundamentais, que podem alavancar e muito o faturamento da sua clínica.

Você já realizou alguma ação desse tipo ou pretende aplicar essas melhorias na sua clínica? Deixe nos comentários as suas dúvidas ou experiências!

V4 Company

Quer saber como a V4 Company ja ajudou um clínica de estética? Clique Aqui

Deixe seu Comentário

email marketing v4 company

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos posts diretamente em seu email