Copywriting: Como usar dessa ciência para se destacar no mercado?
Guilherme Dias
06 de dezembro de 2022
O copywriting é uma das ferramentas mais poderosas que alguém pode usar para alcançar destaque no mercado de trabalho – e destaque de verdade, aquele que trás boas remunervações, mais reconhecimento profissional e, consequentemente, mais sucesso para a sua carreira, principalmente no mercado do marketing digital.
Mas não falo isso apenas para copywriters, que precisam, obrigatoriamente, dominar o copywriting.
Mas também para qualquer outro tipo de profissional, de dentro ou fora do mercado digital, que queira se aproveitar dessa poderosa ferramenta, mesmo que aprendendo apenas uma coisa ou outra.
E este conteúdo foi feito para isso: te ensinar uma coisa ou outra sobre copywriting e mostrar como usar essa ciência da persuasão para para alcançar o seu lugar de destaque.
Seja ele em qualquer mercado, em qualquer função e, arrisco-me dizer, em qualquer época que você esteja lendo isso.
O que Raios é Copywriting?!
Sei que você pode estar se perguntando isso, seja porque caiu de paraquedas neste tema, ou apenas porque ainda não está muito familiarizado com este termo.
E, para falar a verdade, é muito simples — apesar do nome difícil.
Gosto de dizer que copywriting, ou apenas copy, é a arte e a ciência da persuasão (você vai notar que essa parte artística vai ficar de fora desse conteúdo).
Fato curioso: um lexicógrafo e escritor americano chamado Noah Webster definiu “copy” desta forma:
“Um trabalho original; o autógrafo; o arquétipo. Portanto, aquilo que deve ser imitado na escrita ou na impressão. Deixe a criança escrever de acordo com o “copy”. O “copy” está nas mãos da impressora. Daí, um padrão ou exemplo de imitação. Suas virtudes são uma excelente “copy” para imitação.”
E isso quer dizer que “copy” não condiz com a sua tradução literal como “cópia”, e sim como “original”. Separando em partes, “copy” como “original” e “writer” como “escritor”, um copywriter seria um “escritor de originais”.
Mas esta é apenas uma definição, de várias. Diversos profissionais definem copywriting e copywriter de uma forma distinta…
Eu gosto de definir copy como a arte e a ciência da persuasão, e o copywriter é o profissional que, assim como um artista e um cientista, reproduz seu domínio nas coisas do mundo.
E onde entra a persuasão nisso?
Bom, isso também é muito simples: o copywriting é comumente usado como ferramenta publicitária, pois também remete à redação comercial. Por volta de 1870, o homem que redigia peças como: anúncios em jornais, cartas de vendas, comerciais de televisão, entre outros, era chamado de copywriter.
Atualmente, esse profissional teve que se adaptar e passou a escrever landing pages, criativos, vídeos de vendas e e-mails a fim de usar a sua ciência para persuadir o leitor para realizar uma ação, seja ela comprar um produto, se inscrever em um evento, compartilhar uma publicação ou, nos níveis mais altos, aderir a uma ideia — a chamada influência.
Agora que você já está familiarizado com tudo, vamos aprender a dar utilidade para esta bagaça.
Use e Abuse da Ciência da Persuasão
Quando falamos sobre a ciência da persuasão, é preciso ter em mente que você não precisa usá-la apenas para redigir peças publicitárias.
Copywriting vai além disso, pois seus princípios são universais. Permita-me te apresentar alguns:
Chamando a atenção
No mundo da publicidade, ter a atenção das pessoas é o primeiro passo para persuadi-las.
Por isso, foram desenvolvidas muitas técnicas para chamar a atenção de qualquer pessoa, mesmo em um mundo onde ela esteja cada vez mais dividida.
Primeiro, você precisa entender quem é o seu alvo.
- De quem você quer chamar a atenção?
- O que é importante para esta pessoa?
- O que ela está acostumada a ouvir e ver?
Tendo isso definido, ter a atenção dela se torna muito mais simples, pois você poderá iniciar o seu contato com aquilo que você sabe que ela se importará em ouvir ou ver, ou fazendo algo que ela não esperaria, gerando curiosidade através da quebra de padrão — isso não é um alvará para você tirar a roupa e dançar na frente de ninguém, ok?
Gerando interesse
De nada adianta ter a atenção de alguém num primeiro momento, se você não souber como mantê-la ao gerar interesse no que está sendo dito ou mostrado.
O princípio fundamental para uma pessoa sentir interesse em você ou no que você tem para dizer, é:
- Ver propriedade no que você fala;
- Perceber que há quem confie em você;
- Sentir que você entende suas “dores”;
- Se identificar com você.
Esses fatores precisam ser apresentados seguindo um raciocínio claro e com uma evidente utilidade, afinal, não adianta nada ter tudo isso presente no seu discurso se, ao final, ele não for útil a quem ouve.
Despertando o desejo
O desejo é um dos princípios mais fortes usados pelo copywriting e, provavelmente, a principal alavanca que você usará para crescer no mercado de trabalho, seja através da força do seu próprio desejo ou dos outros.
Para trabalhá-lo, você precisa focar em ser mais:
- Detalhista;
- Profundo;
- Paciente;
- Sútil.
Despertar o desejo em alguém significa pintar bem um quadro futuro para esta pessoa, mostrando exatamente aquilo que ela realmente quer.
Assim, usando uma negociação como exemplo, você pode narrar como seria a vida de ambos ao conseguir algo de benefício comum. Ou seja, mostre quais seriam as vantagens, como seria experiência ou como aquilo a deixaria mais perto de alcançar o que quer.
O seu papel aqui é guiar a conversa, ser sútil, claro e sensível com os pequenos detalhes.
Sem dúvidas, é algo trabalhoso, mas a recompensa sempre vai valer a pena, pois uma vez que você conhece o desejo de alguém, você tem um passe para entrar no mundo dela sempre que precisar.
Chamando para a ação
A ação é a chave de ouro de todo esse trabalho. Afinal, de nada adianta conduzir alguém por todo esse caminho se não tiver um destino, uma conclusão.
Nesta parte, você não pode nem pensar em atrapalhar a pessoa, pois ela já teve sua atenção captada, seu interesse estimulado, seu desejo despertado e, agora, quer aquilo mais do que nunca.
Se você não for claro, simples e coerente na chamada para a ação, poderá atrapalhar a decisão dessa pessoa e arruinar seu discurso.
Portanto, use toda sua clareza, simplicidade e coerência para direcionar a pessoa para aquilo que ambos querem.
Quer fechar um contrato?
Seja direto, não seja inseguro. Apresente sua proposta e deixe que todo o seu trabalho anterior faça efeito.
Quer vender algum produto ou serviço?
Peça que ela compre agora, seja enfático e firme. Ela não está te fazendo um favor ao comprar, e ter isso em mente vai te dar mais segurança.
Não há segredo aqui, apenas assertividade.
Você pode usar e abusar desses 4 princípios do copywriting em suas entrevistas de emprego, fechamento de contratos, pedidos de promoção, reuniões ou, até mesmo, na sua vida pessoal.
Pessoas são sempre pessoas, independente da situação em que estão inseridas.
O importante aqui é analisar qual é a situação saber com certeza:
- Qual princípio você utilizará;
- Como utilizará;
- Com quem utilizará.;
- E onde utilizará.
Isso que irá aumentar sua eficiência e garantir que aquilo que você quer conquistar será alcançado.
Face a Face Com o Mercado de Trabalho
Agora que todas as ferramentas estão postas na mesa, está na hora de botar a mão na massa e encarar, face a face, o mercado de trabalho.
Por isso, o intuito aqui é te ensinar tudo o que você precisa saber para usar o copywriting, a ciência da persuasão, para alcançar:
1. Aquele cargo que você sempre quis
Da divulgação da vaga, até a entrevista final. Você pode usar copy em todo o processo seletivo para alcançar aquele cargo que você sempre quis.
Para isso, basta conhecer a fundo a empresa em questão e descobrir quais são as expectativas deles para os candidatos; montar o seu currículo destacando as suas competências mais relevantes; apresentar uma comunicação, oral e escrita, sempre clara, assertiva e persuasiva; e saber utilizar os espaços certos para se vender.
2. Remunerações acima da média
Mais do que um cargo que te pague bem, copy pode te fazer ascender dentro da sua carreira/empresa ao negociar melhor seu salário, ser mais assertivo ao pedir uma promoção ou aumento e aumentar a percepção de valor do seu próprio trabalho.
Assim, o caminho para alcançar tudo isso é muito simples: confiança na ferramenta. O copywriting vem sendo testado há quase um século e gerando resultados extraordinários, todos os dias.
Afinal, quando você confia na ferramenta e faz bom uso, a ascensão de carreira se torna uma consequência natural do que você está implementando no seu trabalho de forma constante.
Dessa forma, a partir do momento em que você implementa o copywriting nas suas atitudes e na sua forma de enxergar as coisas, ser persuasivo ao realizar uma entrevista, reunião ou até uma simples conversa se torna algo natural.
3. Mais reconhecimento profissional
Um case de sucesso sempre é, e sempre será, notado, copiado e admirado.
Se você consegue um bom cargo, ou uma boa posição no mercado, está sempre crescendo e mostrando, no dia a dia, estar acima da média, o reconhecimento profissional é inevitável.
Portanto, entenda que qualquer momento em que você estiver face a face com o mercado de trabalho, é um momento propício para usar copy para se sair bem.
5 Práticas Infalíveis Para se Destacar como Copywriter
E para que você alcance tudo isso e se destaque no mercado, eu separei 5 práticas infalíveis que vão te ajudar nesse processo:
1. Comunique-se
O espírito do copywriting é a comunicação. Não há copy sem comunicação, e não há destaque sem copy.
Para alcançar o destaque que você tanto quer, é preciso estar sempre se comunicando, falando com as pessoas, entendendo como elas pensam, como agem, o que querem e como se comportam.
2. Conecte-se
A conexão é fundamental para a persuasão. Você não é convencido por um estranho, por uma pessoa que você não gosta ou por alguém que você não confia.
Ou seja, conectar-se é a melhor maneira de conhecer, a fundo, uma pessoa. Desejos, medos, aspirações particularidades. Ter tudo isso em mente sobre uma pessoa não serve apenas para “persuadir”, e sim se conectar com pessoas que podem se ajudar mutuamente, na caminhada.
3. Venda-se
Elimine todos os preconceitos que você tem, e que os outros podem ter sobre você, em relação a vendas. Todos se vendem, todos destacam suas qualidades, maquiam seus defeitos, aumentam suas capacidades.
A diferença está em um ponto: o quão bom em se vender você é.
E lidera essa corrida quem não só domina copy e sabe se vender, como também quem não tem vergonha ou preconceito sobre isso.
4. Entregue-se
Nunca faça pela metade o que você pode fazer por completo. Dar tudo de si é a melhor forma de ser reconhecido por sua capacidade.
A mediocridade é o maior assassino do crescimento. Portanto, livre-se dela, se entregue ao que você quer alcançar e use todas as ferramentas disponíveis para chegar lá.
5. Domine-se.
Ter controle sobre suas emoções, seus pensamentos e sua forma de ver o mundo é a melhor forma de entender as emoções, os pensamentos e a forma de ver o mundo das outras pessoas.
Quanto mais domínio sobre si mesmo você tem, mais fácil se torna influenciar e se destacar em qualquer ambiente.
Dê o próximo passo como Copywriter
Agora que você aprendeu uma coisa ou outra que eu tinha para te ensinar sobre copywriting, e sabe como usar essa ciência da persuasão para se destacar no mercado de trabalho, está na hora de dar o próximo passo: tentar e errar.
Sim, parece contraintuitivo.
Te ensinei tudo isso e agora não há garantia de você vai se tornar o próximo Bill Gates, Steve Jobs ou Elon Musk?
O fato é que, todos esses caras, assim como eu, quebraram muito a cara antes de alcançar o que queriam. Tentaram, erraram, depois tentaram de novo e erraram de novo.
A caminhada até o topo é assim. O copywriting não é uma fórmula mágica para o sucesso, apenas mais uma ferramenta que você poderá usar para chegar lá.
Portanto, tenha em mente que, de tudo o que você leu aqui sobre uma tal ciência poderosa da persuasão, com diversas práticas e conceitos, a maior lição será esta: não tenha medo de sair daqui, tentar aplicar o que aprendeu e errar, não conseguindo de primeira.
Apenas siga em frente e deixe que o destaque, as boas remunerações, o reconhecimento e o sucesso profissional venham com o tempo.
Vou deixar aqui alguns vídeos da V4 Company sobre copywriting que vão aprofundar seus conhecimentos:
Conheça o Mapa para Alavancagem Profissional da V4 Company
Agora, para finalizar, se você está buscando formas de alavancar sua carreira no Marketing, nossa assessoria de marketing digital preparou um material gratuito para você: O MAP (Mapa para Alavancagem Profissional).
Clique aqui para solicitar o material!
Com o MAP você terá acesso a materiais exclusivos sobre diferentes áreas de atuação do Marketing, como Copywriting, Gestão de Tráfego, Desgin, SEO e muito mais.