a serie suits abordando formas de desenvolvimento profissional

Gabriel Cardozo

Gabriel Cardozo

12 de setembro de 2022

Desenvolvimento profissional: o que podemos aprender com a série Suits?

Se você é antenado no mundo das séries, já deve ter assistido Suits, ou pelo menos conhece alguém que assistiu ao seriado. Mas, mesmo não assistindo, uma coisa é certa: Suits tem vários insights sobre o mundo corporativo, principalmente sobre desenvolvimento profissional.

Agora, como isso se relaciona com o marketing digital? A gente sabe que séries de TV são um ótimo passatempo naquele dia que você só quer relaxar. Mas quando você está empenhado em evoluir e se tornar um profissional multidisciplinar, é essencial absorver lições importantes onde quer que elas estejam.

Sobre o que é Suits?

Se você não conhece, a série dramática dos EUA, conta a história de Mike Ross, um jovem que acabou de largar a faculdade de direito, mas consegue uma entrevista com Harvey Specter, um advogado renomado de Manhattan. Mesmo sem estar na universidade, Mike possui habilidades únicas, como memória fotográfica e muito talento e por isso, Harvey decide dar uma chance ao jovem. 

Assim como qualquer série, você acompanha a evolução desses personagens ao longo do desenvolvimento da história, como também conhece outras figuras importantes. Como Jessica Pearson, Donna Paulsen e Louis Litt, cada um desses personagens tem um ensinamento importante sobre desenvolvimento profissional. E pode ser mais útil do que você imagina!

Desenvolvimento profissional ao longo de 9 temporadas

Harvey Specter é um exemplo de desenvolvimento profissional. Foto de Harvey Specter falando: "Vencedores não arrumam desculpas quando o outro lado joga".
Uma das muitas frases impactantes de Harvey Specter durante a série

Antes de mais nada, nós da V4 Company já deixamos Suits como a indicação de série, e logo logo você vai entender por quê. Afinal, independente de qual for a sua profissão ou empreendimento, todo mundo sabe que no mundo de hoje quanto mais qualificado e mais consolidado no mercado, melhor é o desempenho no mundo dos negócios.

Listamos para você as principais lições que podem mudar a sua percepção sobre uma jornada de sucesso na sua profissão:

1. Talento não é tudo

Isso mesmo que você leu. Talento por si só não é suficiente, ele precisa ser lapidado e aprimorado. Mike é um dos advogados com maior potencial de crescimento na carreira, ele é inteligente e consegue uma oportunidade no mercado mesmo não tendo uma graduação completa.

À primeira vista o talento nato parece ser suficiente, mas não é. Mike precisava focar as suas habilidades naturais no profissional, e claro, de uma mentoria que pudesse guiá-lo com autonomia. Assim, É essencial para o desenvolvimento profissional ter o domínio da autogestão, só quem pode gerir o seu desempenho e a sua carreira é você. 

2. Foque em resultados

É importante sempre buscar os melhores resultados, pois é isso que o mercado busca de um profissional qualificado e capaz de entregar resultados de qualidade. Talento e dedicação são a base de um profissional competente e que se compromete, em transformar esses atributos em resultados que te trazem mais credibilidade.

3. Não dá para agradar todo mundo

A gente sabe que seja em cargos de liderança ou em uma jornada empreendedora, é preciso tomar decisões inteligentes que beneficiam os rendimentos do negócio. Muitas vezes, nutrir o seu desenvolvimento profissional significa tomar decisões que levam em consideração os ganhos financeiros e não a opinião alheia. 

Trabalhe a confiança e o conhecimento, para que nos momentos decisivos, você possa agir sem pensar em aspectos desnecessários. Quem nos mostra a importância de uma liderança confiante é a personagem Jessica Pearson. Ela é responsável pelo gerenciamento do escritório e em diversos momentos precisa exercer a sua liderança.

4. Evite fazer somente o mínimo

A princípio fazer o seu trabalho bem feito é ótimo, mas entregar mais do que o mínimo mostra o quanto você está comprometido com o seu time. Mas por que isso é importante? A longo prazo, são qualidades como dedicação e desempenho que serão recompensadas e é isso que acontece com a Donna Paulsen, ela mantém um nível de competência. Um trabalho acima da média merece uma recompensa acima da média.

5. Escolha boas companhias

Pode parecer bobagem, mas o nosso ciclo social influencia muito em diversos aspectos da nossa vida, até no profissional. Evite estar perto de pessoas que te puxam para baixo e travam o seu desenvolvimento profissional. Todo o esforço e tempo investido hoje podem te trazer muito sucesso no futuro, escolha companhias que valorizam isso.

Essas são algumas das principais mensagens sobre desenvolvimento profissional que os personagens de Suits nos mostram ao longo da série. Ficção ou não, nós da V4 Company sabemos que na prática, não é muito diferente. Mas tem um personagem que merece uma menção especial: Harvey Specter.

Harvey Specter: como construir uma boa reputação

Personagem mais icônico da série, Harvey Specter é exemplo de boa reputação

Um dos personagens marcantes da série é o advogado Harvey Spencer, ele é quem enxerga o potencial do jovem Mike Ross. Além disso, muito mais do que um mentor, Harvey é um personagem chave para o desenvolvimento do enredo de Suits. 

Construído com diversas qualidades importantes e relevantes no mundo corporativo, como motivação e ambição para conquistar seu lugar no mercado. Para Harvey “vencedores não dão desculpas”, na prática isso significa estar no controle das decisões, tanto da empresa quanto do que leva você a aprimorar o seu desempenho profissional.

Além disso, ele valoriza a busca e a concretização de objetivos e metas que te levam ao sucesso profissional e financeiro. Para ser o melhor é preciso vencer sempre, e essas conquistas podem ser feitas de uma forma bem simples: com muita dedicação e trabalho árduo.

Cada uma das lições passadas por Harvey ao longo das nove temporadas também podem e devem ser aplicadas na sua jornada pelo marketing. Sabe qual outro profissional pode se inspirar e buscar as mesmas competências dele? O assessor de marketing

Desenvolvimento profissional na prática

Assim como o ramo da advocacia de Suits, o marketing digital oferece um mar de opções. E como você viu até agora, existem uma série de pontos chaves que você pode desenvolver enquanto profissional e se destacar como referência de qualidade no marketing digital. 

A V4 Company entende melhor que todo mundo que uma boa qualificação sempre começa com muito estudo e esforço, por isso nós desenvolvemos a formação em assessor de marketing. A formação é para quem assim como o Mike, não desiste dos seus objetivos. 

Ser destaque no ramo é essencial para quem quer prosperar, seja na assessoria de marketing ou na busca pelo melhor para o seu negócio. E se você busca uma recolocação no mercado, se tornar um assessor de marketing pode abrir inúmeras portas. Você pode começar acessando o conteúdo sobre o que é marketing digital.


Além disso, para aqueles que querem entender mais sobre a profissão do futuro que permite um desenvolvimento profissional muito acima da média do mercado de marketing digital, nosso Equity Partner da V4 Company, Gustavo Pontin, preparou um vídeo exclusivo explicando um pouco mais sobre a formação:

logo v4 company blog