icaro de carvalho

Max Satiro

MaxSatiro

08 de dezembro de 2021

O que eu aprendi com Ícaro de Carvalho

Olá, para quem não me conhece, sou Max Satiro, CMO e VP de Vendas da V4 Company. Hoje estou aqui para trazer mais uma contribuição de um nome de peso dessa área para refletir com vocês: Ícaro de Carvalho.

Seja você um empreendedor, estudante ou simplesmente alguém que está em busca de mais informação e conhecimento sobre marketing digital, a proposta deste artigo é trazer um conteúdo de qualidade, acessível e realista a respeito deste mercado.

Entretanto, infelizmente muitos conteúdos são divulgados de forma superficial e desconexa, levando as pessoas a acreditarem que marketing digital é apenas construir um site ou lançar um produto no online e que é fácil. Essa é uma área de conhecimento que exige muito estudo e trabalho

Paralelamente, tem muita gente perdendo dinheiro e oportunidade por causa dessa falta de informação ou falta de entendimento a respeito do marketing digital. Assim, trago para vocês o que aprendi a respeito disso com o Ícaro de Carvalho. Confira:

Marketing digital no mercado hoje

Antes de falar o que eu aprendi com o Ícaro de Carvalho, acho importante contextualizar o meio do marketing digital atualmente. 

Hoje em dia as pessoas estão muito mais conectadas ao mundo virtual. Ou seja, este é um mundo globalizado, veloz, cheio de possibilidades e que dá uma dimensão de infinito e de que tudo o que você quiser pode ser encontrado.

Entretanto, também é o mundo que traz uma noção ideal de como algo é possível, transformando o modo de viver, pensar e se comportar das pessoas.

Assim, quando falamos de mercado, estamos falando da sociedade. E se tem algo que é moldado e que também molda a sociedade, é o comportamento humano.

Portanto, as pessoas hoje buscam no dia-a-dia a mesma facilidade, agilidade e conforto que experienciam na internet. Quando uma experiência online é diferente disso, como por exemplo: 

  • Sites com carregamentos lentos;
  • Estética pouco otimizada;
  • Difícil acesso a contato e informações;
  • Posicionamento ruim nos rankings de busca do Google.

Significa que seu site não passa credibilidade, e pode afastar potenciais clientes.

Se um possível cliente não confia no seu site

Quando um cliente não confia no seu site, ele não acessa. Ou seja, isso gera um volume de tráfego muito abaixo do esperado. Assim, esse baixo tráfego gera uma informação para o Google de que aquela não é uma resposta relevante para a pesquisa, o que, por sua vez, gera posicionamento ruim.

Dessa forma, pesquisas apontam que o ideal em termos de cabeamento é estar entre os 6 primeiros sites que o Google aponta. Logo, estar na segunda página é péssimo.

Você entende agora que apenas construir um site e lançar um e-commerce na internet não é suficiente?

Por isso, uma boa experiência do cliente é essencial para que os mecanismos automatizados tornem sua empresa visível, acessível e relevante para o mercado.

Assim, é importante ter em mente que o marketing digital é a área de conhecimento responsável por transformar a experiência do usuário online em uma venda. Mas como identificar uma estratégia de qualidade?

O que envolve um marketing digital de qualidade

No marketing digital, existem diversos aspectos que contribuem para o sucesso de uma empresa no online. Desde os mais técnicos no que diz respeito à softwares e otimização de processo, quanto à análise de mercado e entendimento das motivações do seu consumidor.

Assim, a experiência humana é central no contexto da venda pois a compra é majoritariamente motivada por questões emocionais. Mas como se conectar com as emoções do seu cliente, se ele vai comprar online e não presencialmente?

Esse é outro campo de conhecimento do marketing digital que muitas pessoas ignoram a verdadeira importância e acabam falhando na aplicação de suas estratégias.

Assim, cativar o cliente no digital é tão importante quanto o atendimento presencial. Estamos falando aqui de relacionamento com o cliente com o objetivo de estabelecer uma identificação e conexão.

Portanto, existem diversas técnicas que podem ser aplicadas para gerar uma experiência muito mais significativa e vantajosa para seu cliente, porque ele precisa sentir que está tendo uma vantagem ao adquirir seu produto ou serviço.

Essas técnicas de comunicação com o cliente envolvem:

  • Questões estéticas: fontes, imagens, cores, formatação, música, gifs, etc;
  • Contato e atendimento: facilidade para contratar, solução de dúvidas, mensagens de confirmação de operações específicas, formulários online, etc;
  • Questões de texto e análise de discurso: o que falar, como falar, vocabulário, pragmatismo e muito mais.

Assim, também é importante destacar uma coisa extremamente importante, que é crucial para capturar a atenção desse usuário e também fazê-lo se comunicar com o seu serviço ou produto. Estou falando aqui de copywriting.

E quem traz muito conteúdo e ministra cursos a respeito dessa técnica é o Ícaro de Carvalho, fundador da marca de empreendedorismo “O Novo Mercado”. 

O que Ícaro de Carvalho traz na sua história

Jovem, ambicioso e estudioso. Ícaro de Carvalho é um nome muito influente hoje no meio do marketing digital. Estudou filosofia e utilizou o que aprendeu sobre o comportamento e motivações humanas, para falar de mercado e experiência de compra no setor de vendas online.

Ícaro tem muitos conteúdos a respeito do copywriting e da sua importância para o marketing digital. Afinal, essa é uma técnica que utiliza a linguagem e a comunicação direta com o cliente através de textos escritos de forma personalizada, eficaz e direcionada à venda.

Saber influenciar a intenção de compra através das palavras ainda é crucial para quem quer vender.

O que eu aprendi com Ícaro de Carvalho

A respeito do copywriting, aprendi que não se deve perder de vista aspectos que podem ser decisivos para fazer um cliente decidir comprar de você. Nas próprias palavras de Ícaro: “Copywriting é transformar as palavras em dinheiro”.

Concluindo, nesse conteúdo aprendemos que a experiência do cliente é o ponto mais importante a se aplicar no marketing digital. Por isso, a agilidade, facilidade e conforto para que o usuário tenha a melhor experiência são essenciais para aumentar as chances de fechar negócio.

A V4 Company – maior assessoria de marketing digital – faz exatamente isso. Ou seja, prioriza a jornada do cliente e ajuda a empresa a vender mais, alcançando resultados mais expressivos. Assim, com mais de 4500 clientes ativos, já trabalhamos com a Lebes, Lugano, entre muitas outras empresas que obtiveram resultados expressivos.

Se você quer conhecer melhor a V4 Company, separamos um vídeo que explica com detalhes como funciona nosso negócio:

logo v4 company blog