poster de arremesso final, uma série que ensinar entre tudo como tirar a mehor performance do seu time

Gabriel Cardozo

Gabriel Cardozo

02 de novembro de 2022

O que o documentário ”Arremesso Final” tem a ver com o desempenho do seu time?

Mesmo que você não seja um fã do basquete, já deve ter ao menos ouvido falar do Michael Jordan, um grande astro desse esporte. Considerado um dos maiores jogadores de basquete, ele construiu uma carreira marcante no time Chicago Bulls durante a década de 90. E é essa história que acompanhamos no documentário Arremesso Final, mas para além disso, existem muitas lições para melhorar a performance do seu time.

Neste artigo você vai entender como a performance do astro do basquete pode te trazer ensinamentos e insights valiosos para mudar o seu negócio.

1.O time é o protagonista de tudo

Como assim? Calma que você vai entender. A primeira lição é a mais fundamental de todas: a estrela do time é o TIME. Michael Jordan começou a carreira jogando pela camisa 23 no Chicago Bulls em 1984, durante esse período ele era só mais um jogador no meio de vários no time. Mas foi na década de 90 que o Bulls chegou ao patamar de campeão. 

A chegada de Scottie Pippen em 87, e em seguida, a do treinador Phil Jackson em 89, consolidou o time na conquista de seis campeonatos. Mesmo sendo considerado um dos melhores jogadores da geração, Michael Jordan não conquistou a glória do Chicago Bulls sozinho. Ele estava rodeado de profissionais tão talentosos e competentes quanto ele.

Assim como o Chicago Bulls, um bom time de marketing digital, de vendas, ou de qualquer uma das áreas de uma empresa, não alcançam bons resultados sozinho. Claro que é normal que alguns profissionais se destaquem, mas uma empresa de sucesso sempre garante uma boa performance do time como um todo, buscando atingir todas as metas.

2. Dedicação é essencial para o seu negócio

Independente do ramo da sua empresa, você sabe que para conquistar um lugar em um mercado competitivo é preciso muito esforço e dedicação, além de oferecer um produto ou serviço de qualidade. É exatamente isso que vemos ao longo do documentário. 

Michael Jordan tinha habilidades incomparáveis no basquete, mas em diversos momentos da história vemos que não foi só o talento que o fez conquistar o patamar de astro do esporte. Jordan mostra que o talento não era uma desculpa para deixar a dedicação de lado, mas sim um incentivo para melhorar ainda mais as suas habilidades. 

Além disso, a disciplina consigo mesmo também mostrava um compromisso com o resto do time. O desempenho da equipe precisava ser tão bom quanto, e isso incentivou o esforço de todos os envolvidos.

Afinal, o esforço bate o talento quando o talento não é esforçado.

3. Pense estrategicamente

A zona de conforto pode ser uma prisão para o seu sucesso e para a performance do time. É comum que o medo de arriscar faça com que as pessoas circulem apenas onde é seguro, mas isso atrapalha a evolução.

Em contrapartida, sair da zona de genialidade também é um erro. Após ter ganhado 3 títulos seguidos pelos Bulls, Jordan decidiu se aposentar em 1993 e tentar a carreira no Baseball. Comparado ao basquete, o desempenho do atleta não foi tão bom assim, o que fez com que ele retornasse para o Chicago Bulls em 95 e venceu mais três títulos. 

Por mais que Jordan fosse um atleta dedicado e competitivo, a sua verdadeira zona de genialidade sempre foi o basquete. Pois esse era o único esporte que exercia com maestria e naturalidade. A zona de genialidade é muito importante tanto para um negócio quanto para um profissional autônomo. 

4. Saiba dividir o holofote

Michael Jordan não alcançou o status de estrela apenas por ser um bom jogador, o seu destaque veio da sua posição de líder indireto do da equipe, influenciando na performance do time. E justamente por ter consciência disso é que ele sabia dividir estrategicamente entre os outros jogadores as oportunidades de vencer

Um exemplo disso é a vitória do título de 97, onde quem deu o arremesso final, que deu nome ao documentário, foi o jogador do Bulls Steve Kerr. Dividir os momentos de conquista é essencial para uma equipe se manter motivada. Principalmente quando todos conseguem ver que a contribuição de cada um é essencial para o sucesso do time.

Se você possui uma empresa, ou está em uma posição de liderança de uma equipe, sabe que delegar tarefas nem sempre é fácil. Os cargos de gestão são um desafio para uma empresa, afinal, é preciso conhecer cada integrante do seu time e o potencial de todos. Mas para além de delegar tarefas, um bom líder reconhece o esforço do seu time.

A V4 Company deixa o documentário “Arremesso Final” como uma aula sobre sucesso, liderança e dedicação. Afinal, nada melhor do que assistir uma história de sucesso e ainda tirar lições valiosas.

O papel da assessoria de marketing no seu negócio

Assim como Michael Jordan teve um papel importante para a performance do time no Chicago Bulls, você também pode fazer a diferença dentro da sua empresa, no seu time de marketing e no seu time de vendas. 

Pode parecer um pouco intimidador dar conta de tudo isso logo de cara, ou seja, pensar de forma estratégica em todas as áreas de um negócio e na otimização delas. Para isso, existem empresas especializadas na assessoria de marketing que podem ser a solução para a sua marca.

O papel de uma assessoria de marketing é gerar resultados para os clientes através do marketing digital. Geralmente quem cuida desse processo de perto é o assessor de marketing. Ele é responsável por diagnosticar o seu negócio, o mercado em que está inserido e identificar as melhores soluções.

A V4 company sabe reconhecer quando alguém está correndo atrás do sucesso e da dedicação, por isso, nós queremos te ajudar nessa caminhada. Confira o nosso conteúdo completo sobre o que é marketing digital, para você aprofundar seu conhecimento e entender melhor como esse universo funciona. 

logo v4 company blog