Gabriel Freitas

Gabriel Freitas

02 de fevereiro de 2022

Inteligência artificial: tendências de e-commerce para 2022

Além de contar com um e-commerce bem estruturado e várias estratégias de marketing, atualmente existem algumas ferramentas que podem incorporar esses serviços. E a inteligência artificial é um fator que pode ajudar. 

Desse modo, além de apostar no marketing digital, em uma boa logística e na divulgação dos seus produtos, é interessante conhecer mais sobre essas tendências. A seguir, explicamos melhor o que é a inteligência artificial e como ela pode estar presente no e-commerce. 

O que é inteligência artificial?

Apesar de parecer algo distante, a inteligência artificial já está presente em vários âmbitos das nossas vidas. Isso porque, ela é uma tecnologia que simula a inteligência humana nas máquinas. 

Com isso, elas contam com a capacidade de analisar comportamentos e aprender coisas a partir deles. Mas claro, tudo por meio de algoritmos, redes neurais artificiais e outras opções de tecnologias. Tudo para tornar possível essa compreensão. 

Nesse sentido, cria-se um sistema completo que consegue identificar padrões, gerar relatórios, entregar respostas, ajudar em decisões e de forma totalmente autônoma. Logo, não precisa ter um humano envolvido. 

Por isso, as máquinas que contam com esse tipo de tecnologia podem ser úteis em várias situações. Com esses sistemas inteligentes, temos a chance de ter experiências ainda mais completas que ajudam em diversas atividades cotidianas. 

Desse modo, ao falar sobre e-commerce, também podemos contar com esses sistemas que ajudam em diversas formas no crescimento de um negócio

Saiba ainda: As 10 melhores plataformas de e-commerce!

Inteligência artificial é coisa de cinema?

Apesar de parecer algo distante, presente apenas nos filmes de ficção científica, a inteligência artificial está ainda mais presente no nosso dia a dia do que imaginamos. Por isso, devemos entender ela como algo comum em nossas vidas. 

Se você, por exemplo, utiliza alguma assistência virtual, já está contando com os benefícios desse tipo de tecnologia. É por meio dela que existe uma voz para lhe responder, entender os seus comandos e oferecer soluções adequadas para suas necessidades. 

Mas claro, atualmente é possível encontrar esses sistemas inteligentes até mesmo em eletrodomésticos e automóveis. De qualquer forma, eles são bem úteis para agilizar tarefas e tornar a experiência humana ainda mais completa. 

Dessa forma, a inteligência artificial não está assim tão distante e pode estar presente no seu celular, televisão ou qualquer outro aparelho eletrônico. Inclusive, ela pode estar trazendo uma série de benefícios para sua rotina. 

Leia mais: Hackeando o cérebro do cliente. Aprenda a usar gatilhos mentais

Como levar Inteligência Artificial pro meu e-commerce?

Após compreender melhor o que é a inteligência artificial e como ela já é uma realidade no marketing, chegou o momento de entender como ela pode ser útil no e-commerce, não é mesmo?

Dessa forma, saiba que as suas vendas online podem alcançar resultados ainda melhores com a ajuda de certas ferramentas. Portanto, tornar o site ainda mais completo e oferecer bons atendimentos aos clientes. 

Por isso, reunimos a seguir algumas dicas de ferramentas e opções de melhorias que são feitas por meio da inteligência artificial e que são úteis para o e-commerce. 

Chatbot

Os chatbots, ou atendimentos por robôs, já são muito comuns em diversos tipos de lojas virtuais. Afinal de contas, eles permitem agilizar o contato com os clientes e até mesmo resolver algumas demandas. 

Para se ter ideia, esse tipo de robô consegue entender a linguagem humana e responder de forma imediata. Com isso, ele traz muita praticidade para aqueles clientes que desejam resolver as demandas com mais rapidez.

Inclusive, por ser um robô, as pessoas podem aproveitar esse tipo de atendimento até mesmo fora do horário comercial, já que eles operam 24 horas por dia. E por se tratar de mensagens, todo o processo é ainda mais prático. 

Sendo assim, essa é uma forma ainda mais eficiente de atender clientes que preferem esse tipo de contato por mensagem, e claro, sem a restrição de horários. Logo, até o processo de compra pode ser melhor, uma vez que o chatbot pode tirar qualquer dúvida. 

Em muitos casos, o chatbot pode ser um contato inicial. Se não for possível resolver todas as demandas, ele encaminha o cliente para um atendente. 

De qualquer forma, todo o processo será bem mais rápido e cômodo para o cliente. 

Recomendações por geolocalização

O foco é sempre aumentar as chances de agradar um cliente e realizar boas vendas. Portanto, o negócio precisa tentar entender mais sobre esse público e o que pode ser interessante para ele. Para isso, as recomendações por geolocalização são muito úteis. 

Essa tecnologia permite saber onde estão os clientes para justamente oferecer produtos e ofertas apropriadas. Ela é muito útil para quem trabalha com e-commerce, mas também conta com lojas físicas. 

Assim, será ainda mais fácil pensar em formas de atrair essas pessoas até o negócio. Mas claro, para e-commerces em geral, a geolocalização auxilia no momento de compreender mais sobre o público. 

Do mesmo modo, ao apostar em campanhas pagas de marketing digital, fica ainda mais fácil delimitar o alcance de determinados materiais de acordo com o público. Com isso, a chance de ter um material assertivo, chegando no público certo, é maior.

Portanto, com tantas informações reunidas, a marca tem uma noção muito mais completa de quem é o seu público. Logo, ela pode traçar estratégias que sejam mais completas e ideais para chamar a atenção das pessoas certas. 

Vitrines autônomas

As vitrines autônomas também podem ajudar muito quem possui um e-commerce, pois elas trazem uma experiência ainda mais personalizada para o cliente. Ao entrar no site, a pessoa pode ter um contato ainda mais direto com aquilo que gosta. 

Dessa forma, a inteligência artificial consegue analisar todo o comportamento daquele consumidor, seu histórico de compras e visualizações, para entender o que lhe agrada. Em seguida, consegue montar indicações que batem perfeitamente com o perfil. 

Ao mesmo tempo, essa própria tecnologia consegue montar essas vitrines de forma automática, sem precisar que um funcionário faça o trabalho um por um. Ou seja, com isso temos um trabalho automatizado.

Nesse sentido, temos algo bem prático para quem gerencia essa loja e quer melhorar ainda mais o ambiente de vendas. E claro, os clientes encontram com mais facilidade produtos que lhe atraem.

Logo, também temos um fator que pode contribuir com o aumento das vendas e ajudar na fidelização do cliente. 

Pesquisa por voz

A pesquisa por voz é outra opção que traz ainda mais facilidade para a vida dos clientes, afinal só é preciso falar para realizar todo o processo de busca. Com isso, até em momentos mais corridos, fica fácil acessar o site e procurar produtos. 

Sendo assim, essa também é uma ferramenta disponível no e-commerce por meio da inteligência artificial. A ideia é justamente tornar a experiência do cliente naquele espaço ainda mais positiva. 

Logo, já no processo de busca ele consegue encontrar o que procura até mesmo falando. Inclusive, esse recurso pode ser associado a outras ferramentas, como a busca por imagens e a busca inteligente. 

Ou seja, além de utilizar a voz para tentar encontrar os produtos certos, as pessoas também podem usar imagens. E claro, a busca inteligência contribui no momento de mostrar os resultados mais relevantes para aquela pessoa. 

Ao entrar em um site de vendas online, o cliente conta com mais opções que tornam seu processo de compras bem simples e prático. 

Detecção de fraudes

Ter mais segurança para evitar falhas e prejuízos é essencial para quem trabalha com e-commerce. Sendo assim, também é possível aproveitar as alternativas disponibilizadas pela inteligência artificial nesse quesito. 

Dessa forma, a própria tecnologia reúne uma série de práticas que podem ajudar a evitar diversos tipos de problemas. As ferramentas conseguem analisar uma série de padrões e conferir informações para entender o que pode ser perigoso. 

Logo, há formas de monitorar trocas de e-mail, verificação das informações cadastradas, análise de geolocalização com IP dos computadores dos usuários. Então, caso haja dados suspeitos, isso pode ser facilmente acessado pela equipe da loja.  

Logo, existem vários tipos de fraudes que podem ser evitadas, como quando há clientes com dados clonados e que realizam compras suspeitas, ou mesmo com a violação de senhas e afins. 

Em casos como esse, a própria loja pode realizar a postagem do produto sem saber que se trata de uma fraude. E claro, ao final isso pode trazer prejuízos, uma vez que os clientes fraudados não vão pagar pelo que foi solicitado. 

Então, por meio das ferramentas certas fica mais prático evitar situações como essa e manter um ambiente mais seguro para seus compradores. 

Campanhas personalizadas

Como mencionamos ao longo do texto, com ferramentas de inteligência artificial presentes no e-commerce, fica ainda mais fácil entender mais sobre os hábitos dos clientes. Com isso, é possível conhecer suas preferências e hábitos de consumo. 

Dessa forma, além de tornar o ambiente mais personalizado e atrativo para cada pessoa, essas informações também são úteis na hora de criar campanhas. Com isso, toda a equipe de marketing do negócio pode aproveitar esses dados para mais atividades. 

Sendo assim, é possível desenvolver campanhas mais assertivas, que sejam atrativas de forma ideal para cada público. Isso também vale para promoções especiais e outras formas de descontos que atraem vendas. 

Logo, a marca estará trabalhando com materiais que são adequados para cada tipo de cliente e que podem ser muito mais eficientes para converter vendas. Portanto, a inteligência artificial pode colaborar diretamente com o marketing da empresa. 

Disponibilidade 24/7

Uma grande vantagem de contar com site de vendas com inteligência artificial, é que mesmo você não estando disponível, tudo pode continuar funcionando de forma adequada. Logo, os clientes podem ser atendidos em diversos horários. 

Ao contrário de lojas comuns que tendem a funcionar em um horário comercial, no site os clientes podem fazer compras nos momentos mais inusitados, que podem ser ideais para a rotina de cada um. 

Mas claro, sem ficar prejudicado, uma vez que os canais de comunicação funcionam por meio de robôs, como já mencionado, e todo o processo de compra se mantém o mesmo. Com isso, tudo fica a disponibilidade do cliente sem restrições de horários. 

Logo, as chances de lucro para a loja são ainda maiores, já que os produtos estarão disponíveis por longos períodos e os clientes podem acessá-los quando quiserem. Ou seja, isso amplia as possibilidades de vendas no dia a dia. 

Principais vantagens de usar Inteligência Artificial no seu e-commerce

Após você conhecer tantas ferramentas de inteligência artificial para e-commerce, chegou o momento de pensar melhor nas vantagens que essa tecnologia pode trazer para seu negócio. 

Para começar, com páginas mais personalizadas, agilidade no atendimento e até a praticidade em algumas funções, a experiência do cliente tende a ser melhor. Logo, todo o processo de compra se torna ainda mais simples. 

Nesse sentido, isso pode ser muito atrativo para quem está em busca de um produto ou quer resolver um problema, sem precisar perder muito tempo. E como há a disponibilidade 24/7 que já mencionamos, é possível utilizar os recursos a qualquer hora. 

Além disso, a própria empresa consegue ter ainda mais controle sobre os dados e as interações com os clientes, uma vez que os recursos facilitam a coleta e registro de informações. 

E claro, com mais segurança também é possível transmitir mais confiança ao cliente, fator que pode contribuir com toda a fidelização. 

Conclusão

A inteligência artificial já é uma realidade na vida das pessoas que utilizam vários tipos de aparelhos tecnológicos. Assim, essa também já é uma opção no momento de realizar compras em lojas virtuais. 

Por isso, contar com as ferramentas que essa tecnologia oferece pode trazer uma série de melhorias para um e-commerce. Os clientes podem contar com ainda mais praticidade e segurança na hora de fazer suas compras. 

Do mesmo modo, a empresa tem um sistema mais seguro e inteligente, capaz de oferecer um ambiente mais atrativo para cada tipo de visitante. 

Então, se você deseja entender mais sobre e-commerce e como  fazer crescer o seu negócio, continue acompanhando nossos conteúdos. A V4 é uma Assessoria de Marketing que pode lhe auxiliar a desenvolver sua presença online. 

Conte conosco! 

logo v4 company blog