Dunning-Kruger: Você é melhor ou pior que as outras pessoas?
Thiago Souza
11 de fevereiro de 2019
No século XX, o filósofo inglês Bertrand Russell escreveu:
“O problema com o mundo é que os estúpidos são excessivamente confiantes, e os inteligentes são cheios de dúvidas”
E você, já conheceu pessoas que eram muito ruins em alguma coisa e se achavam muito boas naquilo?
Ou pessoas que eram muito boas em alguma coisa, mas que subestimavam sua capacidade?
Esse tipo de fenômeno é explicado pelo Efeito Dunning-Kruger, que discutiremos nesse vídeo.
O que é o efeito Dunning-Kruger?
Em 1999, Justin Kruger e David Dunning, da universidade de Cornell, publicaram um artigo no “Journal of Personality and Social Psychology”, documentando como, em várias áreas da vida, pessoas incompententes não reconhecem que são incompetentes — um fenômeno conhecido como Efeito Dunning-Kruger.
Essas pessoas sofrem de algo chamado superioridade ilusória.
Na pesquisa, Kruger e Dunning compararam a auto-percepção das pessoas com suas habilidades reais, em áreas como gramática, lógica, operação de veículos, jogo de xadrez ou tênis, etc. A partir da pesquisa, eles perceberam que “a ignorância gera confiança com mais frequência do que o conhecimento”.
Por outro lado, há a tendência das pessoas com real competência subestimarem suas qualidades e conhecimentos.
Por ter mais conhecimento sobre o assunto, eles também tem mais consciência de tudo aquilo que eles ainda não sabem, e isso os torna menos confiantes. Isso é chamado inferioridade ilusória, ou a famosa síndrome do impostor.
Quer saber como isso pode o estar afetando? Assista o vídeo e entenda!
Referências:
- Artigo original, de 1999, escrito por Justin Kruger e David Dunning, sobre o efeito: http://bit.ly/2B5bTOB
- David Dunning no NY Times: https://nyti.ms/2RM9R02
- “Confidente idiots”, artigo de David Dunning: http://bit.ly/2HssTns
- Artigo do El País com pesquisas sobre Dunning-Kruger Effect: http://bit.ly/2Dy2EYF