logo-black-friday-v4-company

Gabriel Freitas

Gabriel Freitas

17 de outubro de 2022

Black Friday: como se preparar para a maior data comercial do ano?

A tão esperada Black Friday está chegando e teve gente que se preparou o ano inteiro, seja economizando e pesquisando as melhores lojas. Quem está do outro lado, como os lojistas, também tem muito preparo. Afinal, essa data movimenta bilhões de reais todos os anos, seja em lojas físicas como no e-commerce.

Além disso, a Black Friday é um momento chave para os clientes, afinal, adquirir um produto depois de muita pesquisa, seja pelas empresas, e pelos melhores preços pode ser bem satisfatório. 

Então nada mais justo, do que preparar a sua empresa para oferecer o melhor serviço durante uma das datas mais esperadas do ano. Uma das formas de fazer isso é pensar nas estratégias de marketing digital usadas para atrair o público até você. 

Neste artigo, que pode ser usado como um guia, você vai entender como conquistar um bom relacionamento com seus clientes, por onde começar a organizar uma estratégia de vendas competente. 

Como surgiu a Black Friday?

Em primeiro lugar é importante saber como uma data mundialmente famosa no varejo, conseguiu ser tão relevante assim. A Black Friday foi criada nos Estados Unidos e geralmente é celebrada na sexta-feira após o feriado do Dia de Ação de Graças. O termo “black” era usado para se referir a movimentação de pessoas logo após o feriado e as celebrações, como os desfiles de ação de graças. 

E era nesse momento que os lojistas aproveitavam o aumento na circulação de pessoas para turbinar as vendas. Assim, devido a tradição, a Black Friday sempre acontece na última sexta-feira de novembro, e por ser um mês antes do natal, é uma boa oportunidade para movimentar um estoque parado.

Toda essa popularização começou a ganhar forma a partir da década de 1990 nos EUA, mas ela só chegou ao Brasil em 2010, quando a primeira edição brasileira aconteceu. O foco era no e-commerce, e o principal diferencial foram os descontos oferecidos.

Como funciona a Black Friday?

A Black Friday funciona de um jeito muito simples, durante toda a sexta-feira, os lojistas oferecem descontos estratosféricos para diversos produtos. Assim, um dos grandes diferenciais para os clientes, é a oportunidade de comprar por um preço bem mais em conta do que em outras datas comerciais. 

Para as empresas, sejam físicas ou e-commerce, nada melhor do que fazer uma limpa no estoque e encerrar novembro com um lucro até o triplo do esperado. Mesmo com uma presença recente no Brasil, só em 2020, a Black Friday movimentou cerca de R$ 7,72 bilhões, segundo o relatório do Movimento Compre & Confie. 

Nesse sentido, organizar seus esforços para garantir uma parcela desse retorno para sua empresa, pode ser uma boa forma de se destacar no mercado. Ou seja, a tendência é que se você estabelecer uma relação de confiança entre o seu negócio e o cliente, ele pode retornar em outros momentos do ano. Participar da Black Friday é mais fácil do que parece, logo mais você vai entender porque.

Mas por onde começar?

Para começar, as datas comemorativas são uma ótima oportunidade comercial para atrair diferentes clientes para um negócio. Nesse cenário, algumas empresas se planejam meses antes para aproveitar o máximo da ocasião. Assim, no caso da Black Friday, ações de marketing como o black november, black week, black weeknd e cypher monday são algumas das ações que ajudam a aquecer o público para o grande dia.

Essa é uma forma de expandir a data de forma que tanto os clientes, quanto os lojistas, possam aproveitar. Principalmente, porque nos últimos anos os descontos da Black Friday passaram a ser usados em diversos tipos de produtos e serviços, inicialmente o foco do varejo era em eletrônicos. Mas com o passar do tempo, o hábito de consumo da sociedade mudasse, pode se observar que muitas pessoas buscam pela compra de itens de serviço 

Todas essas conquistas podem ser alcançadas dentro do seu negócio. Então se você deseja expandir as suas vendas e se preparar, nós da V4 Company trouxemos um guia com as principais dicas para te ajudar nessa data. 

Planeje, planeje e planeje

O primeiro passo essencial para começar uma campanha de Black Friday boa é planejar tudo nos mínimos detalhes. Uma boa dica é começar o preparo com meses de antecedência e pesquisar as tendências de mercado, intenção de compra dos seus clientes. 

É a partir dessa pesquisa inicial que você descobre dados importantes, sobre o mercado e até estratégias de concorrentes. Após esse levantamento de informações, fica mais fácil começar o planejamento oficial da Black Friday na sua empresa. 

Depois de organizar tudo, é hora de colocar em prática e nada melhor do que começar preparando um dos protagonistas desse momento: o seu time de vendas.

Prepare o seu time de vendas para a Black Friday

Com uma estratégia planejada e organizada, é preciso garantir que seus vendedores estejam prontos para aguentar a alta demanda de clientes durante a sexta-feira mais movimentada do comércio. 

Outro fator importante é a comunicação interna da empresa, ela precisa estar em dia, porque? Setores como atendimento, vendedores internos, time de marketing, financeiro, estoque e logística precisam estar a par de todos os processos. Dessa forma todo mundo sabe qual o caminho a ser seguido conforme a estratégia da Black Friday.

Inside Sales

Se você tem um e-commerce, o seu time de Inside Sales merece uma atenção especial. Caso você ainda não tenha um na sua empresa, saiba que ele é o time de vendedores internos, como o próprio termo já diz. O time de vendas atua também na elaboração de métodos de abordagem e relacionamento com clientes de dentro da empresa. 

Já que os vendedores internos têm um contato próximo com os clientes, é importante incluir um treinamento de atendimento nos preparativos para Black Friday. Oferecer uma equipe eficaz e com agilidade para atender os clientes pode facilitar as vendas e melhorar a experiência do cliente. 

Em um resumo, os funcionários que atendem precisam saber informações como descontos oferecidos, preços, formas de pagamento, para passar as informações corretas.

Defina metas de vendas e KPIs para a Black Friday

A melhor forma de mensurar um bom resultado de campanha é ter metas bem definidas e estruturadas, para chegar no final do mês de novembro e conseguir ver os resultados de forma clara. Isso também inclui os indicadores das metas, é importante direcioná-los para números de venda e faturamento ao invés de ações de engajamento, por exemplo.

Organize o PDV

O Sistema PDV, conhecido como sistema de frente de caixa, é uma ferramenta que facilita o registro de vendas e a emissão de cupons e notas fiscais no varejo. Além de automatizar esses processos para a sua empresa, esse sistema possui outras finalidades que podem ser muito úteis para o seu negócio. 

Nada mais justo que durante um dos dias de maior movimento de caixa, o seu negócio esteja equipado com o melhor que há. Esse sistema faz a identificação dos métodos de pagamento, seja cartão de crédito, boleto, à vista, e monitora a quantidade de descontos e os preços dos produtos. Além disso, integra setores das finanças, estoques e contabilidade.

Crie uma estratégia de divulgação

Quando novembro se aproxima, o óbvio é que sites de e-commerce e propagandas publicitárias de estabelecimentos do país inteiro começam a divulgar as suas promoções imperdíveis da Black Friday. Com um time que sabe muito bem o que é marketing digital, você pode usar estratégias de SEO e SEM, como tráfego pago e produção de conteúdo podem ser uma forma de atrair a atenção do público.

Outras sugestões de divulgação:

  • Redes Sociais
  • Anúncios pagos
  • Email marketing
  • Landing page para sites

Revise o seu site

Outro ponto de atenção, principalmente se a sua empresa é digital, é o site de hospedagem. Pesquisas mostram a preferência por compras em sites pela facilidade, rapidez e segurança de aproveitar os descontos sem enfrentar filas e aglomerações das lojas físicas. 

E é pensando nisso, que o site precisa suportar o grande acesso durante a sexta-feira. Ele é a vitrine dos seus produtos, por isso vale adaptar algumas coisas para melhorar a experiência do cliente. Alguns exemplos são:

  • Fazer o uso de técnicas de SEO para otimizar a forma como os produtos são apresentados na página;
  • revisar recursos de segurança de dados.

Além disso, é importante revisar o processo de compra do site, fazer testes, tanto na versão para smartphones quanto para computadores. Você deve garantir que o cliente consiga iniciar e finalizar a compra sem nenhum problema, e que o servidor suporte a alta quantidade de acessos simultâneos.

Tenha um estoque garantido

Até aqui a gente já viu pontos importantes que você precisa estar atento, como planejamento, pesquisa de mercado, preparo dos seus vendedores e claro, fazer uma boa divulgação das ótimas promoções que seu negócio vai oferecer. Porém, por último e não menos importante, seu estoque precisa estar muito bem abastecido.

Com uma boa revisão no estoque, é possível saber quais produtos estão parados há mais tempo, quais possuem pouca duração e por aí vai. Essas informações ajudam na hora de pensar nas estratégias de vendas e descontos, você consegue definir quais produtos vão receber descontos maiores. Outra dica é cruzar essas informações com 

Também precisa entrar no seu planejamento a negociação com os fornecedores dos produtos. Os descontos fornecidos durante a Black Friday costumam ser bem altos, por isso, negociar a redução dos preços direto com os fornecedores é uma forma de garantir que a sua empresa não obtenha prejuízos. 

O mesmo vale para as empresas de logística, responsáveis por fazer com que os produtos do e-commerce cheguem até a casa do cliente sem demora.

Venda com ética 

Será que vale tudo para liquidar um estoque? Um dos grandes riscos para os clientes é a falsa promoção que alguns estabelecimentos fazem durante a Black Friday. Também conhecido como “Black Fraude”, em que algumas empresas dobram o preço do produto algumas semanas antes e reduzem pela metade o preço, criando um falso desconto. 

Esse tipo de prática foi se popularizando em alguns estabelecimentos comerciais nas primeiras edições e por consequência, atualmente muitos consumidores possuem um receio em confiar nas promoções. Dessa forma, para evitar esse tipo de perda, algumas iniciativas, como o selo Black Friday de Verdade surgiram, reunindo lojas e e-commerce que se comprometem em vender de forma ética. Afinal, fica difícil vender quando o cliente não confia em você.

Tenha empatia com o seu consumidor

Nesse sentido, o seu time de marketing deve conhecer muito bem a persona do seu negócio. Afinal, toda essa movimentação acontece para oferecer o melhor do seu estoque e as melhores promoções para o cliente. Por isso, na hora de planejar as estratégias comerciais e de marketing, deve-se levar em consideração os medos e receios dos consumidores.

A desconfiança com os descontos da Black Friday, ou melhor dizendo, dos falsos descontos, cria um desafio para o seu negócio. Assim, a solução para esse problema é ver essa situação como uma forma de aproximar ainda mais o seu produto da preferência do cliente na Black Friday.

Dessa forma, uma boa forma de aproximar os clientes e garantir o seu faturamento, é organizando os descontos por categorias, com uma pesquisa bem feita, você descobre quais produtos são os favoritos dos consumidores.

Ou seja, ao criar uma boa estratégia comercial, é possível que você obtenha um lucro satisfatório para o seu negócio e descontos ótimos para o seu cliente. Por isso, investir em transparência é uma boa forma de solidificar a sua marca. No final, todo mundo sai ganhando.

Checklist: o que uma boa campanha de Black Friday precisa ter?

Até aqui a V4 Company apresentou um guia completo para quem deseja estar pronto para a tão esperada Black Friday. Agora é hora de revisar se o seu planejamento tem todos os itens necessários:

  • Descontos expressivos;
  • Divulgação eficaz;
  • Organização e alinhamento interno;
  • PDV organizado;
  • Planejamento;
  • Pesquisa de mercado;
  • Treinamento do time de vendas;
  • Marketing Digital alinhado com o setor financeiro;
  • Estoque cheio;
  • Site funcionando.

Black Friday 2022

Você já entendeu que uma Black Friday com bons resultados não atinge somente números e vendas, mas sim pessoas que estão em busca de mais qualidade e benefício. 

Como você viu neste artigo, o primeiro passo essencial é o planejamento, principalmente para a estratégia de marketing. Se não há um time capacitado na área, é possível contar com empresas especializadas em fornecer assessoria de marketing.

A V4 Company entende que pode ser um desafio bem grande, independente do tamanho do seu negócio, participar de uma data tão expressiva. Mas são desafios como esse, que fazem o seu negócio crescer e prosperar!

logo v4 company blog