Time de inside sales da V4 Company como especialista em como fazer um funil de vendas

Gabriel Freitas

GabrielFreitas

12 de agosto de 2022

Como montar um funil de vendas?

O mercado de vendas não é um ramo fácil, ele exige muita dedicação e preparo para acompanhar as mudanças que acontecem cada vez mais rápido. Assim, se você já está de olho nisso, e possui um time de Inside Sales no seu negócio, fique sabendo que existe uma outra estratégia que pode turbinar os rendimentos. O funil de vendas pode ser o incentivo que o seu time precisa e neste artigo, você vai saber tudo sobre como montar um funil de vendas.

O que é um funil de vendas?

Em primeiro lugar, você precisa entender o que é um funil de vendas, também conhecido como pipeline. Ele serve para ter um crescimento nas vendas, caso você já tenha investido em vendas internas, ou inside sales, o funil de vendas pode ser uma forma de esquematizar e organizar o processo. 

À primeira vista, um funil de vendas é a jornada de um cliente desde o primeiro contato com a marca, até o momento em que a compra é efetuada ou não. O objetivo final do funil é a compra do produto. Além disso, a estrutura do funil consiste em um conjunto de etapas e gatilhos mentais para a persona ao entrar em contato com a marca.

Como funciona o funil de vendas?

Você já viu um funil? Ele é um objeto em formato de cone que serve para transferir líquidos de qualquer natureza para diversos recipientes. O topo é uma superfície larga e circular, enquanto o fundo é estreito e permite a passagem do líquido sem qualquer desperdício. Não é atoa que essa estratégia recebe o nome de funil, entenda como cada uma das três partes do funil de vendas funciona, o topo, meio e fundo:

Topo de funil

A princípio, a primeira fase é o aprendizado e descoberta do cliente. É neste momento em que o indivíduo descobre um problema ou necessidade, quando a consciência desperta ao entrar em contato com a sua marca.

Ou seja, nessa primeira fase, você precisa atrair o cliente para a sua marca e mostrar que você tem a solução para o problema ou resposta que ele procura.

Meio de funil

Na segunda fase, chamada de meio do funil de vendas, serve para o reconhecimento do problema e consideração de uma possível solução. O cliente que chega até o seu produto ou marca já sabe que precisa de algo, ou de uma solução, mas ainda não sabe como chegar nela. 

Nesse sentido, a sua marca pode oferecer dicas e orientações sobre como resolver esse problema.

Fundo do funil

Logo, na última etapa, conhecida como fundo do funil, é a decisão da compra. Depois de todas as fases, o cliente chega até o fim e decide resolver o problema ou a necessidade, por meio da compra do seu produto ou serviço. 

Até esse momento, o funil serviu como um estreitamento de laços entre o possível cliente e a sua marca.

Caso você ainda não saiba exatamente o que é um time de inside sales, a V4 Company disponibiliza um conteúdo exclusivo e super didático no Playbook de Inside Sales. Fique por dentro das melhores estratégias de vendas.

Coloque em prática o funil de vendas

Antes de tudo, você já deve entender que apesar de ampliar a capacidade de vendas, o pessoal do time de inside sales não faz milagre. O mesmo vale para as estratégias de Marketing digital. Inclusive, é alinhando a área de marketing e vendas que as etapas do funil de vendas podem ser fortalecidas.

Antes de mais nada, para colocar em prática um funil de vendas, você deve seguir o passo-a-passo: 

1. Definir o topo do funil

Como já foi visto neste artigo, no topo do funil o cliente tem a primeira impressão da sua marca. Por isso, invista em uma boa experiência para o cliente, para garantir que ele siga avançando. Seja em um negócio online ou offline, como uma loja física, você precisa fazer com que a sua marca chegue até as pessoas.

2. Invista em Marketing 

Cada etapa do funil deve despertar e trabalhar tipos diferentes de gatilhos no cliente, por isso, você precisa analisar com cuidado em qual fase as estratégias de marketing devem estar. Para entender um pouco mais sobre o que é marketing digital, a V4 Company disponibiliza um conteúdo com os principais conceitos.

3. Diminua os riscos

Você precisa garantir que cada fase do funil funcione da forma correta. Evite prejuízos para o seu faturamento ao prospectar mais clientes no topo, mas fechar um número muito baixo de vendas. Antes de tudo, a sua equipe inside sales é quem cuida dessas operações na prática, por isso eles precisam saber quem é o seu cliente e como navegar pelas estratégias do funil.

4. Equilibre as informações

Até aqui você já entende que o funil de vendas serve para aproximar o cliente da compra final, utilizando estratégias que devem guiá-lo até o final. Todavia, você precisa cuidar do excesso de informação e estímulos, caso o cliente esteja “perdido” no meio do funil, essa chuva de conteúdos pode repelir. Nesse sentido, é preciso estar ainda mais alinhado com o marketing e com a persona do seu negócio.

5. Invista no treinamento do time de inside sales 

Depois de montar um funil de vendas eficiente, é preciso gerenciar e capacitar a equipe responsável. Afinal, o fluxo de visitantes, leads e fluxo de clientes devem estar organizados. Uma ferramenta conhecida é o CRM, ele registra e salva todas as operações e contatos feitos nas vendas, e o principal, centraliza as informações em um só lugar.

Apliquei o funil de vendas e agora?

Um funil de vendas bem aplicado não vai garantir um estouro de vendas em menos de uma semana, como você já leu até aqui, existem vários pontos a serem definidos para dar o primeiro passo. Mas, ao escolher uma estratégia nova para o seu negócio, é o início de um caminho de sucesso que vai destacar a sua marca.


A V4 Company tem um conteúdo especial que pode agregar ainda mais conhecimento para o sucesso das suas vendas. Assista ao vídeo do nosso COO, Eduardo Torres, e fique por dentro!

logo v4 company blog