O time de inside sales da V4 company conta com sua buyer persona bem definida

O que é Buyer Persona?

Gabriel Freitas

Gabriel Freitas

15 de agosto de 2022

A concorrência no mundo das vendas está cada vez mais acirrada, e todos estão em busca da mesma coisa: ampliar as vendas. Existem inúmeras estratégias, que podem alavancar o crescimento do seu negócio, uma delas pode ser feita a partir da Buyer Persona

Mas a principal delas é conhecer a fundo o seu cliente. Com os conhecimentos do Marketing digital alinhados ao processo de vendas, é possível descobrir e identificar quem é o consumidor ideal do seu produto ou marca. Dessa forma fica muito fácil organizar as estratégias de marketing para atrair e fidelizar clientes. Nesse artigo você vai conhecer e descobrir o que é o Buyer Persona, e por que você deve prestar investir nele.

Mas afinal, o que é Buyer Persona?

A princípio você já sabe o que é uma persona e por que ela faz a diferença para um negócio, mas o que há de novo e necessário em um Buyer Persona? Ele é a junção de todas as características do público-alvo do seu produto.

Ou seja, é a personificação do cliente ideal. Dessa forma, fica mais fácil elaborar campanhas de marketing de uma forma mais humanizada e certeira. Além disso, a Buyer Persona também facilita a criação das estratégias de venda, como o funil de vendas. Quanto mais você conhece o seu cliente, maiores as chances de você lucrar. 

Apesar de serem termos similares e do mesmo segmento, Buyer Persona e Público-Alvo são coisas diferentes. O público-alvo se refere à uma parcela ampla de pessoas que pode fazer o consumo do seu produto ou serviço, ou seja, é uma estimativa abrangente. Enquanto o Buyer Persona é a personificação disso, mas com uma gama maior de detalhes. Em outras palavras, cria o cliente perfeito com base em todas as estimativas.

Aproxime o time de vendas do time de marketing

Quanto mais cedo você entende a importância de criar uma ponte entre o time de vendas e o time de marketing do seu negócio, mais rápida é a organização e criação de estratégias. 

Em outras palavras, um setor precisa ajudar e impulsionar o outro. Por exemplo, se o time de inside sales tem o domínio da buyer persona e entende o seu propósito, as transações comerciais ficam mais fluidas. Da mesma forma, o funil de vendas também é mais uma estratégia que pode ser benéfica para o negócio. Afinal, esse funil tem como função atrair os clientes até a compra efetiva.

Saiba como montar um funil de vendas que vende!

Investir no marketing digital é essencial para manter o seu empreendimento com a marca consolidada e reconhecida no mercado. Nesse sentido, é importante entender o que é marketing digital e como você pode usá-lo ao seu favor. 

Quais as vantagens de contar com uma Buyer Persona?

Todavia quando o assunto é aumentar e prospectar clientes, não existem milagres ou estratégias impossíveis que funcionam em pouco tempo. Por ser uma estratégia mais detalhista e focada em um alvo principal, ou seja, o cliente ideal, ela permite que os esforços também sejam direcionados de forma mais assertiva.

Nós já sabemos que investimentos financeiros são essenciais para manter um empreendimento, e justamente por isso, é necessário saber onde investir também o tempo, esforços e o trabalho de seus colaboradores. Com um cliente bem definido, a estrutura passa a ser organizada com bases seguras.

Essa melhora na estrutura, de forma prática, significa leads produzidos com mais eficácia e um planejamento assertivo. Nos rendimentos, isso pode ser traduzido como um número de vendas e uma marca forte no mercado.

Bons resultados exigem tempo, dedicação e persistência.

Juntamente com um Buyer Persona alinhado com os valores da sua marca e dos seus clientes, é possível fortalecer o vínculo e a preferência pelo seu produto e ainda atrair novos possíveis clientes.

Por onde começar?

Bom, se você está lendo esse artigo e chegou até aqui, já sabe que o interesse em aprimorar as vendas da sua empresa está ai. Agora é a hora de saber como começar. Em primeiro lugar, saiba que existem três caminhos iniciais possíveis:

  1. Pesquisa com clientes e prospects: 

Você pode começar fazendo uma busca pouco invasiva por meio de contatos e clientes já existentes. Usando plataformas como a CRM que organizam todas as informações em um só lugar.

  1. Entrevistas com clientes e prospects:

Apesar de ser um pouco mais trabalhoso, conversar com clientes mostra que você se preocupa com a entrega do produto e valoriza o cliente. 

  1. Converse com a equipe de vendas: 

Assim como deve buscar a opinião dos clientes, o seu próprio time de vendas pode te oferecer informações valiosas. Desde as principais falhas e estratégias que não funcionam, até reclamações e sugestões.

A princípio podem ser criadas mais de uma Buyer Persona, desde que faça sentido para as metas de vendas e para o seu produto. A criação de um grande número de personas pode ser prejudicial para a organização do seu negócio. Por isso, é importante contar com uma assessoria de marketing qualificada para te mostrar o melhor caminho e os métodos.

Conheça o método V4

Já deu para perceber a importância e diferencial do domínio da Buyer Persona nas vendas? Além disso você já deve ter percebido que o marketing possui um papel fundamental nisso, não é mesmo? E nesse momento é possível contar com os serviços de uma assessoria de marketing qualificada no ramo das vendas, como a V4 Company.

O método V4 é um dos meios usados para garantir que todas as etapas da sua estratégia sejam executadas de forma impecável. E isso só é feito porque entendemos cada negócio com uma estratégia diferente, e utilizando profissionais com expertises para gerar resultados mais assertivos.

Para garantir que o seu empreendimento cresça, a V4 Company se compromete em manter a estratégia do negócio, levando o método V4 até você. Escolha o caminho do sucesso para a sua marca.

certificado gptwverificado reclame aqui