midia de mobilidade representada por placa da uber acima dos carros, como os taxis

Mídia de mobilidade: como a Uber vem inovando o mercado de anúncios?

Gabriel Freitas

Gabriel Freitas

26 de outubro de 2022

As empresas vêm encontrando uma nova forma de monetização que não faz com que o cliente pague a mais, mas use do cliente para captar uma nova fonte de receita. A novidade da vez é os anúncios nos aplicativos e nos carros da Uber, ou seja, a mídia de mobilidade. É uma tendência que as propagandas tenham mais espaço em diversos locais digitais. 

Assim, fazer parceria com diferentes marcas pode levar a Uber a crescer mais e é uma oportunidade para as equipes de marketing digital explorarem um novo formato. Mas, como o público irá receber esses anúncios? E qual as melhores maneiras de comunicar um produto no aplicativo e nos carros? 

A mídia de mobilidade será um desafio para os profissionais de marketing. Por outro lado, cada nova forma que surge é uma chance de recriar as estratégias e atingir novos públicos. 

Como vão funcionar os anúncios? 

Atualmente a Uber tem, no mundo, em torno de 122 milhões de usuários ativos mensais. A ideia é utilizar esse número para atrair empresas que queiram pagar por anúncios nos aplicativos e nos carros. As marcas vão poder ter visibilidade tanto em mídia online como offline.

A mídia de mobilidade permitirá que as equipes de marketing extraiam dados de viagens anteriores para avaliar para qual passageiro seu anúncio irá aparecer. Atingindo de maneira mais inteligente os públicos interessados pelo produto vendido.

Essas informações serão fornecidas pela Uber, servindo de atrativo para que as marcas façam campanhas nas plataformas da empresa – segundo divulgação da Uber já são mais de 40 parcerias firmadas. Além disso, o Journey Ads vai permitir que as marcas possam fazer os anúncios em corridas compartilhadas enquanto o passageiro espera o motorista.

Os custos para veicular os anúncios varia de acordo com as informações de destino e origem do passageiro, entre outros dados recolhidos pela Uber, mas que ainda não foram anunciados pela empresa. Eles aparecerão para os clientes em toda a jornada do usuário pelo aplicativo.

A mídia de mobilidade da Uber em mais de uma opção

No Brasil, desde o início de 2022, a Uber Eats não está mais em operação, apesar disso essa é uma opção de entrega de anúncios para as marcas em outros países. Os restaurantes já presentes na plataforma podem:

  • ter um outdoor na homepage do aplicativo; 
  • colocar anúncios em destaque;
  • na finalização do pedido;
  • anúncios de pratos sazonais ou especiais direto no menu do aplicativo.

Outro meio de propaganda será o e-mail patrocinado permitindo que as marcas promovam ofertas exclusivas para os clientes da Uber. Esses formatos são uma porta de entrada na mídia de mobilidade para as marcas anunciantes.

Como as empresas podem se beneficiar 

Para fazer estratégia de marketing digital ter os resultados, por exemplo, de engajamento e conversão são importantes para identificar se as decisões estão de acordo com o esperado. A fim de conquistar mais marcas parceiras a Uber irá fornecer relatórios e análises, assim é possível reorganizar as ações de marketing digital.

Segundo a divulgação da Uber, foram feitas 1,87 bilhão de viagens no segundo trimestre deste ano, com isso é possível conectar os anunciantes aos passageiros em média cinco vezes por mês. Isso foi dito pelo gerente geral da divisão de publicidade da Uber, Dr. Grether, que já fez parte da Amazon Advertising, já foi CEO da Sizmek e é cofundador da Xaxis. 

Um case de inovação no ramo da mobilidade 

A Uber foi fundada com o intuito de inovar no mercado de transporte, sendo um serviço de mobilidade pensado para que as pessoas pudessem se deslocar pela cidade de forma prática e confortável. Em 2010 a ideia foi implementada em São Francisco, Califórnia. 

A primeira oferta no aplicativo só continha carros de luxo, com a popularidade os criadores aumentaram as opções de locomoção. Além de, claro, entrar no mercado de delivery e entregas de pacotes.

Foi o timing de entender a necessidade das pessoas por um transporte que fosse mais particular e com qualidade para então executar a ideia. Da mesma forma essa implementação da mídia de mobilidade no aplicativo e nos carros. 

O tráfego pago tem ganhado força 

Lendo o texto deu pra perceber como vai funcionar para as empresas anunciarem com a Uber. Mas, vamos deixar mais claro. 

As grandes empresas digitais perceberam uma oportunidade em utilizar a atenção do público para atrair o interesse das marcas. Cada parceiro paga um preço definido para que o seu produto seja exibido para os clientes. 

Ou seja, essa é a definição de tráfego pago; quando as marcas investem em publicidade para chegar aos consumidores. Da mesma forma, a Netflix divulgou, no dia 19 de outubro, o plano mais barato com anúncios, chamados de Netflix Ads

Nos dois casos as empresas interessadas pagam para terem seus anúncios veiculados nas plataformas. É uma novidade no que diz respeito ao marketing digital e para avaliar se é uma boa mídia de vendas é necessário fazer testes. 

A importância da estratégia nos anúncios de mídia de mobilidade 

Para saber o melhor local para anunciar os produtos da sua marca é preciso definir bem o público alvo que se deseja alcançar e qual a forma de chegar até ele. E a inovação da mídia de mobilidade permite explorar o alcance a esses públicos de uma maneira nova. 

Ainda é um formato novo que vai precisar de tempo e estudo dos experts de marketing para entender seu funcionamento e desenhar as estratégias. Uma boa assessoria de marketing acompanha todas as inovações do setor para fornecer o melhor trabalho aos clientes.

Podemos dizer que o que envolve esse formato não é tão diferente do que já vem sendo feito. E, por isso, estudar bem marketing digital pode ser um começo para definir se vale a pena anunciar em mídia de mobilidade.

logo v4 company blog

Quer vender mais no digital?

Sua empresa está buscando atingir resultados através de uma estratégia de marketing personalizada? A assessoria de Marketing da V4 Company possui um método testado e validado em mais de 10 mil empresas e que já faturou mais de R$2 bilhões no digital para os seus clientes. Vamos conversar?

certificado gptwverificado reclame aqui