logo netflix televisão

Gabriel Freitas

Gabriel Freitas

19 de outubro de 2022

Netflix Ads: como a nova frente de anúncios influencia o marketing digital?

Se você está atento ao mundo dos negócios, ao mercado de marketing digital ou é um fã de filmes e séries, provavelmente já ouviu falar da novidade: a chegada do Netflix Ads. A nova ferramenta de anúncios que surge na plataforma de streaming mais popular do mundo ainda está em período embrionário, mas já deu muito o que falar, assim como todas as movimentações da Netflix ao longo deste ano.

As plataformas de filmes e séries têm crescido cada vez mais no Brasil, uma pesquisa, do IBOPE, de setembro, mostrou que o aumento no consumo dos streamings chegou a 14% em um ano. Por outro lado, a tradicional TV paga ficou em 12%. Além disso, o estudo concluiu que em 24h, 20,4% dos aparelhos ficam ligados em alguma plataforma e 10,4% em canais de TV.

Assim, desde os primeiros anos de implementação dos streamings a não circulação de propaganda entre os episódios foi um diferencial que atraiu o público. Desde a sua criação a Netflix vem se consolidando como a plataforma de séries e filmes mais popular do mundo, sendo acessada em 190 países com 221 milhões de assinaturas pagas.

Entretanto, com o aumento da concorrência e dos preços dos planos, a empresa sentiu, no início de 2022, uma queda em novas assinaturas. Esse movimento fez com que o CEO, Reed Hastings, apoiasse a ideia de criar um plano mais barato, o Netflix Ads. Esse anúncio gerou novas discussões no setor de marketing e propaganda.

Como vai funcionar a Netflix Ads?

Placa de antiga propaganda da Netflix dizendo: "Sem anúncios. Sem distrações. Apenas Netflix", contrariando a atual movimentação e implementação do netflix adsAntiga propaganda da Netflix dizendo: “Sem anúncios. Sem distrações. Apenas Netflix”

Para os anunciantes essa é uma oportunidade de atingir um público novo. O tempo total dos anúncios, que o assinantes verão, será de 4 a 5 minutos por hora, com duração de 15 ou 30 segundos, exibidos antes e durante as séries e filmes.

Por que não é possível pular anúncios?

A maneira que a Netflix encontrou de manter os clientes na plataforma foi abaixar o preço dos planos. Entretanto, o plano virá com anúncios no início ou no final da série, ou filme.

Sendo assim, não é possível avançar e nem pular os anúncios, mas é possível pausar a reprodução durante um anúncio. Se achar melhor mudar de plano a plataforma oferece 4 possibilidades:

Um dos pontos positivos para as empresas é de que os anúncios serão direcionados para atingir o público alvo de cada marca, e também, país e gênero. Ou seja, as marcas conseguem ter mais controle do dinheiro investido e dos resultados. 

A Netflix Ads será implementada em 12 países, a partir do dia 3 de novembro deste ano. Dessa forma, com o direcionamento dos anúncios por país e gênero será possível fazer uma estratégia mais eficiente que tenha relação com a marca e o produto.

Como toda a forma de marketing digital, é necessário ter uma metrificação de anúncios vistos e o público alcançado. Para isso ocorrer, a Netflix fez parceria com duas empresas: a DoubleVerify e a Integral Ad Science. O objetivo é certificar que os anúncios estão sendo vistos por pessoas reais e não estão sendo fraudados

Essa verificação começará a ser feita a partir do primeiro trimestre de 2023. Apesar disso, dá mais segurança para que o marketing digital das marcas tenham informações mais precisas ao montar estratégias.

Com afeta o perfis para crianças

A conta infantil foi criada pela Netflix para evitar com que as crianças assistissem filmes que não são recomendados. Dessa forma, um perfil infantil, conta com:

  • Um logotipo no ícone do perfil para facilitar a identificação;
  • Tem layouts mais simples, 
  • Não permite acesso direto às configurações da conta;
  • Exibe apenas séries e filmes selecionados para crianças;
  • Não permite acesso à Netflix Games.

A conta foi criada pensando somente em crianças, por este motivo a Netflix não fará anúncios em contas que são consideradas infantil.

O mercado de anúncios e a chegada dos Ads da Netflix

Segundo o estudo realizado pelo IAB e a Kantar IBOPE Media, só em 2021, foram R$30,2 bilhões investidos em anúncios digitais no Brasil. Entre as formas de divulgação, o vídeo foi o mais utilizado com 37% e as redes sociais o maior meio com 54%.

Dessa forma, embarcando nessa tendência mundial de utilizar vídeos como principal formato no marketing digital, a Netflix fez parcerias importantes para conseguir implementar essa inovação nos streamings. 

A plataforma Xandr, adquirida pela Microsoft em 2012, tem como objetivo proteger os dados e informações dos usuários. Assim, com essa parceria, a Netflix garante aos assinantes proteção ao consumirem os anúncios.

Além disso, a Netflix, também, contratou dois ex-executivos do aplicativo Snapchat: Jeremy Gorman e Peter Naylor, que fazem parte do time interno de vendas da Netflix Ads. Essas parcerias foram importantes para a empresa conseguir mostrar credibilidade no meio do marketing digital e entre as marcas interessadas em anunciar.

Quais as informações a Netflix coleta?

Com a chegada desse novo plano, a marca precisou encontrar maneiras para coletar dados 

que ajudassem a direcionar a propaganda para o melhor público possível.

Dessa forma, após o usuário se cadastrar ou trocar de plano e escolher seu perfil principal, a marca realiza duas perguntas: data de nascimento e gênero. Além disso, a empresa usa dados demográficos simples, bem como informações de localização com base no endereço de IP, para personalizar a publicidade e melhorar a oferta de produtos.

Alem das informações como endereço de IP e geolocalização, a marca usa como base as interações do usuário com a plataforma para melhorar o direcionamento das publicidades.

Mais vantagem anunciar na Netflix ou em canais pagos?

O preço especulado de CPM que a Netflix cobrará das empresas que querem anunciar no plano novo é em torno de U$60,00 a U$65,00. Ou seja, a cada mil visualizações do anúncio na plataforma a empresa investe esse valor. Nos Estados Unidos, outros streamings já tem planos com anúncios e a informação é de que a Netflix Ads seria o mais caro para anunciar.

Se comparado a TV por assinatura, é preciso considerar a quantidade de público atingida por um canal de TV e uma plataforma de séries e filmes. Enquanto o tradicional tem perdido clientes, a Netflix acredita que o plano mais barato pode atrair mais assinantes.

Além disso, é necessário entender o público que se deseja atingir. A estratégia de circulação do anúncio precisa ser bem definida pela equipe de marketing, que deve pensar na marca, no produto e se há identificação com o conteúdo assistido pelo consumidor.

Outro ponto a ser considerado é a adaptação do comercial aos dispositivos que os espectadores utilizam. A maior quantidade de usuários utilizam aparelhos móveis para assistir aos programas, mas nem por isso as SmartTV devem ser deixadas de lado. Essa versatilidade com o anúncio é importante para a experiência do usuário. 

Como a nova ferramenta de anúncios se enquadra no conceito de tráfego pago?

No universo do marketing digital, as formas de fazer a marca chegar ao consumidor podem variar entre tráfego orgânico e tráfego pago. Assim, o orgânico é aquele cliente que chega até o site, perfil nas redes, etc., por meio de uma busca ou conteúdo sugerido. 

Já o tráfego pago é quando a empresa investe dinheiro para a propaganda produzida chegar até o público alvo de forma programada. É o caso da Netflix Ads, que cobra dos anunciantes um preço a cada mil visualizações. 

Entretanto para as empresas com interesse em entrar nessa oportunidade nova de publicidade é importante ter uma estratégia bem definida. Mais que isso, é necessário mensurar os resultados e avaliar se o investimento valeu a pena. A assessoria de marketing faz essa parte de forma precisa, conhecendo bem os interesses da empresa em vender mais e fazendo a análise de resultados.

Entrada da Netflix Ads no mercado de anúncios no Brasil

Assim como novas formas de publicidade chegaram ao mercado, como os vídeos curtos em redes sociais ou o TikTok e o Instagram, esse ano a novidade é a Netflix Ads. Assim, pensando em atrair novas assinaturas a empresa de streaming mais popular vai levar a 12 países o plano mais barato com anúncios.

Essa é uma oportunidade nova para as empresas que desejam atingir um público que já não consome tanto mídias tradicionais. Entre o tempo disposto pelo streaming os anúncios poderão ter 15 ou 30 segundos e o tempo por hora será de 4 a 5 minutos. Assim, as propagandas podem passar entre os episódios das séries, antes ou depois dos filmes.

As empresas que têm interesse em anunciar precisam analisar as estratégias e saber se o público alvo é o ideal para o produto. A ajuda de uma assessoria especializada em marketing digital pode ajudar nessa estratégia ainda em tempo de exploração.

logo v4 company blog