Antônio Gargioni
27 de julho de 2020
Agenciamento versos corretagem, existe um sútil diferença entre elas que pode mudar totalmente seu resultado final.
Recentemente, podemos ver na internet, um confronto da XP investimentos contra o Banco Itaú, falando sobre agenciamento e corretagem. E no conteúdo de hoje queremos trazer a verdade nua e crua sobre os fatos e te mostrar o quanto isso também está ligado ao Marketing e Publicidade que também gera polêmicas dentro do mercado.
Se você acompanha as notícias sobre o Banco Itaú e a corretora XP investimentos, alguns anos atrás, o Itaú adquiriu 49,9% da própria Xp investimentos por R$ 6 Bilhões de reais aproximadamente.
Entretanto, sabemos que a Xp investimentos sempre lutou contra o sistema de bancos tradicional durante a sua história. A empresa acredita que exista um conflito de interesse entre os bancos e seus produtos para que possam se beneficiar dentro da sua esfera, não tendo como objetivo final, o resultado para o cliente.
Diferente da própria corretora que colocar o cliente no centro do negócio e assessora-o para que seus investimentos possam lucrar cada vez mais.
Para quem não viu a ação do Itaú contra a corretoras de investimentos clique aqui e assista ao vídeo: Itaú Personanalité 2020.
E para tal, sobre esta ação do Itaú contra as diversas corretoras, vimos o seu argumento como algo muito raso. Tanto que queremos enfatizar o grande ponto entre o meio que é a diferença entre agenciamento e corretagem.
Agenciamento é quando você tem um ativo a ser vendido e aloca-o onde estiverem te pagando mais, já a corretagem seria uma taxa de “comissionamento” recebido independente de onde irá ser alocado o ativo do cliente.
Neste sentido, o profissional na primeira situação estará pegando seu ativo e olhando para qual beneficia o banco ou ele mesmo, já na segunda, independente de onde for alocado ele receberá a mesma porcentagem de comissão, então seu propósito será fazer o cliente lucrar para que ele possa escalar seu ganho.
Da mesma forma funcionam as agência e assessorias de marketing digital. Falamos mais sobre isso neste vídeo aqui: Porque agências de marketing e publicidade não funcionam.
Quer saber mais sobre estes pontos, e porque acreditamos que de qualquer maneira o Itaú está ganhando com essa história? Assista ao vídeo completo desta semana do nosso canal, no quadro Verdade nunca e crua, clicando na imagem abaixo: