estratégias de marketing digital

Yarley Soares

Yarley Soares

08 de junho de 2021

5 fatores que mostram que você precisa de um consultor de marketing

Realizar ações de marketing é uma tarefa que exige uma disciplina estratégica para qualquer profissional ou equipe. Nem sempre as ações executadas obtêm sucesso e um excelente caminho para a lucratividade é a contratação de um consultor de marketing digital.

Ele (ou ela) é a pessoa ideal para entender a situação atual da empresa e auxiliar no planejamento de estratégias de marketing que entreguem resultados relevantes para o negócio, ou seja, renda e lucro.

Na ânsia de realizar campanhas com agilidade, grande parte das empresas pula algumas etapas do marketing digital e opta por rodar ações a “toque de caixa”, sem um planejamento prévio.

Isso faz com que as ações nem sempre sejam executadas da melhor forma, com a preparação devida e comunicando com o público correto.

A tendência das campanhas realizadas sem a expertise de um profissional que entenda de estratégias de marketing é se comunicar com o perfil da empresa, não dos seus clientes.

Para que serve um consultor de marketing?

O consultor de marketing será a pessoa responsável pela orientação da equipe na realização de estratégias de marketing focadas em resultados e que resolvam os problemas dos seus clientes.

O trabalho do consultor será completamente direcionado para a assertividade das ações. Justamente por isso, no início do trabalho, um diagnóstico da situação da empresa é realizado para entender o cenário como um todo.

Além da situação da empresa, é necessário entender a capacidade de produção do setor de marketing, os objetivos e as metas do negócio, assim como as expectativas do negócio para o trabalho.

Com esses fatores mapeados, será mais fácil iniciar o trabalho e realizar ações com assertividade. Tudo vai girar em torno de otimizar recursos e entregar o máximo de resultado possível.

Entendendo o trabalho do consultor de marketing

Para saber se a sua empresa precisa ou não de um consultor de marketing, você precisa entender, de forma geral, como funciona o trabalho como um todo, ou seja, como será o andamento das ações e quais serão os resultados.

Basicamente, o consultor trabalhará em todas as etapas das ações de marketing. Podemos segmenta-las da seguinte forma:

  • Planejamento;
  • Execução;
  • Monitoramento;
  • Análise.

Estas 4 etapas são precedidas pelo diagnóstico (citado anteriormente) e são cíclicas, ou seja, ao final de uma campanha, a análise é feita e, logo em seguida, uma nova campanha é planejada.

Sendo assim, o consultor de marketing será o responsável por encabeçar a operação, dando orientações sobre o que precisa ser feito e os prazos de execução.

É importante ressaltar que, em momento algum, o consultor fará os trabalhos operacionais. O serviço de consultoria se resume às orientações e aos direcionamentos dados pelo profissional.

Se você precisa de auxílio para a execução, o ideal é que contrate uma assessoria de marketing. O consultor não será o profissional ideal nestes casos.

Por que a sua empresa precisa de um consultor de marketing?

Antes de contratar um consultor, é necessário entender se a sua empresa precisa deste serviço. Assim como qualquer outro profissional, o consultor de marketing só será útil se resolver problemas existentes no seu negócio.

Do contrário, será um investimento mal aproveitado, que você poderia ter realocado para outras funções, outros canais ou outros profissionais.

Antes de qualquer coisa, entenda que para problemas relacionados a insuficiência operacional, dificilmente o consultor será útil. Ele será responsável pelo trabalho estratégico e, principalmente, de planejamento de marketing.

Falta de resultados do trabalho de marketing

O principal fator que leva uma empresa a contratar um consultor é a falta de resultados relevantes por parte da equipe de marketing. A identificação dos motivos para esta falta de resultados é um dos trabalhos do consultor.

Além disso, ele analisará o processo como um todo, desde o planejamento até a análise dos resultados. Isso facilitará a identificação dos problemas e a resolução dos mesmos.

Ademais, nem sempre a falta de resultados do marketing está diretamente relacionada aos profissionais do time. Processos mal executados ou projetos mal gerenciados também podem prejudicar os resultados.

Pensando nisso, o consultor de marketing fará uma análise completa dos processos da empresa. É necessário entender se o atendimento é de qualidade, se as plataformas digitais estão adequadas, entre outros fatores além do time.

Além disso, uma visão externa sobre o trabalho facilitará o encontro de possíveis falhas ou pontos de melhorias. Lembre-se que a equipe está diariamente envolvida na rotina.

Quando estamos imersos, fica mais difícil enxergar os processos de forma gerencial e em uma visão “macro”. O consultor será esse agente externo que entenderá todos os processos e encontrará as falhas.

Utilize este fator a favor do seu negócio e otimize ao máximo a produtividade do seu time. Só isso já pode melhorar e muito os resultados, trazendo maior lucratividade de forma orgânica para o marketing da sua empresa.

Desorganização na operação do marketing

A ingerência de um time de marketing afeta os resultados e tudo começa a se tornar uma grande bola de neve que precisa ser resolvida. Um consultor de marketing se torna extremamente útil nesses casos.

Mesmo com a equipe completa e com todas as tarefas sendo atendidas, a organização dos processos pode otimizar ainda mais a rotina da equipe e aumentar a sua produtividade.

Além disso, por vezes, algumas rotinas podem estar sendo executadas de forma errada, causando déficit nos resultados. Compreenda que o mundo do marketing se atualiza a cada dia e a sua equipe precisa acompanhar.

Em grande parte dos casos, o consultor pode abordar temas específicos, como os algoritmos do Google e do Instagram, ou a Lei Geral de Proteção de Dados, por exemplo.

Necessidade de escalas nos resultados da equipe de marketing

Sua equipe realiza um bom trabalho e os resultados estão aparecendo, entretanto, você gostaria de escalá-los e aumentar a lucratividade. Como fazer isso de forma saudável e sem inchar o quadro de colaboradores?

O consultor de marketing pode ser extremamente útil para estes casos, tanto no aspecto técnico, com estratégias diferentes e campanhas com maior potencial de vendas, quanto no aspecto de produtividade.

Escalar resultados é uma tarefa desafiadora e a presença do consultor pode ser, inclusive, um fator motivacional para a equipe, que perceberá a vontade dos gestores de contribuir para a operação.

Falta de alinhamento entre o trabalho de marketing e os objetivos da empresa

O setor de marketing precisa, indispensavelmente, estar 100% alinhado com os objetivos da empresa como um todo. Lembre-se que toda a operação precisa rodar de acordo com as metas do negócio.

Alinhar o time de marketing com o sentimento geral da empresa pode não ser uma tarefa tão simples. É natural que o time entre em uma rotina de produção de conteúdos e acabe esquecendo das metas e dos objetivos gerais.

O consultor de marketing será extremamente importante nessa tarefa. Ele será o responsável pela apresentação dos objetivos da empresa para a equipe e auxiliará no planejamento das ações.

Dificuldade para definir metas e objetivos para o marketing

Texto

Conclusão

O trabalho do consultor de marketing possui uma importância ímpar no sucesso do time de marketing de uma empresa, entretanto, não é em todos os casos que ele será indicado.

O consultor será indicado, geralmente, para passar orientações aos gestores e a uma equipe de marketing pré-formada e operando. O fato de ele não colocar a mão na massa faz com que o time precise ser proativo para a execução.

Defina os objetivos do seu negócio, tenha controle sobre os processos da empresa e, em seguida, se julgar necessário, contrate o profissional que fará com que a operação rode sem maiores problemas.

logo v4 company blog