TikTok ou Instagram

Gabriel Freitas

Gabriel Freitas

29 de novembro de 2022

TikTok ou Instagram: qual escolher para construir sua audiência?

Investir em mídias sociais como uma das suas estratégias de marketing digital já não é mais uma opção, mas sim uma obrigação. Entretanto, é essencial que você saiba qual a plataforma e canal certo para o seu negócio, garantindo que seu esforço seja assertivo e converse diretamente com seu público-alvo, como a escolha entre Tik Tok ou Instagram, por exemplo.

Cada uma das redes conta com um objetivo, um formato, um algoritmo e, principalmente, um tipo de público. Assim, para tirar melhor proveito da sua estratégia, é necessário entender como cada uma das plataformas funciona

Mídias Sociais

A partir das redes sociais a população viu aparecerem novas perspectivas nas relações pessoais. Por isso, ao longo dos anos muitas plataformas foram criadas, extintas e adaptadas ao que o cenário pedia. E, claro, tudo isso só foi possível com a chegada da internet. 

Hoje os smartphones, wi-fi, aplicativos e outras tecnologias estão tão presentes no nosso cotidiano que não nos damos conta do impacto que as mídias sociais têm na nossa vida

Dessa forma, recebemos por dia uma quantidade significativa de conteúdos, de diversos lugares, que para se fixar na lembrança dos clientes as empresas precisam elaborar uma estratégia. Como parte disso, é necessário saber: qual mídia social utilizar, se é vantagem fazer conteúdo de tráfego orgânico ou pago, analisar e entender os resultados.

Essas ações são resultado de mudanças de mercado, em que um dos motivos são os mais de 171,5 milhões de usuários das redes sociais. As empresas precisam ir para onde os clientes estão, entre eles, o Instagram e o TikTok. 

Instagram

Criado em 2010 como plataforma para publicação de fotos, o Instagram se destacou com uma proposta diferente das demais redes que existiam. Assim, a plataforma ganhou muitos adeptos em pouco tempo e foi se modificando com o passar dos anos.

Hoje é o terceiro aplicativo mais utilizado no Brasil com 122 milhões de usuários, e seu formato que possibilita o uso de ferramentas como story, reels, vídeos no feed e etc., permite que os conteúdos sejam diversificados

Assim, um dos pontos positivos do Instagram é ser uma rede social que tem forte presença de influenciadores digitais, artistas e marcas. Além de ter uma interação com outros aplicativos do grupo Meta como o Facebook. 

Há números que apontam uma porcentagem de que 90% dos usuários seguem perfis empresariais e que 80% procuram por produtos e serviços. É uma rede onde as pessoas ficam online por pelo menos 51 minutos por dia e 39% abrem diariamente.

TikTok

Por outro lado, o TikTok é uma rede social com apelo mais jovem, é o 5º aplicativo mais utilizado no Brasil com 73,5 milhões de usuários. Ele foi criado em 2016, chegou ao Brasil em 2018 e se popularizou por aqui em 2020.

A média de idade dos usuários é de 9 a 17 anos, mas segundo dados do próprio site, no Brasil 60,3% têm mais de 25 anos. Entre o tempo de utilização são 95 minutos por dia e 29% abrem ele todos os dias.

Com essa visibilidade o TikTok se tornou um aplicativo muito forte entre influenciadores digitais, marcas e celebridades. O alcance que ele proporciona a grupos mais jovens proporciona uma oportunidade para as campanhas de marketing digital. 

A pesquisa do Opinion Box mostra que 42% de quem entra na rede social acompanha e curte os vídeos de marcas que gostam. Além disso, 56% das pessoas seguem uma marca ou empresa e 70% seguem influenciadores.

Estratégias para o Instagram e TikTok

Os dados relacionados aos dois aplicativos são impressionantes e mostram a mudança que as redes sociais têm causado no marketing digital, na relação entre marca e cliente, entre outros fatores. Porém, não basta ter um perfil da empresa em cada plataforma se os conteúdos não foram pensados.

Entre as estratégias para ter sucesso em uma dessas redes ou até nas duas, a primeira é encontrar o público alvo. Saber para quem é direcionada a comunicação da marca e com isso criar conteúdos direcionados

Os vídeos podem viralizar por diversos motivos, mas não é com base nisso que se deve fazê-los, o ideal é ter todas as postagens com um propósito para criar uma identidade de marca. Com isso estruturado se um conteúdo viralizar, tanto no TikTok como no Instagram, é vantagem e não sorte.

Contudo, eventualmente aproveitar essas trends pode ser uma boa jogada.

Colocar na rotina ações de monitoramento dos resultados e análise de métricas torna o trabalho mais produtivo, pois assim é possível arrumar o que for preciso para atingir os objetivos. Para isso, a assessoria de marketing pode ser a solução, entregando relatórios que visam os resultados esperados, ou seja, mais vendas.

O que levar em consideração na escolha

Pode-se dizer que os dois são concorrentes, por vários motivos. O principal é o Instagram ter alterado o seu algoritmo priorizando vídeos no lugar de fotos.

E, pelo TikTok ser um aplicativo essencialmente de vídeos curtos, o Instagram adicionou o recurso de reels. Ou seja, foi implementada uma forma parecida para que as pessoas pudessem fazer o mesmo estilo de conteúdo sem sair do próprio aplicativo.

Tendo em vista o que já apontamos anteriormente é preciso ter atenção a alguns fatores:

  • nicho do aplicativo;
  • público que usa o app;
  • produto vendido;
  • público alvo da empresa;
  • linguagem de comunicação.

Assim, com esses pontos definidos, é possível mapear estratégias de forma mais assertiva pelo time de marketing.

Aplicando o método V4 na empresa

Sem uma estratégia bem definida, nós não conseguimos mapear bons resultados. Assim, o objetivo da nossa assessoria é fazer a sua empresa vender, e para isso temos um Método testado e aprovado que se baseia em quatro pilares: tráfego, engajamento, conversão e retenção

O método V4 leva em consideração o processo e não os resultados específicos. Assim, a conversão pode ocorrer em qualquer etapa. Com o guia do método V4 o entendimento de como aplicar na sua empresa fica mais claro. 

E para conhecer mais a V4 Company esse vídeo vai ajudar:

logo v4 company blog