Capa Preapara Cursos

Gabriel Freitas

Gabriel Freitas

28 de janeiro de 2023

Prepara Cursos vendendo mais com estratégias de marketing para franqueadoras

Com a chegada da pandemia, surgiu uma oportunidade para as marcas investirem em estratégias de marketing. Não diferiu da Prepara Cursos, onde durante a pandemia, aproveitou do momento e conseguiu aumentar as vendas e a presença no digital.

Essa oportunidade chegou através da assessoria de marketing, e desde então, a empresa vem colhendo grandes resultados, como um ROI de 4,72.

Quem é a Prepara Cursos?

A Prepara Cursos é um negócio de destaque na educação nacional, fundada em 2004 por Rogério Gabriel, presidente e fundador, após a experiência com sua primeira empresa, a Precisão Informática. 

Assim, com uma demanda do mercado por profissionais qualificados, Gabriel decidiu fundar a Prepara Cursos, uma escola de informática que questionava o modelo tradicional de educação da época. 

Desde o início, a marca adotou o sistema híbrido de ensino, que combina a figura do educador com recursos tecnológicos e permite que alunos aprendam no seu próprio ritmo.

Atualmente a marca tem 330 escolas de norte a sul do Brasil, ocupando a 38ª posição no ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil, divulgado pela Associação Brasileira de Franchising em 2020.

Por que a Prepara Cursos procurou a V4 Company?

Na realidade, quem nos procurou não foi a matriz da Prepara, mas sim uma das franquias master da marca. 

Essas franquias são as que mais geram resultados, mas os resultados vem acompanhado com responsabilidades maiores. Assim, os franqueados também são responsáveis por conseguir novas franquias.

Dessa forma, um dos franqueados master, entrou em contato com a V4 Company durante a pandemia, onde o principal meio de vendas era o digital. Apesar de a empresa estar presente no mercado online, era uma parcela muito pequena, em torno de 10% a 15% da receita.

Assim, buscaram investir em uma empresa referência no mercado de marketing digital, mesmo que pagassem mais caro para não ter problemas. Então, foram atrás de referências que pudessem indicar, e todas falaram na V4 Company.

Quais desafios a V4 Company e a Prepara Cursos passaram?

Quando iniciamos o trabalho com a Prepara Cursos, o desafio que encontramos foi encontrar os indicadores, como: LTV, CAC, CHURN, ROI, entre outros. Assim, apesar de a marca fazer algumas vendas onlines, esses dados não eram registrados, eram apenas deixados de lado. 

Assim, a primeira coisa que fizemos foi encontrar todos esses dados para conseguirmos direcionar melhor a estratégia a ser usada. 

Dessa forma, para encontrar esses dados, testamos o comportamento dos clientes de diversas formas, desde artes diferentes, vieses cognitivas, caminhos diferentes para os cursos, entre outras estratégias.

Resultado da Prepara Cursos com a V4 Company

A marca nos procurou para assessorar nas vendas onlines da marca. Assim, em quase um ano de parceria, a empresa teve 182 vendas, com um investimento inicial de 22 mil reais, com um LTV de 347 mil reais e um CAC de 121,53 reais.

Com esses dados podemos obter o ROI, que ficou em torno de 4,72, um retorno sobre o investimento alto para o padrão esperado para o mercado de educação.

Prepara Cursos vendendo mais com a V4 Company

Nesse case, mostramos como o setor da educação conseguiu obter benefícios por meio do marketing digital, graças ao método V4, que consiste em 4 pilares: tráfego, engajamento, conversão e retenção.

Com o auxílio do método V4, a Prepara Cursos conseguiu aumentar sua visibilidade online, atrair mais potenciais clientes, engajá-los com conteúdos relevantes, converter esses interessados em alunos matriculados e, por fim, fidelizá-los via ações de retenção.

O exemplo da Prepara Cursos mostra como é possível aplicar estratégias de marketing em qualquer tipo de negócio, independente do setor em que atua. 

Quer saber como a empresa conseguiu atingir um ROI de 4,72? Então, confira o vídeo abaixo.

logo v4 company blog