capa-blog-assessoria-de-marketing-v4-company

Gabriel Freitas

Gabriel Freitas

08 de junho de 2021

Assessoria de Marketing: sua empresa vendendo mais através do digital

Investir em marketing digital não é mais tendência e nem um diferencial, é uma necessidade. Uma estratégia indispensável para qualquer negócio ter sucesso. Atualmente, não dá nem para imaginar uma empresa sem presença digital. E é aí que entra a assessoria de marketing.

Afinal, é através dela que muitas empresas vêm melhorando suas vendas de forma estratégica. Assim, a partir de agora você vai entender como utilizar essa poderosa ferramenta dentro da sua estratégia de negócio e alavancar suas vendas.

Mas antes, você sabe de fato o que é marketing digital? Podemos te ensinar tudo sobre esse assunto!

Uma assessoria de marketing é o mesmo que agência?

Essa é uma dúvida comum no mercado. Afinal, dentro do nicho de empresas que trabalham prestando serviços de marketing digital, o termo “agência” se popularizou e acabou sendo generalizado.

Entretanto, é preciso identificar as diferenças entre assessoria de marketing e agência de marketing. Assim, explicando o porquê do mercado de agência já não ser a única opção para as empresas que querem crescer de verdade.

O que faz uma agência de marketing?

Atualmente, as agências de marketing estão no meio do caminho entre as produtoras de conteúdo e as antigas agências de publicidade. Geralmente, as agências trabalham com serviços de marketing e produção de sites. Ou seja, com algo mais operacional.

Na prática, este tipo de empresa atua como uma agenciadora de mídias. Presta o serviço de inserir a sua empresa nas mídias, porém, nem sempre esse serviço é tão personalizado quanto parece.

Além disso, é comum que as agências trabalhem com determinadas plataformas fixas. Serviços de e-commerce, automação de marketing e atendimento ao cliente, até empresas terceiras para produção de materiais impressos.

Assim, no geral, pacotes fechados de marketing são ofertados pelas agências, com uma determinada quantidade de publicações nas mídias sociais. E, por vezes, alguns serviços adicionais, adjacentes.

Entretanto, os pacotes fechados nem sempre se adéquam às necessidades do cliente. Portanto, o serviço acaba sendo engessado.

Quer saber mais? Entenda melhor o que é e como funciona uma agência de marketing

O que é uma assessoria de marketing?

O papel da assessoria de marketing, acima de tudo, é gerar resultados para os clientes através do marketing digital. Além disso, não existe comissionamento ou parcerias exclusivas com determinadas plataformas.

O papel do assessor será diagnosticar o seu negócio, o mercado em que está inserido e identificar as melhores soluções.

Assim como a agência, a assessoria também faz a execução de campanhas, porém, em um conceito mais estratégico, planejado e focado em resultados. O assessor se torna quase um sócio, preocupado em fazer a sua empresa crescer.

Importante: não existe trabalho de marketing terceirizado, sem a participação da própria empresa, que funcione e dê resultados de verdade.

O marketing é um setor que não pode se desvincular da empresa. A participação de pessoas-chave é essencial para o acompanhamento das ações e para as tomadas de decisão nas estratégias.

Em suma, a assessoria de marketing trabalhará como um setor de inteligência para executar as campanhas de marketing do seu negócio. Ou seja, trabalhando em conjunto com a sua empresa para obter resultados.

Quer saber mais? Entenda o que faz uma assessoria de marketing digital na prática!

Por que contratar uma assessoria de marketing?

A operação de marketing é complexa e exige pessoas realmente qualificadas para este trabalho. A assessoria de marketing atua como um setor dentro da sua empresa, entretanto, com um custo muito menor do que uma equipe inteira.

Proximidade com o cliente e entendimento do negócio

Pelo compromisso com o aumento das vendas e com o desempenho do negócio do cliente, o desafio de uma assessoria de marketing é maior. O trabalho é muito mais profundo. Por este motivo, para a parceria funcionar, a consultoria precisa estar muito mais próxima do cliente. Precisa entender muito mais sobre o nicho e o mercado do cliente.

A assessoria de marketing, antes de começar um projeto, precisa fazer uma pesquisa minuciosa sobre concorrentes. Ou seja, analisar o momento de mercado daquele nicho, ter dados sobre faturamento e desempenhos de campanhas anteriores do seu cliente.

É preciso que haja uma pesquisa até da região geográfica em que atua aquela empresa. Afinal, uma assessoria de marketing precisa, de fato, entender o cliente. É só assim que ela entenderá o que precisa fazer em campanhas de marketing para que aquele negócio cresça e se desenvolva. 

A proximidade com o cliente é uma das bases para o projeto funcionar.

A assessoria de marketing é uma aliada, uma parceira que caminha lado a lado para o crescimento do negócio. Atua como uma sócia.

O aumento do faturamento de um cliente é o sucesso do trabalho em conjunto. O papel da assessoria vai bastante além do cumprimento de tarefas de marketing

Foco no sucesso do cliente

Não fica difícil, então, entender que o sucesso do cliente é a prioridade absoluta de uma assessoria de marketing. O trabalho da assessoria e do cliente está integrado. Portanto, a assessoria deve fazer com que todos os pontos de interação com o cliente sejam eficientes.

O cliente deve se sentir seguro, deve saber que está lidando com especialistas, por ser grande a confiança que ele deposita na assessoria. Ou seja, a contratada não pode dar margem para amadorismo. Por estar em uma posição tão estratégica junto aos seus clientes, falhas repetidas e não corrigidas resultam na perda daquele cliente, no churn. 

A relação entre cliente e assessoria é algo sensível. Por isso, é obrigação de uma boa assessoria de marketing trabalhar para que essa relação seja saudável e 100% benéfica para o cliente.

Uma assessoria de marketing tem padrões e metodologias que se mostraram eficientes ao longo do tempo e que podem ser aplicados para diferentes clientes. Mas é essencial que haja um tratamento personalizado, específico para cada cliente, devido à infinita diversidade que existe entre empresas, entre nichos.

A assessoria de marketing enxerga cada cliente como único e sabe que o que funciona para um pode não funcionar para o outro.

Marketing como ciência

Você deve estar pensando: “Nossa, mas é muito grande a responsabilidade que uma assessoria de marketing assume, hein?” E você está certo.

No trabalho de assessoria de marketing, não há espaço para enrolação, para subjetividade ou para vaidade. É tudo muito prático. É tudo mensurável. Ou vende, ou não vende. Simples assim (simples, mas difícil!).

É claro, cada projeto tem seu tempo de maturação. O começo dos resultados depende da maturidade digital de cada cliente. É um erro acreditar que os resultados virão da noite para o dia.

O acompanhamento de métricas e acompanhamento de resultados é tudo para a assessoria. É preciso que se tenha uma rotina eterna de testes e aferição de resultados.

O que não funciona é tomado como aprendizado e melhorado, considerando aquilo que funciona. E, para enfatizar mais uma vez, funcionar significa vender.

Uma assessoria de marketing rejeita a visão de que o marketing é uma arte subjetiva ou um tema de interpretação. Não, o marketing deve ser trabalhado como uma ciência exata e mensurável. Uma ferramenta extremamente importante para o crescimento de um negócio.

O marketing como ciência também traz segurança para o cliente. Assim ele saberá exatamente e em números se o seu investimento está sendo bem efetuado ou não.

Se os resultados apresentados não o satisfazem, ele sai do projeto. O importante é que todas as informações sejam transparentes, livremente compartilhadas e baseadas em dados.

Excelência dos profissionais

Este foco absoluto em resultado e vendas gera um efeito positivo para as assessorias de marketing e seus clientes. Afinal, só os melhores profissionais se mantêm trabalhando no projeto.

Não é difícil entender o porquê. Quando o marketing é percebido como ciência, só há espaço para profissionais que dão resultado. Só irão permanecer os profissionais cujas ações são transformadas em aumento de desempenho, em aumento de vendas.

O foco de uma assessoria não é ter um juízo de valor se algo é feio ou bonito, se é muito ou pouco. E se uma arte feia vender mais do que uma bonita? Se uma campanha dá resultado, então ela funciona. Ponto.

Aqui na V4, nosso lema é “o nosso negócio é vender o seu”. E é exatamente isso que uma assessoria de marketing faz: utilizar todos os artifícios do marketing digital para fazer a sua empresa crescer.

Outro ponto é que, geralmente, as agências trabalham com mensalidades fixas. Já uma assessoria trabalha com custos baseados nos seus resultados, como um verdadeiro sócio do seu negócio.

Se as ações executadas não surtirem efeito e os resultados forem baixos, a empresa de assessoria também perde. Afinal, ela está ali para te entregar resultados, não por uma mensalidade.

Especialistas no assunto

Geralmente, uma empresa de assessoria possui know how em todas as áreas do marketing. Desde o diagnóstico da empresa até a análise dos resultados. Dessa forma, tudo o que a sua empresa precisa para obter resultados será entregue.

Em um trabalho de assessoria, você trabalhará 4 pilares que transformarão o seu negócio e possibilita a escalada nas suas vendas: tráfego, engajamento, conversão e retenção. Ou como preferimos chamar, o Método V4.

Solução personalizada para as necessidades do seu negócio

Ao invés de sugerir parcerias já formadas com determinadas plataformas ou canais de mídia, a assessoria de marketing promoverá ações personalizadas. Mas como? Utilizando as soluções que mais se encaixam para o seu negócio.

Para isso, são realizados estudos de persona, mercado, entre outros. Estes são realizados durante o trabalho e visam identificar, também, os melhores canais e as melhores soluções para obter resultados expressivos. Logicamente, através de estratégias do marketing digital.

Quais atividades a assessoria de marketing te entrega?

Basicamente, na prática, quase tudo que uma agência de marketing faz, a assessoria também faz. Ou seja, no operacional, também executará ações como a criação de landing pages, criação de artes para peças gráficas e campanhas, por exemplo.

Todo material diretamente ligado à venda é produzido pelos profissionais da assessoria. Também há o serviço de escritas persuasivas para anúncios e outros veículos, o chamado copywriting.

Assessorias também sobem campanhas publicitárias em plataformas como o Google, Facebook, LinkedIn, Pinterest, Twitter, TikTok. E para isso conta com profissionais com toda a expertise para otimizar essas campanhas.

Qual o grande diferencial de uma assessoria de marketing?

Mas o grande diferencial das assessorias, em comparação com as agências, são os serviços estratégicos.

A assessoria têm diversos profissionais encarregados de pensar em estratégias de marketing para aumentar as vendas. Isso inclui, por exemplo, pensar no formato da campanha, definir em quais plataformas elas serão veiculadas, por quanto tempo ela rodará, etc.

A V4 Company, por exemplo, implementa todo o processo de vendas pela internet de seus clientes. Ou seja, desde a implementação de um CRM, treinamento para a utilização do mesmo, até treinamentos de vendas. 

Este profissional é proativo, ou seja, ele não espera que o cliente passe para ele o que tem que ser feito.  O profissional sabe que ele é o expert. Assim, ele tem o dever de elaborar e propor ações de marketing focada em resultados. 

Pela proximidade que a assessoria de marketing tem do seu cliente e pelo entendimento adquirido sobre negócios como um todo, ela sabe que a vida de empresário é intensa e cheia de desafios

É óbvio, para a parceria dar certo, é essencial que o cliente participe ativamente, é um trabalho a quatro mãos. Mas os profissionais da assessoria de marketing sabem que quem está à frente de uma empresa e contrata a assessoria, busca soluções.

Cada empresa de assessoria trabalha de uma forma, fornecendo serviços diferentes para os clientes. Entretanto, as ações que fazem parte do núcleo do marketing digital são uma constante.

Estudos e diagnósticos

Antes de sair executando campanhas, é necessário entender como a sua empresa está situada no mercado. Ou seja, saber quem são as suas personas (se não estiverem definidas) e como os seus concorrentes estão atuando.

Dessa forma, os próximos passos terão um embasamento maior para manter a competitividade. E assim, atingir as pessoas certas e trazer o retorno para o investimento que for definido.

Inteligência de marketing

O serviço de inteligência envolve o planejamento, o monitoramento e a análise de resultados. Avaliando todas as ações, os efeitos do que está sendo executado e as definições para os próximos passos.

Este é o ponto mais importante de qualquer estratégia na assessoria de marketing. Afinal, o marketing digital é uma ciência baseada em dados e planejamento, sem estes fatores, o resultado se torna mais difícil.

Tráfego

Toda e qualquer campanha de marketing precisa alcançar pessoas e gerar tráfego para os seus canais de mídia ou de venda. Afinal, assim como no mercado físico, se ninguém passa pela sua marca, você não vende.

O trabalho de tráfego utilizará as mídias pagas e orgânicas para gerar público para as suas campanhas. Dessa forma, novos leads serão gerados e as vendas terão maior probabilidade de aumentarem o seu volume.

Engajamento

Quando você  consegue conquistar uma audiência, você  precisa fazer com que esse público se apaixone pelo que você  tem para oferecer. Por isso, é necessário desenvolver diversas estratégias para engajar seu público.

Nessa frente, a produção de conteúdo será essencial. Por isso é importante estar alinhado com o conceito de marketing de conteúdo e também com o uso de diversas redes sociais.

Conversão

O objetivo principal de grande parte das campanhas de marketing digital é a venda. Ou seja, transformar o visitante em cliente. A assessoria atuará ativamente junto aos canais de venda para potencializar as conversões.

Se esta etapa não acontecer, todo o trabalho corre o risco de falhar. Portanto, é fundamental que o setor de vendas esteja funcionando e os leads que chegam estejam na qualidade ideal para serem convertidos.

Nesse momento, é indispensável contar com um time de Inside Sales!

Retenção

Melhor do que vender, é vender mais. Diversos estudos já provaram que vender para clientes que já estão na carteira é cerca de 50% mais barato. Por isso, a assessoria de marketing dedicará parte dos esforços para a retenção.

Aumentar o tempo de vida de um cliente é importante e torna o seu negócio cada vez mais saudável. Despender menos recursos para vender quer dizer otimizar o tempo e o dinheiro.

Fica ainda mais fácil converter os clientes e ainda sobram recursos para serem utilizados em outras áreas no setor de vendas ou nas próprias ações de marketing.

Como saber se a assessoria de marketing é a melhor opção?

Atualmente, no livre mercado existem diversas empresas de assessoria de marketing. Dessa forma, as empresas encontram dificuldades em escolher a opção mais adequada para o negócio.

Por esse motivo, pesquisar antes de fechar negócio é importante, alem disso é importante prestar atenção em outros fatores.

Como falamos é importante pesquisar, assim, mostraremos os principais pontos a se considerar antes de contratar uma assessoria de marketing.

Estabeleça seus objetivos

Não faz sentido buscar uma assessoria de marketing sem ter os objetivos do negócio definidos. Portanto, é importante primeiro olhar para o interior da empresa e conferir quais são os objetivos de marketing da sua empresa.

Entendendo as dores e expectativas do negócio, a procura pela assessoria sera facilitada, já que você saberá os serviços necessários e quanto tempo é preciso para conquistar as metas.

Um exemplo de escolher bem os objetivo antes de contratar uma assessoria é um dos cases de sucesso

No case, falamos sobre a ELG Screen. Uma empresa que nasceu para vender telas de notebooks, mas que teve que mudar seus objetivos para continuar crescendo com o avanço da tecnologia.

Dessa forma, ter um objetivo definido, ajudou a marca procurar a assessoria e obter um faturamento 10 vezes maior do que os anteriores.

Pesquise sobre a assessoria

Considerar o tempo de mercado da marca é importante para fazer uma boa escolha, alem disso, é importante considerar a reputação. Estar presente nas mídias, premiações, bom rate no reclame aqui, por exemplo, são alguns indicadores de que a marca tem nome no mercado.

Alem disso, uma assessoria com parceiros de sucesso que tem certificados de grandes organizações — como o Google, Reclame Aqui, Great Place To Work — apresentam um nível alto de confiabilidade  e mais chances de oferecer um bom serviço.

Acompanhe as mídias 

Observar o comportamento das redes sociais marca é importante para conferir se a empresa tem boa atuação no digital, e conferir se oque é oferecido pela empresa é praticado no próprio negócio.

Alguns questionamentos que podem ser feitos ao acompanhar as mídias:

  • Como é a atividade nas redes sociais e outros canais de comunicação?
  • O site é otimizado para todos os dispositivos?
  • O blog tem bons conteúdos?
  • Há um bom relacionamento nas redes sociais?

Em um dos nossos cases, falamos sobre um dos nossos clientes que descobriu a V4 Company através das redes sociais. A empresa Zhaz Soluções acompanhou nossas redes sociais, e entendeu que a assessoria de marketing fazia sentido para marca.

Converse com clientes

Quando buscamos comprar alguma coisa no mercado online, é recomendável conferir as avaliações, para garantir que não caia em golpe e certificar que o produto é bom.

Essa estratégia se aplica também no mundo dos negócios. Assim, procurar por clientes que já passaram pela assessoria de marketing é importante para entender como é o atendimento e tirar algumas dúvidas sobre o serviço.

Por este motivo, a V4 Company, tem uma página somente para isso. No qual tem cases mostrando as experiências, dúvidas e faturamento dos nossos clientes.

Assessoria de marketing em diferentes mercados

Agora que conhecemos sobre uma assessoria de marketing, você deve estar se perguntando em que tipo de mercado se encaixa. 

Esse serviço pode ser contratado por qualquer empresa, por ter a flexibilidade de se encaixar em qualquer negócio. Assim, trouxemos 2 exemplos de nicho de mercado onde a assessoria foi um projeto bem-sucedido.

Assessoria de marketing para Inside Sale

A Lugano Chocolates, cliente V4 desde 2019, é um bom exemplo de inside sales. A marca costumava vender em média duas franquias por mês, mas bateu um recorde de 25 vendas em junho 2022 com a assessoria de marketing.

Esse aumentou representou um faturamento de 3,88 milhões  — resultado contado somente a taxa de franquia–, através do processo de inside sales.

Assessoria de marketing para E-commerce

Um exemplo de que pode ser usado no mercado B2C, é o case da Makeer. Uma empresa focada em vender e oferecer soluções para churrasqueiras.

A Makeer encontrou um problema no mercado: falta de churrasqueira de qualidade. Apesar do CEO querer vender, não sabia como efetuar isso através do e-commerce. Dessa forma, procurou a assessoria de marketing para poder vender mais através digital.

Assim, uma empresa que faturava 80 mil ao mês, conseguiu, com ajuda da assessoria, faturou 500 mil reais apenas com o site.

Assessoria de marketing para Varejo

A Lojas Lebes é uma rede varejista gaúcha, com mais de 60 anos de mercado e presente em mais de 160 municípios. A empresa era muito acostumada com a venda no formato PDV, mas que buscou a assessoria de marketing para alavancar as vendas, tanto física com online.

Apesar de na época estarmos passando por uma pandemia, a varejista encontrou uma solução: vender mais. A empresa chegou a essa conclusão, por um simples motivo, ninguém estava comprando presencial, mas o nível de compradores não parava de crescer.

Dessa forma, buscou ajuda para vender mais seus produtos. O resultado fala por si, a empresa conseguiu passar 160% de sua meta durante uma pandemia, assim mostrando a eficiência de uma boa assessoria.

Quer entender como a Lojas Lebes atingiu faturou durante a pandemia? Então confira nosso conteúdo: Como a V4 ajudou a Lebes a bater 160% da meta de vendas

V4 Company como a solução em marketing digital

De acordo com o que o mercado digital atual pede, a assessoria de marketing é a melhor opção para qualquer tipo de negócio. Principalmente por entregar soluções que vão além da criação de campanhas.

Com uma assessoria, o seu negócio ganha uma espécie de sócio. Ou seja, profissionais que estão o tempo todo pensando nas melhores formas de entregar resultados significativos e que gerem retorno para o seu investimento.

Assim, você pode aumentar suas vendas com o método que vem transformando o marketing digital. Quer saber como? Confira o vídeo abaixo e entenda porque somos a maior assessoria de marketing digital do Brasil.

logo v4 company blog