Antônio Gargioni
24 de maio de 2018
Estou prestes a fechar um contrato amanhã com um cliente que ainda não tem lucro e seu dono está no vermelho, estou pensando em cobrar dois mil… Vocês acham que o preço é muito alto? Se sim, o que sugerem? – Luis Santana
Então, uma coisa muito importante é conhecer bem o seu cliente, pois se esse cliente for uma unidade recente e está em periodo de ascensão, muitas vezes o custo do serviço pode ser natural. Porém se essa unidade fosse quebrada, e você tivesse de entrar em uma dinamica de discutir custos, pode ser uma armadilha, pois marketeiro não faz milagres.
Porém se esse cliente estiver entrando no mercado importante entender o quanto seu cliente fatura, pois deve ser avaliada a questão de que ele pode acabar contratando outra agência ou terceirizado que pode não trazer tantos resultados quanto ele precisa para impulsionar o negócio dele. O importante é criar lastro, um motivo para convence-lo de contratar o seu serviço! Mostrar que o serviço tem um motivo, pois o investimento dele visa resultado. O cliente sempre visa sempre pagar o mínimo possível – com toda razão – porém isso pode acarretar em problemas a longo prazo, pois normalmente quanto menor o valor pago pelo serviço, menor o valor visto em seu serviço.
Não necessariamente que todo prestador de serviço é uma pequena empresa, existe por exemplo a Fedex que é uma gigante no mercado e é uma prestadora de serviços. Porém, se você quer entender como dar os primeiros passos, confira nossas lives de como Vender Serviços de Marketing Digital e Como Criar Uma Agência de Marketing Digital. Lá vamos te explicar como começamos a V4, pois nós começamos nossa empresa focando em pequenas empresas. Boas ações que podem ser tomadas no início é prospectar, focar nos resultados, lembrar que empresas de pequeno porte precisam de resultado em curto prazo.
Lembrando que muito o que envolve varejo e PDV, então possivelmente deve-se pensar em um cenário que o cenário geográfico é limitado, se a equipe de vendas dessa unidade é eficiente, se é necessário gerar visitação… E sejam quais forem as soluções é importante vislumbrar um segmento.
Um de nossos primeiros clientes foi a loja VisaCon, onde temos um artigo que explica bem sobre o assunto. Enfim, como uma estética é um PDV que presta serviços, é necessário lembrar que ela não terá escala geográfica muito ampla, dentro desta dinâmica, existe maneiras de aumentar o tráfego no ponto de vendas? Como podemos compartilhar com esse cliente praticas de gerar conteúdo?
Explorar provas sociais é muito importante para negócios desse tipo, pois compartilhando essas experiencias, faz com que novos clientes sejam atraídos para o ponto. Campanhas de impressão dentro de raio geográfico especifico são extremamente necessário para alcançar o público alvo.
Neste caso, Sugerimos o uso de FacebookAds, fazendo uso de estratégias do tipo: Member Get Member, onde uma pessoa que frequenta o local, se voltar com um amigo, ambos ganham benefícios, como serviços grátis, produtos específicos, etc. Compartilhar imagens do espaço e como a dinâmica funciona dentro desse negócio, como no que ele tem foco ou a especialidade do serviço. Vale lembrar também que deve-se principalmente criar campanhas que gerem conversação. Hoje no FacebookAds nós temos estratégias que fazem com que o público interaja com nós.
Com essas pequenas estratégias, é possivel ganhar grande parte do publico necessário. Pois o maior potencial da maior parte dos serviços está nos clientes recorrentes, e quanto mais o cliente conseguir usar a retenção, maior será a robustez desse negócio.