As 10 melhores plataformas de e-commerce: crie sua loja virtual

Para quem deseja trabalhar com vendas na internet, é essencial conhecer mais sobre as plataformas de e-commerce. Afinal, é por meio dele que vários tipos de compras são realizadas diariamente, atendendo todos os tipos de clientes. 

Logo, para quem tem um negócio e quer ampliar seu alcance na internet, por meio de vendas, é necessário investir em um bom marketing digital e contar com uma plataforma de e-commerce de qualidade. 

Não é à toa que o e-commerce teve uma alta de 72% no seu faturamento em 2021. Ao longo do conteúdo, você pode entender mais sobre essa forma de atuação e conferir dicas de plataformas para colocar sua loja na rede. 

O que é um e-commerce?

Para compreender o que é o e-commerce, podemos começar pela tradução desse termo, que significa comércio eletrônico. Ou seja, estamos falando de um site que permite todo o processo de compra e venda de produtos. 

Sendo assim, não é qualquer tipo de site que pode ser e-commerce. É preciso que haja uma estrutura ideal para facilitar o contato com o que está à venda, a oferta de produtos e todas as etapas do consumo de forma prática. 

Logo, nessas plataformas de vendas online, os clientes podem encontrar uma infinidade de produtos em um ambiente adequado. Com isso, todo o contexto digital tende a facilitar esse atendimento ao cliente e a oferta de produtos adequados. 

É por isso que essa é uma forma prática de chegar até os clientes desejados, uma vez que eles podem ter total comodidade em realizar compras. Mas claro, para isso é preciso ir além de uma loja virtual, contando também com uma boa estratégia de logística. 

Porque sua empresa deve ter uma plataforma de e-commerce?

Além de entender mais sobre o e-commerce e o que ele é, estamos em um momento em que ele pode ser muito útil para vários tipos de empresas. Afinal de contas, essa é uma nova forma de alcançar novos clientes e expandir a marca. 

Por meio do e-commerce, uma única empresa aumenta suas chances de atender pessoas espalhadas por todo o país. Com isso, fica ainda mais fácil encontrar novos públicos, mostrar os produtos para outras pessoas, sem limites geográficos. 

Inclusive, o e-commerce não precisa estar restrito ao horário comercial e esses mesmos clientes podem consumir em horários variados. Essa também é uma forma de alcançar aquelas pessoas que possuem uma rotina diferente. 

Além disso, com um e-commerce personalizado, a marca conta com bom destaque, trabalhando sua própria identidade visual e também com total facilidade em construir campanhas próprias. 

Por meio dele também é possível centralizar as atividades que envolvem o processo de venda, desde a construção do espaço, definição de cada detalhe e até o atendimento final ao consumidor. 

Nesse sentido, temos um espaço que também permite autonomia para fazer uma boa gestão da marca, melhorando toda a reputação, tanto online quanto offline. Principalmente, porque é possível administrar as vendas online junto com as de uma loja física. 

E-commerce e marketplace: qual a diferença?

Ao falar sobre o e-commerce, também é preciso pontuar as diferenças entre ele o marketplace, apesar de serem parecidos, temos duas formas de venda online que se diferenciam em vários quesitos. 

Como explicamos, no e-commerce temos o espaço próprio de uma marca para comercializar seus produtos. Assim, existe um site todo personalizado, totalmente exclusivo e que permite à marca ter contato com todo o processo de compras dos clientes. 

Nesse sentido, há muito mais liberdade para a empresa decidir como deseja cada detalhe do ambiente online. E claro, a própria empresa terá um contato direto com seu público desde o momento das visitas até a compra de fato.

Logo, com a ajuda de uma assessoria de marketing, as chances de alcançar mais pessoas, chamar a atenção delas e convertê-las em vendas são maiores. Atualmente, existem várias marcas que já trabalham com o e-commerce, como é o caso da Melissa, Natura e outros.

Por outro lado, no marketplace há várias lojas reunidas em um só lugar, algo bem similar ao que vemos em shoppings. Ou seja, temos um espaço ideal para vendas, com toda a estrutura necessária para que os clientes concluam suas compras com eficiência. 

E ainda: Aprenda a criar seu e-commerce do ZERO!

No entanto, não estamos falando de um site próprio da marca, uma vez que ela precisa dividir esse ambiente com outros diversos comerciantes. Por isso, a plataforma de marketplace tem como função mediar o contato entre cliente e marca. 

Desse modo, é possível conseguir boa visibilidade, uma vez que plataformas como essa recebem muitas visitas. Contudo, o espaço não é só seu, existem concorrentes e limitações quanto a configuração do site. Assim, você encontra plataformas como o Mercado Livre e Elo7. 

As 11 melhores plataformas de e-commerce 

Após entender o que é o e-commerce e como ele pode ser interessante para quem quer ampliar as possibilidades de vendas, chegou a hora de conhecer algumas plataformas. Assim, fica ainda mais fácil gerenciar o espaço e mantê-lo do jeito que você deseja. 

Por isso, reunimos aqui as melhores plataformas de vendas online, por meio delas você poderá encontrar praticidade na hora de criar as páginas, fazer as edições e colocar seu site no ar. 

Agora, confira as cinco principais plataformas que separamos a seguir e outras cinco dicas bônus.

VTex

VTEX adquire duas startups e mantém plano de lançamento de novo produto |  TI INSIDE Online

A VTex é uma das plataformas disponíveis no mercado e que oferecem uma infraestrutura completa para que as empresas cadastrem seus produtos e realizem as vendas. 

Logo, o comerciante tem a possibilidade de focar na parte comercial, sem dores de cabeça com a parte técnica. Inclusive, essa é uma plataforma que está presente em mais de 28 países e atende mais de 1.500 empresas. 

Ao mesmo tempo, ela oferece um processo de compra rápido e intuitivo, ideal para tornar a vida do cliente mais simples. E da mesma forma, há a integração com outros serviços que podem ajudar a aumentar vendas. 

Loja Integrada 

Loja Integrada - Saiba Tudo Sobre a Plataforma de E-commerce

A Loja Integrada também é uma opção entre as plataformas para a criação e gestão de lojas online. Inclusive, ela é uma boa opção para pequenas empresas e conta com vários tipos de planos, sendo eles acessíveis. 

Para começar, os usuários podem ter acesso a um sistema bem prático e com designs prontos para serem usados. Ainda há uma loja de aplicativos para instalar funções extras e indicações de empresas que podem ajudar em cada tipo de negócio. 

Outro ponto interessante é que a plataforma oferece vídeos com várias dicas de como vender mais na internet, informações sobre o mercado e outros. Ao mesmo tempo, há uma comunidade para a troca de experiências entre os lojistas. 

Shopify

Shopify vale a pena? Entenda como funciona para criar lojas online |  E-commerce | TechTudo

A Shopify é uma plataforma de e-commerce que nasceu no Canadá e está presente em mais de 170 países, atualmente. Dessa forma, ela oferece toda a estrutura necessária para seus usuários gerenciarem seus negócios. 

Logo, existe a possibilidade de personalização de vários detalhes para o negócio, desde o layout do site, domínio, gestão de estoque, organização dos produtos, otimização para mecanismos de busca e outros. 

Ao mesmo tempo, com um aplicativo próprio os usuários poderão ter ainda mais facilidade para contatar clientes, verificar se há melhorias necessárias, conferir o processamento de pedidos e mais. 

Tray

Marketing e Promoções - Recursos da Plataforma Tray

A Tray oferece uma opção completa para quem quer vender na internet, uma vez que ela oferece desde layout atrativos para o e-commerce, como boas formas de gerenciamento. Inclusive, vale lembrar que ela também conta com a integração em marketplaces. 

Desse modo, os usuários encontram uma estrutura já pronta e que possui um painel intuitivo para facilitar o uso no dia a dia. Ao mesmo tempo, com layouts que podem ser editados, mas que possuem temas atrativos. 

A plataforma também ajuda na conexão com as redes sociais que ajudam na divulgação, na parte de logística e integração úteis. Logo, é possível trabalhar com e-mail marketing, comparadores de preços e outros. 

UCommerce

uCommerce - Preço, avaliações e classificação - Capterra Brasil 2022

Na UCommerce, você pode encontrar uma série de serviços disponíveis e as soluções para loja virtual é uma delas. Por isso, ela reúne várias opções que podem facilitar o processo de cada usuário na hora de vender online. 

Para começar, a plataforma é toda customizável e com vários plugins que ajudam a entregar boas performances. Ao mesmo tempo, a empresa pode encontrar dicas úteis para divulgação do site, o que pode colaborar com o aumento do tráfego

Nesse sentido, vale pontuar que existem outros tipos de plugins que podem ser adicionados de acordo com a necessidade do usuário.

Plataformas de E-commerce Bônus!

Magento

WooCommerce ou Magento: qual a melhor plataforma? - Agência de  Desenvolvimento de Sites | Zafarie - Sites, E-commerce e Marketing Digital.

O Magento também é uma plataforma popular de e-commerce, mas saiba que ele é mais voltado para empresas maiores, oferecendo o máximo de flexibilidade. Por isso, ela pode demandar mais conhecimentos do usuário. 

Apesar de contar com muitas funcionalidades, nem sempre é algo fácil de ser usado, por isso uma experiência com programação e afins pode ser interessante para ter uma experiência melhor. 

Mas claro, nela você encontra integração com várias formas de pagamento, suporte com várias moedas, com muitos temas e plugins disponíveis. 

Nuvemshop

Crie a sua loja com a melhor plataforma do Brasil | Nuvemshop

Já a Nuvemshop é uma plataforma ideal para pequenas e médias empresas que desejam atuar com o e-commerce, assim como para grandes marcas. Você não precisa saber como montar uma loja virtual, uma vez que a plataforma facilita todo o processo. 

Por exemplo, ela conta com vários layouts disponíveis para customização, funções próprias para criar promoções, banners, opção de buscas inteligentes e outros. E claro, também oferece estabilidade para evitar falhas no dia a dia. 

Inclusive, é possível integrar a plataforma com outros canais de venda. Também é possível contar com um aplicativo próprio para dispositivos móveis, como celulares e tablets. 

AbanteCart

AbanteCart - Preço, avaliações e classificação - Capterra Brasil 2022

Por meio da AbanteCart também fica ainda mais fácil manter um e-commerce. Essa é uma plataforma muito fácil para novos comerciantes, uma vez que com apenas dois passos é possível adicionar novos produtos. 

Do mesmo modo, em cada etapa do processo, você pode contar com dicas úteis do próprio sistema. Inclusive, há muitas opções de suportes para temas e extensões que ajudam a personalizar ainda mais a loja. 

Portanto, no sistema os usuários encontram suporte para plugins e temas, funções de SEO já integradas. Além, claro, de todo um painel de controle já intuitivo. 

Drupal

Drupal 7 - Mais fácil e mais poderoso do que nunca | Drupal.org

Já com a Drupal, é necessário que o usuário tenha facilidade em lidar com todo o sistema em inglês, uma vez que o sistema não conta com uma versão traduzida. Mas claro, a plataforma conta com uma infraestrutura completa para oferecer uma boa experiência. 

Dessa forma, saiba que o sistema da marca conta com modelos de interfaces e páginas para os produtos, inclusive, com opções completas de pagamento. Assim como, ferramentas que auxiliam na parte de marketing e divulgação. 

Outra parte interessante, que pode ajudar na gestão de tráfego, é justamente as ferramentas de análises que possibilitam o acesso a vários dados relevantes. 

Wix

Criar Site Grátis | Como Criar um Site Grátis | Wix.com

Além de criar sites do mais variados tipos, a plataforma Wix também oferece a possibilidade de atuar com e-commerce. Sendo assim, fica bem fácil criar sua própria loja virtual, gerenciar todos os detalhes e começar as vendas. 

Por isso, a própria plataforma disponibiliza formas práticas para colocar tudo em funcionamento. Após fazer o cadastro, o usuário pode escolher o melhor template, personalizar de acordo com a marca e escolher um domínio. 

Ao mesmo tempo, na própria plataforma é possível obter informações importantes em um painel de análise da loja, gerenciar os pagamentos e também atender os pedidos. 

PrestaShop

Magento ou PrestaShop: Qual é a Melhor Plataforma Para Loja Virtual?

A PrestaShop também é uma plataforma que oferece o máximo de facilidade para seus usuários, assim, ela possui um visual atraente e uma boa estrutura. Logo, fica bem fácil gerenciar os produtos, formas de pagamento e mais. 

Há também opções de plugins e temas variados, o sistema de análises de dados e configurações avançadas para gerenciar os produtos. Assim, é possível personalizar toda a experiência de compra para atrair clientes.  

O que uma boa plataforma de e-commerce precisa ter? O que é essencial?

Na hora de escolher uma boa plataforma para começar seu e-commerce, é preciso que você analise alguns pontos importantes que vão oferecer uma experiência melhor. Para começar, é bom que a plataforma tenha opções de gerenciamento. 

E claro, deve contar também com formas de processamento de pagamentos e análises de dados. Ao mesmo tempo, categorização de produtos pode ser bem útil para organização do site, principalmente para quem vende mais de um tipo de produto. 

Nesse sentido, também vale a pena contar com um sistema que permite personalizar as páginas de cada produto, de acordo com as necessidades. Assim como podem ser úteis funcionalidades que ajudam a definir descontos e promoções atrativas para os clientes. 

Vai montar um e-commerce? Entenda o que é obrigatório!

Ou seja, em plataformas que seja possível deixar seu e-commerce do jeito que você deseja e que ofereça um ambiente adequado para os clientes são bem positivas. 

Conclusão

Depois de todas essas informações, você já entende o que é o e-commerce e conhece algumas plataformas disponíveis para quem quer colocar o negócio online. 

Mas claro, mesmo com sistemas completos e intuitivos, ainda é preciso dedicação para que tudo funcione. Sendo assim, é essencial que você continue aprendendo mais sobre o e-commerce e as funcionalidades mais interessantes. 

Ao mesmo tempo, para crescer o seu negócio online, conhecer mais sobre o marketing digital é algo essencial. Por isso, a V4 pode lhe ajudar com todos os conteúdos especializados de uma Assessoria de Marketing. 

Confira mais nossos conteúdos e saiba mais sobre a empresa para contratar os melhores serviços e potencializar sua presença na internet. 

Deixe seu Comentário

email marketing v4 company

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos posts diretamente em seu email

email marketing v4 company

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos posts diretamente em seu email