Live commerce: Tendências de E-commerce para 2022

O live commerce é uma estratégia de marketing digital que usa da interação proporcionada por lives em streamings de vídeo para propiciar e alavancar vendas. A tendência consiste em um “comércio ao vivo”, em que o vendedor promove produtos, serviços e todo o ecossistema de e-commerce.

Esse é mais um dos conceitos pertencentes à nossa série de ferramentas que estão em alta para vender mais em e-commerces em 2022. Lembrando que já falamos sobre vendas omnichannel, voice commerce, inteligência artificial, realidade aumentada e o Metaverso.

Mas será que essa tendência faz sentido para meu e-commerce? Vamos responder essa e outras perguntas que te ajudarão a entender como vender mais usando o Live Commerce

Para começar… o que é o live commerce de fato? 

Como já abordamos de forma resumida: o live commerce consiste no uso de streamings com vídeos “ao vivo” para vender um produto ou serviço. 

E qual o grande diferencial dessa tendência? A interação proporcionada pela transmissão ao vivo. Ela possibilita que vendedor e consumidor tenham uma maior proximidade, engajamento e, consequentemente, maior conversão.

Assim, são usados diferentes métodos de venda, como os gatilhos de escassez e urgência, por exemplo. Estes são feitos por personalidades que, além da venda, buscam entreter e instruir o espectador a comprar corretamente os produtos ofertados. 

E quando a tendência chegou ao Brasil?

Antes de dizer para quem a tendência pode ser uma estratégia efetiva, vale entender quem foi que popularizou a ideia. Assim, mesmo sendo uma ferramenta em alta para 2022, o Live Commerce surgiu em 2014, na China

No país de origem já existem mais de 1.000 sites de streaming ao vivo. Em 2019, por exemplo, no Dia dos Solteiros – uma das maiores datas do ano para o comércio do país – os vendedores do gigante Alibaba atingiram quase US$ 3 bilhões em vendas com a modalidade.

Mas foi só em 2020, durante a pandemia de COVID-19 que o Live Commerce explodiu de fato no Brasil. Afinal, com a quarentena, o comércio precisou de alternativas para se reinventar.

Dessa forma, o Grupo Soma foi o grande destaque no início da tendência no país. Nas transmissões, apresentadores e influenciadores discutiram e experimentaram as peças das lojas. Estas podiam ser compradas por meio de uma aba ao lado do vídeo.

Além disso, as lives ofereciam descontos e peças exclusivas para os espectadores da transmissão. E, com isso, resultou na movimentação de mais de R$3 milhões nas quatro primeiras lives

A partir disso, outras empresas começaram a fazer uso da tendência, como a Americanas, por exemplo. 

Mas quem pode usar o live commerce? 

Por conta da facilidade de acesso a aplicativos de streamings de vídeo, atualmente qualquer pessoa pode fazer uso dessa estratégia de venda. Entretanto, é necessário ter um processo bem estruturado para que ele seja de fato efetivo.

Mas como assim? Se você possui um e-commerce é mais fácil direcionar os espectadores para sua página de vendas através da live. Contudo, sem um site de vendas, é necessário encontrar formas de tornar o live commerce um facilitador para o consumidor. 

Assim, qualquer pessoa pode fazer uso da ferramenta para vendas. Porém, é importante que os produtos ofertados estejam alinhados com a tendência de mercado, facilitando todo o processo de compra e fazendo-o realmente eficaz. 

Como inserir a tendência na minha estratégia de marketing?

Como toda estratégia de marketing digital, é preciso de um planejamento para fazer com que o live commerce seja efetivo para suas vendas. Ou seja, não é apenas começar a fazer transmissões ao vivo para conseguir vender mais. 

Para isso, o ideal é contar com profissionais de marketing que ajudem nesse planejamento. Assim, é possível traçar uma estratégia baseada na sua realidade e, além disso, entender quais resultados esperar.

Entenda o que é uma assessoria de marketing digital e porque você precisa de uma para aumentar suas vendas. 

A partir disso, você consegue entender melhor como executar lives que convertam em vendas, quando fazer e como captar seu público para elas. 

Quais as vantagens e desvantagens do live commerce? 

Bom, já entendemos que a principal vantagem, quando a estratégia é bem executada, é o aumento na venda do seu e-commerce. Mas vale entender que essas vantagens vão além dessas vendas, e ainda, que existem desvantagens em certos casos. 

Vantagens do live commerce

Antes de apontar as vantagens, é interessante trazer alguns números que justifiquem elas. Assim, quando falamos de vendas e vídeo, um levantamento da Wyzowl, temos as seguintes considerações: 

  • 96% dos usuários assistem um vídeo de explicação para entender melhor sobre um produto ou serviço;
  • 84% dizem que se sentem convencidas a comprar um produto após assistir um vídeo da marca;
  • 66% afirmam que preferem se informar sobre um produto por meio de vídeo.

Dessa forma, conseguimos entender que investir em estratégias de divulgação em vídeo é focar na preferência da maioria dos consumidores apontados pela pesquisa. Ou seja, mais uma vantagem é estar trabalhando em plataformas que estão em alta e atendem as preferências do público. 

Além disso, uma outra vantagem é a possibilidade de usar outras tendências alinhadas com o live commerce. Afinal, estamos falando de um novo meio de comunicação com seu consumidor. A estratégia a partir daí, pode seguir o que for mais relevante para atingir sua persona. 

Desvantagens do live commerce

Agora, ao tratar das desvantagens do live commerce, podemos apontar uma principal: a dificuldade de produção.

Primeiramente, desafios técnicos: produzir uma live pode ser algo complexo e envolve diversas tecnologias. Além de exigir uma equipe robusta para prepará-la, com profissionais de marketing, criativos, etc.

Por consequência, o live commerce pode significar um investimento alto. Mas apesar disso, como mostram os diversos exemplos que citamos aqui, vem sendo uma modalidade promissora quando executada corretamente. 

Live commerce pela maior assessoria de marketing do Brasil

live-commerce-v4-company

Mas e aí, você conseguiu entender o que é e por que o live commerce é uma das principais tendências para 2022? De uma forma resumida, se você busca investir em estratégias de marketing digital que estão em alta no seu e-commerce, esta é uma a se considerar. 

Entretanto, será que essa é a tendência ideal para você? Essa é uma pergunta que a V4 Company pode te ajudar a entender melhor. Afinal, somos a maior assessoria de marketing digital do Brasil, com mais de 200 escritórios espalhados pelo país e mais de 5000 mil projetos executados

Quer saber como? Entre em contato com o nosso time de vendas e entenda o que você precisa fazer para vender mais com o live commerce. 

Deixe seu Comentário

email marketing v4 company

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos posts diretamente em seu email