Comprar Seguidores Funciona? VERDADE NUA E CRUA

O sonho de grande parte dos empresários é chegar no seu perfil do Instagram e visualizar uma grande quantidade de seguidores. Afinal, possuir um “perfil grande” é algo que gera satisfação pessoal, não é?

Para atingir este patamar, muitos empresários optam pela estratégia de comprar seguidores. Porém, será que isso realmente funciona? Em que a compra de seguidores influencia na sua página do Instagram?

Basicamente, burlar as técnicas de aquisição convencional de seguidores é um ato sedutor, já que existem muitas ferramentas que oferecem esse serviço por valores extremamente baixos.

Desta forma, um empresário que está em busca de angariar mais pessoas para a sua página e que não possui paciência suficiente para esperar um crescimento natural, começa a considerar esta hipótese e, inclusive, pesquisar sobre isso.

Se você chegou até aqui e está pensando em comprar seguidores para a sua página do Instagram, leia este conteúdo até o final e garanta que você conseguiu compreender a mensagem deste post antes de finalizar a sua compra.

O que leva uma empresa a pensar em comprar seguidores?

O trabalho de crescimento no mundo do marketing digital é algo que exige esforço, persistência e, por muitas vezes, paciência de empresários e profissionais de marketing.

Isso porque não existe sucesso consistente no mercado digital sem um esforço contínuo e um trabalho duradouro. Qualquer tipo de ganho repentino e milagroso deve ser analisado com desconfiança.

No entanto, a verdade é que muitas pessoas não estão dispostas a despender tempo e esforço para buscar adquirir audiência da forma convencional: atraindo pessoas por conta do conteúdo produzido.

Isso as faz buscar alternativas mais “fáceis” e que gerem “resultados” mais rápidos. Naturalmente, as plataformas de compra de seguidores passam a se tornar uma hipótese.

Há alguns anos, as ferramentas prometiam um crescimento maior em menos tempo, porém, com o aprimoramento constante do algoritmo do Instagram, a forma como essas plataformas se vendem mudou.

Hoje, a estratégia para burlar a detecção do Instagram de prática ilícita está um pouco mais refinada e estes softwares costumam entregar o pacote de seguidores contratado em um período mais longo de tempo.

Entretanto, nada muda o fato de que comprar seguidores é colocar pessoas dentro da sua página à força, fazendo algo que não é o fluxo natural.

Quais são as consequências para quem compra seguidores?

Antes de entrar no mérito se vale a pena ou não com relação aos resultados propriamente ditos que os seguidores comprados podem entregar para a sua marca, é preciso falar sobre os riscos que essa prática envolve.

Como citamos anteriormente, a compra de seguidores é uma prática ilícita, que vai contra as políticas de usuários do Instagram. Dessa forma, qualquer usuário que comprar seguidores está sujeito a punições.

Punições estas que podem variar de acordo com a detecção do algoritmo e da forma como a gestão do Instagram entende ser a mais adequada.

Em casos mais brandos, as punições podem envolver a limitação de entrega das publicações, fazendo com que o engajamento caia drasticamente e a conta tenha o seu potencial de crescimento cortado de forma significante.

Além disso, restrições de publicação também podem ser aplicadas, fazendo com que a conta seja impedida de fazer publicações com descrição, de comentar em publicações e até de postar stories.

Por fim, no caso de punições mais graves, a sua conta pode ser excluída do Instagram, fazendo com que uma nova tenha que ser criada.

Vale lembrar que não estamos falando de resultado das ações de marketing. Estamos apenas colocando em pauta as penalidades que o Instagram pode impor pelo descumprimento das políticas do usuário.

Comprar seguidores funciona?

Agora, além das possíveis punições, vamos analisar qual o impacto gerado nos resultados por quem decide comprar seguidores. Neste caso, vamos falar sobre a efetividade das ações de marketing na prática.

Com isso, vamos considerar que a compra foi efetivada e nenhuma punição foi realizada pelo Instagram, que seria o melhor dos casos depois de uma compra de seguidores.

Seguidores sem conexão

O primeiro ponto que você precisa considerar é que as pessoas adquiridas pela compra de seguidores não possuem qualquer conexão com a sua marca. Isso as torna extremamente distantes e com baixa possibilidade de engajamento.

Se a possibilidade de engajamento é baixa, você já pode imaginar quais são as chances de um seguidor comprado adquirir um produto comercializado pela sua empresa, correto?

Por mais que o pacote adquirido seja de “seguidores reais”, o ato da compra é fruto de conexão e relacionamento, fatores que estes novos adeptos na sua página não possuem de forma alguma.

Possível perda em um curto período de tempo

Considerando que os seguidores comprados não passaram a seguir a sua página por conta do conteúdo que a sua empresa produz, existe a real possibilidade de ele deixar de seguir em pouco tempo.

Isso acontece porque nem sempre aquela pessoa gostará do que a sua empresa publica. Isso é um comportamento natural, onde a pessoa deixa de seguir aquilo que não a interessa.

Dessa forma, a compra de seguidores não entrega a menor garantia de que estas pessoas continuarão seguindo o seu negócio.

Métricas de vaidade só fazem bem para o ego

Se você visualizar duas páginas de empresas, uma com 10 mil seguidores e a outra com 1500, o que isso muda para você? Analisando somente o número de seguidores, o que isso muda para os negócios em questão?

Efetivamente, a quantidade de seguidores não altera em nada os resultados que o Instagram pode gerar para uma empresa. Isso acontece porque o engajamento do público é muito mais importante.

De nada adianta uma página com 10 mil seguidores que não possui a menor conexão com a sua audiência. Pelo contrário, muitos seguidores com baixo engajamento é ainda pior para a sua página.

Com base no desempenho das suas postagens, o Instagram pode mostrar para mais ou menos pessoas. Logo, se o seu público não consome o seu conteúdo, o a performance da sua página só tende a cair.

Seguidores não compram pão e não pagam boletos

Essa é uma máxima já conhecida dentro do mundo do marketing, mas que não perde a sua relevância e deve se manter em alta durante muito tempo.

Essa é uma afirmação muito verdadeira: seguidores não geram renda para o seu negócio de forma direta. Você só consegue transformar seguidores em clientes se conseguir gerar conexão e engajamento com os mesmos.

Logo, se você precisa de conexão e engajamento pra gerar vendas, de que adianta comprar seguidores, se eles não terão o mínimo desses aspectos que são fundamentais?

Deixe de lado as métricas de vaidade e passe a considerar os dados que realmente importam, como a quantidade de vendas que a sua página gerou, ou de leads qualificados para o seu time comercial.

A partir daí a mídia social passará a ser um canal de captação de clientes propriamente dito. Se apenas as métricas fúteis forem analisadas, as chances de se obter sucesso serão muito reduzidas.

Bônus: o que fazer para ganhar seguidores de verdade?

Se comprar seguidores não funciona, o seu negócio precisa partir para os métodos convencionais, onde se cria conteúdo de qualidade em troca de engajamento e conexão com o público-alvo.

Para ganhar seguidores de forma orgânica, que é quando a pessoa decide seguir a sua página de forma espontânea por conta do conteúdo produzido, você precisará de dedicação e persistência.

Para isso, será fundamental que você comece a considerar os seguintes fatores:

  • Gerar conteúdo de real relevância para a audiência;
  • Criar consistência na publicação dos conteúdos, com rotinas semanais ininterruptas;
  • Diversificar os conteúdos com o objetivo de gerar engajamento com o público e captar a sua atenção;
  • Utilizar promoções pagas de conteúdos para alcançar novas pessoas e potencializar o crescimento da página.

Executando essas práticas de forma correta e com muita constância, certamente o seu negócio tende a ganhar seguidores a curto, médio e longo prazo.

Naturalmente, outros aspectos influenciam diretamente no tamanho da sua página, afinal, uma padaria de uma cidade pequena dificilmente atingirá a casa dos milhões de seguidores.

No entanto, é preciso entender que, para aquele negócio, ter milhões de seguidores não é o foco principal. O objetivo é atingir as pessoas certas, que possuem chance de comprar os produtos da sua empresa.

Conclusão

Como já era de se esperar, comprar seguidores é uma prática utilizada por pessoas que não compreendem o que é, de fato, fazer marketing e buscar resultados reais.

Naturalmente, adquirir adeptos para a sua página de forma ilícita não é algo que deve ser praticado por qualquer negócio que leve o marketing a sério.

Se você já comprou seguidores ou conhece alguém que está pensando em fazer isso, compartilhe esse conteúdo. Quanto mais pessoas tiverem essa consciência, melhor será o universo de empresas dentro do Instagram.

Se você gostou deste conteúdo ou se você já vivenciou uma experiência de compra de seguidores, deixe aqui nos comentários para que possamos conhecer mais histórias e complementar esse debate.

V4 Company

Potencialize suas vendas com o método que vem transformando o marketing digital. Saiba mais sobre como a V4 Company pode ajudar o seu negócio. CLIQUE AQUI!

Deixe seu Comentário

email marketing v4 company

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos posts diretamente em seu email

email marketing v4 company

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos posts diretamente em seu email