Assessor de marketing: o profissional para o novo mercado

O marketing digital é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Para gerir esta área de uma empresa, a presença de um assessor de marketing é fundamental. Afinal, esse é o profissional que auxilia nos processos de comunicação e publicidade de uma marca.

Quem busca estar por dentro de o que é marketing digital sabe que é uma área muito abrangente. Entretanto, cada vez mais ascendente. Sendo assim, abre-se uma lacuna no mercado para profissionais que desejam se especializar e tornar-se um assessor de marketing.

Assim, como em qualquer outra área, é preciso se destacar. Para isso, é necessário entender o que é um assessor de marketing, quais as frentes que atua e quais são suas tarefas. Continue lendo esse texto para entender melhor. 

O que é um assessor de marketing 

O marketing é uma área que cresce cada dia mais, então nada mais natural do que investir nesse serviço para aprimorar um negócio. Mas afinal, o que é um assessor de marketing? Esse profissional é quem garante que a imagem de uma empresa esteja alinhada com os interesses dos clientes.

Além disso, é ele quem vai criar e colocar em prática, estratégias de marketing que possam melhorar o desempenho do seu negócio. Assim, com base em conhecimentos de marketing e comunicação interna, o assessor também tem a função de alinhar a imagem da sua empresa com a necessidade dos clientes, consolidando a sua marca.

O que faz um assessor de marketing

Para garantir os resultados desejados, o assessor de marketing tem muito trabalho pela frente. Entretanto, tudo começa na organização desse profissional e das suas principais funções. Para nós da V4, um assessor de marketing é o responsável por pensar estratégicamente e executar ações que resultam em seu negócio vender mais.

Comunicação interna e externa

O assessor de marketing precisa conhecer bem o chão onde ele está pisand. Ou seja, conhecer o negócio em que ele vai atuar. Isso inclui medidas de comunicação interna dentro da própria empresa, organizando eventos, campanhas promocionais focadas na satisfação do cliente. Além disso, ele também organiza eventos internos, como reuniões de motivação de colaboradores e confraternizações da empresa.

Análise de mercado

Outro aspecto essencial da atividade do assessor é entender o mercado que ele precisa atuar. Assim, a partir de uma análise de mercado e muitos estudos baseados nos conhecimentos de marketing, começando pelo mapeamento da empresa, estudo de persona e como os concorrentes atuam.

Inteligência de marketing

Depois de estudar tudo sobre o mercado e a empresa, chega o momento de executar todas as estratégias. Dessa forma, o assessor se torna responsável pelo monitoramento de resultados e feedbacks para entender se as estratégias tiveram o efeito esperado. 

Imagem

A identidade visual da empresa é muito importante, pois é a partir dela que os clientes podem começar a identificar o seu negócio diante dos demais. Assim, quem pode ajudar nessas escolhas é o assistente de marketing. Ficando responsável por tudo que está relacionado a parte visual e gráfica, como banners de apresentação, cartões de visita 

Em quais frentes atua o assessor de marketing?

Como podemos perceber, é uma área muito abrangente. São muitas as possibilidades e frentes de atuação de um assessor de marketing. Além de ser responsável pela comunicação interna e externa, fazer análise de mercado, cuidar da inteligência de marketing e da identidade visual, o assessor de marketing pode atuar em outras áreas. 

Prestar suporte em eventos internos e externos, captar imagens e materiais visuais, ser responsável pela manutenção dos conteúdos de um site e/ou blog da empresa e acompanhamento constante da relação entre empresa e cliente, estão na lista de áreas de atuação de um assessor de marketing. 

Como se destacar sendo assessor de marketing?

Em qualquer área do mercado de trabalho, especialmente em agência de marketing, para se tornar um bom profissional e ter acesso a novas oportunidades, é necessário se destacar no meio. Ser um assessor de marketing por si só já é um ponto de destaque, pois significa que você tem as qualidades necessárias para tomar frente do processo de comunicação de uma empresa. 

No quadro A Verdade Nua e Crua, do canal da V4 Company no Youtube, Daniel Grudzinski, sócio da V4, fala que “a pessoa que vai gerir as estratégias de marketing de uma empresa tem que ser como um cientista: primeiro tem que observar, problematizar, criar uma hipótese de solução do problema, realizar essa hipótese e coletar os resultados”. 

O que isso significa? Como o próprio Daniel fala, o assessor tem que ser um cientista do marketing. Sabemos que um cientista é um profissional qualificado, que está sempre investindo em sua própria formação, que desconfia, levanta hipóteses e coloca a mão na massa. São esses os princípios que quem quer se tornar um assessor de marketing precisa carregar em mente. 

Um assessor de marketing tem que ser um profissional resiliente, bem articulado, analítico, que saiba entender muito bem o cenário que se apresenta no negócio em que esse profissional vai atuar e que tenha muita bagagem de conhecimento da área. 

Seja um profissional bem formado

Você confiaria em um médico que não cursou a faculdade de medicina? A resposta é óbvia, pelo bem de qualquer pessoa, ninguém marcaria uma consulta. Assim como neste exemplo, ninguém contrata um assessor de marketing que não tenha conhecimento na área. 

É importante lembrar, como vimos no início deste texto, que marketing digital é uma área ampla, com diversas frentes de atuação. Por esse motivo, um profissional de marketing pode trabalhar em apenas um setor (como social media, por exemplo) ou em mais de um segmento. É interessante ter conhecimento geral de todas as áreas, afinal, elas estão todas ligadas, mas no que você deseja ser especialista?

As atribuições necessárias para ser um profissional do marketing, passam, necessariamente, pela formação. Quando pensamos nessa palavra, já surge em nosso imaginário a cena de uma sala de aula, anos de graduação e todo o esforço que uma universidade exige. 

Acontece que, em uma área tão volátil como a do marketing, a formação deve ser constante, justamente pelas mudanças rápidas que o mundo digital sofre. Então quando falamos que é preciso formação, não necessariamente é uma graduação acadêmica, mas a busca constante por novos conhecimentos e o aperfeiçoamento das habilidades já adquiridas. 

Faça cursos

O mundo digital nos abriu infinitas possibilidades de adquirir conhecimento. Seja em um tutorial em vídeo no YouTube ou em um podcast, as plataformas oferecem cada vez mais conteúdos sobre muitas áreas de atuação. 

Foi nesse meio que o marketing digital surgiu e também onde ele tomou seu impulso para se tornar fundamental para o sucesso de qualquer negócio. E é nesse ambiente que você pode estudar sobre marketing de forma cada vez mais aprofundada. 

O conhecimento está a um clique de você, por isso use a internet a seu favor. Pesquise cursos da área de marketing, escolha o assunto que você tem maior interesse e compatibilidade e comece a fazê-los. Muitas plataformas oferecem cursos gratuitos, que avançam de níveis básicos até níveis mais avançados.

É claro que se tornar um assessor de marketing passa pela experiência, mas ter uma base de conhecimento sólida e aprofundada é um passo inicial para uma carreira de sucesso como assessor. 

Seja um especialista

Quem está procurando por um profissional de marketing está em busca de alguém confiável, que passe para a empresa a segurança de que eles podem contar para executar o projeto da melhor maneira, seguindo todas as estratégias pré estabelecidas. 

Um assessor de marketing precisa ser uma referência, a pessoa que, quando mencionada em uma conversa, vai deixar todos tranquilos, pois sabe que o projeto está em boas mãos. 

Dener LippertCEO da V4 Company – fala que, para se destacar como profissional, é preciso, “em primeiro momento, buscar ser a pessoa mais fluente no assunto possível, no método, nos processos”. Ele ainda complementa: “não é preciso ser necessariamente o mais rápido possível, mas tem que ser a pessoa mais fluente. Isso vai tornar [o profissional] raro, escasso, relevante e singular”.

De que forma é possível se tornar referência na área? Sendo um especialista! Por isso, um bom assessor de marketing vai se dedicar ao máximo para conhecer de forma profunda todos os processos da área em uma empresa.

Com essa visão geral do negócio e dominando todos é possível se tornar uma referência e se destacar como assessor de marketing.

Assessor de marketing V4 Company

O mercado já entendeu que investir em marketing não é mais apenas uma tendência, e sim uma necessidade para obter o sucesso do negócio. Ninguém hoje pensa em uma empresa sem imaginar que ela tem um setor responsável pelo marketing. 

É nesse contexto que o assessor de marketing da V4 Company se destaca. Agora que já entendemos o que é um assessor, o que ele faz e como pode se destacar como profissional, precisamos entender como se tornar um assessor de marketing. 

Como ser um assessor de marketing V4 Company?

A V4, durante o processo de expansão de suas franquias, percebeu que havia um espaço a ser preenchido nesses processos. Foi nesse contexto que se percebeu que faltava um profissional com as qualificações necessárias e completas para gerenciar as estratégias de marketing do negócio neste processo. 

Pensando nisso, a V4 criou um curso para formar estes profissionais. Aqui, você pode se perguntar se não era mais fácil apenas contratar um profissional que já estava disponível no mercado, certo? 

É verdade que existem muitos profissionais excelentes espalhados por todos os cantos, mas um assessor de marketing da V4 é um profissional com uma formação a mais, em um dos cursos mais completos sobre marketing digital

Se tornando um assessor de marketing da V4 Company, você adquire conhecimento nos mais diversos e importantes segmentos do marketing digital. E, além disso, se torna um especialista em marketing. 

São muitas as possibilidades. Com base nas melhores estratégias utilizadas dentro da V4 com seus clientes, você vai aprender tudo sobre estratégia, análise, os processos e segmentos de marketing. 

A V4 é uma assessoria que está em constante evolução, em busca das melhores ferramentas, dos melhores profissionais e, claro, fazemos tudo com excelência. Dessa forma, é possível alcançar resultados muito positivos. 

No curso para se tornar um assessor de marketing da V4, você vai aprender com especialistas e profissionais com muita experiência de mercado e bagagem de conhecimento. Além de, claro, vivenciar todo o dia a dia de uma grande agência de marketing. 

Torne-se o profissional que o mercado precisa

Com o mercado cada dia mais exigente, que necessita de profissionais diferenciados e que tem o entendimento do que o marketing digital pode fazer por uma empresa, é fundamental se manter qualificado. 

Um assessor de marketing precisa ter hard skills e soft skills. 

As hard skills são o que dão destaque ao profissional no mercado. Ter conhecimento teórico e técnico, é o que faz o assessor se tornar um especialista. Quando falamos acima sobre como se destacar sendo um assessor de marketing, estávamos falando sobre ter as hard skills necessárias.

Já as soft skills são habilidades comuns de muitos profissionais: resiliência, olhar analítico, paciente e capacidade de entender contextos e situações. As soft skills são adquiridas no dia a dia do trabalho, onde cada situação deve servir para obter um novo conhecimento. 

Ao tornar-se um assessor de marketing V4 Company, o profissional já se destaca no mercado, pois tem a garantia de que passou por um processo de aprendizagem completo, que vai desde o conhecimento teórico, até a prática. 

Para além disso, a V4 é uma assessoria de marketing, ou seja, traz um planejamento para seus clientes focado em resultados. Para isso, realiza serviços que vão desde gerenciar mídias até campanhas de marketing com um setor de inteligência muito bem preparado. 

Pensando nisso, uma das maiores vantagens de se tornar um assessor de marketing da V4 Company, é ter a certeza de que, ao terminar o curso, você já estará inserido no mercado de trabalho deste segmento. Isso acontece pois o curso já prepara você para desenvolver as habilidades necessárias e moldá-lo de acordo com o que a V4 considera fundamental para um profissional de marketing que quer ser referência em sua área de atuação.

Deixe seu Comentário