Como Aumentar as Vendas de Lojas de Roupas

Os negócios locais foram totalmente revolucionados nos últimos anos. Com isso, é claro que as lojas de roupas não ficaram de fora, já que tiveram que atuar perante muitos imprevistos para manter o seu funcionamento.

Dessa forma, além de surgir a necessidade e ampliar a quantidade de canais de atendimento, o grande desafio foi aumentar as vendas de lojas de roupas mesmo sob medidas restritivas de funcionamento, por exemplo.

Para boa parte do mercado, a pandemia foi sinônimo de caos, já que o comércio se obrigou a fechar as suas portas e o faturamento dos estabelecimentos foi reduzido a zero, ou perto disso.

Entretanto, algumas alternativas para a retomada das vendas se tornaram evidentes, principalmente o meio digital como um canal de aquisição de compradores.

Em 2020, essa transição para o digital foi quase que forçada. Os negócios que não aderiram às mídias on-line enfrentaram muitas dificuldades. Mas será que ainda é possível aumentar as vendas por meio do mercado digital?

A resposta é sim! Mas, para isso, você precisará realizar ações estratégicas e captar o público consumidor de forma assertiva, tornando a sua empresa um destaque na região em que atua.

Neste artigo, separei as principais diretrizes que fundamentarão a sua estratégia de marketing e possibilitarão o aumento de vendas na sua loja de roupas.

Como Aumentar as Vendas de Lojas de Roupas

Entenda o comportamento do consumidor

Se antes de março de 2020, os canais digitais ganhavam força e já demonstravam um importante crescimento, com a pandemia esses números explodiram e as mídias on-line se tornaram necessárias.

O comprador, que antes poderia acessar as lojas físicas e ter um contato direto com vendedores e produtos, já não poderiam mais realizar este tipo de ação.

Todas as necessidades de aquisição precisaram ser atendidas através da internet, fazendo com que o foco fosse transportado diretamente para os canais digitais.

Mas, você pode estar se perguntando: o que isso tem a ver com aumentar as vendas de lojas de roupas? Basicamente, tudo!

Novos hábitos de consumo

Para vender mais, você precisará se adaptar aos novos hábitos de consumo das pessoas. Alguns costumes foram transformados e você pode se atentar a algumas características básicas:

  • A exigência por experiências positivas aumentou;
  • O contato físico com pessoas e produtos não é mais obrigatório;
  • A comodidade adquirida durante a pandemia deverá ser mantida;
  • O omnichannel é uma realidade;
  • A decisão está, cada vez mais, na mão do consumidor.

Entender esses novos hábitos é um pré-requisito se você quer realmente vender mais. A partir disso, você pode começar a colocar em prática algumas ações estratégicas relacionadas ao marketing do seu negócio.

Apesar de este artigo ter como foco principal a entrega de algumas orientações sobre essas estratégias, é fundamental que você entenda o cenário em que os clientes estão inseridos para escalar os seus resultados.

Utilizando o marketing para aumentar as vendas de lojas de roupas

Chegou o momento de entrar na parte que você está ansioso para ver: a minha visão sobre o que é importante para o seu negócio quando o objetivo é aumentar as vendas de lojas de roupas.

É interessante que você entenda que a V4 já atendeu diversos negócios locais deste nicho, tendo um caso de sucesso muito interessante na cidade de Fortaleza, Ceará, onde os resultados foram impressionantes.

Após o início da pandemia, este cliente atingiu uma marca de R$ 920 mil de faturamento por meio das estratégias desenvolvidas em conjunto com a equipe de partners da V4 que prestam serviço à loja.

Portanto, vou trazer aqui algumas das estratégias utilizadas por esse cliente que transformaram os resultados e que podem ser muito úteis para você e para o seu estabelecimento.

Analise os canais em que a sua empresa já atua

Olhar para o que já está sendo executado antes de qualquer mudança é importante, afinal, oportunidades de crescimento podem ser encontradas, exigindo uma curva de transformação ainda menor.

No caso do nosso cliente, por exemplo, identificamos que as vendas por Whatsapp já aconteciam e davam certo. Um, dos nossos trabalhos, por exemplo, foi potencializar este canal e direcionar os clientes para lá.

Todavia, o Whatsapp não é uma constante. Em algumas empresas, ele será o grande agente do crescimento, mas para o seu negócio pode ser o Instagram, o Telegram ou qualquer outro meio já utilizado pela sua equipe.

O mais importante é identificar quais canais já geram oportunidades e quais não entregam tanto resultado. Essa análise embasará o início do trabalho e poderá trazer resultados mais rápidos e em maior volume.

Proporcione uma experiência integrada aos clientes

Com as atividades de loja física retomadas, é interessante integrar a experiência do cliente, possibilitando contatos tanto presenciais quanto digitais e que o levarão de forma ágil e integrada para a compra.

Um exemplo disso é a Magalu, por exemplo, que permite que os clientes comprem no site e retirem na loja, ou visualizem o produto na loja física e finalizem o processo de compra em casa.

Unificar a experiência é um trabalho do que chamamos de omnichannel, uma tendência que traz para o mercado a pluralidade de canais, porém, com uma experiência unificada para o cliente.

Em suma, você atuará em diversas pontas, visando ampliar as formas de captação de consumidores, porém, entregará uma experiência única para quem está do outro lado.

Aproveite as sazonalidades

Apesar de parecer algo batido e que já é realizado pelo mercado como um todo, potencializar campanhas de dia dos pais, das mães, dos namorados, entre outros, é uma estratégia muito importante.

Se você quer aumentar as vendas de lojas de roupas, precisa aproveitar os momentos em que as pessoas compram mais presentes. Do contrário, seus concorrentes dominarão facilmente o mercado.

Sobre isso, uma estratégia bacana utilizada pelo nosso cliente de Fortaleza foi no dia dos namorados, onde os anúncios de roupas masculinas foram direcionados com maior foco para mulheres e vice-versa.

Esse tipo de ação potencializou a venda dos produtos em forma de presentes e ajudou no aumento das vendas como um todo para o estabelecimento.

Os anúncios são uma necessidade

Crescer no mercado digital sem anúncios é uma tarefa muito difícil. Muitas vezes, ela é quase impossível, já que os canais digitais estão se fechando cada vez mais para o orgânico e se abrindo ainda mais para o pago.

Empresas que buscam atingir mais pessoas, adquirir mais clientes e escalar os seus resultados precisam muito dos anúncios. As ferramentas pagas serão as principais responsáveis pelo atingimento de novos consumidores.

No entanto, é preciso utilizar estes anúncios de forma estratégica, tendo em vista que o Google Ads ou o Facebook Ads não são plataformas que trabalham sozinhas, elas precisam ser operadas de forma inteligente.

Por isso, você pode trabalhar com alguns macetes que podem agilizar os resultados e direcionar as ferramentas para a aquisição de resultados de forma mais impactante. Confira:

Utilize o público que frequenta a sua loja ou as suas redondezas

Realizar anúncios para pessoas que visitaram o seu estabelecimento físico ou passaram pelos seus arredores recentemente é uma oportunidade muito interessante.

Rever a sua marca em um curto período de tempo gerará um efeito de lembrança importante, semelhante ao retargeting que é feito pelos e-commerces quando você visita a página de um produto.

Essa é uma estratégia para fixar ainda mais a sua marca na cabeça do cliente e fazê-lo lembrar da sua empresa primeiro quando uma necessidade relacionada ao seu nicho surgir.

Se mantenha testando sempre

Trabalhar com anúncios on-line e estratégias digitais exige testes constantes. Portanto, trabalhe com diferentes formatos, diferentes formas de abordagens, diferentes públicos e utilize o máximo do potencial dos testes.

Dessa forma, você conseguirá encontrar a comunicação que captará melhor a atenção dos clientes e poderá direcionar de forma mais assertiva os seus investimentos.

Comunicação clara e objetiva

Essa é uma tarefa importante, mas que é subestimada pela maioria dos lojistas de roupas quando estes querem aumentar as suas vendas.

Se o seu principal canal de vendas é o Whatsapp e você quer direcionar os clientes para lá, deixe claro na sua chamada que os clientes serão atendidos por vendedores no Whatsapp, por exemplo.

Dessa forma, a expectativa do cliente estará alinhada com a forma como você entregará o atendimento.

Mesmo que sutil, a frustração de um cliente que espera cair em um e-commerce e cai em um Whatsapp pode ser um diferencial para que ele seja perdido.

Metrificar e analisar resultados é fundamental

Por fim, não poderíamos deixar de abordar a necessidade que qualquer empresa possui de metrificar as suas ações e acompanhar de perto o que dá e o que não dá certo.

Mesmo que você não seja o responsável por manipular as ferramentas de marketing, aumentar as vendas da sua loja de roupas também é uma responsabilidade sua.

Portanto, mantenha-se próximo dos profissionais responsáveis pela execução das campanhas, contribua com ideias e analise os resultados. Dessa forma, os testes terão melhor efeito e as vendas ganharão muito potencial.

Conclusão

Assim como com outros nichos de mercado, aumentar as vendas de lojas de roupas se tornou um desafio interessante em uma realidade pós-pandemia.

O comportamento do consumidor é outro e, com isso, o lojista precisa se adaptar e responder rapidamente às novas necessidades e aos novos hábitos de quem está do outro lado da tela.

Mesmo com a concorrência mais alta e uma complexidade um pouco maior na atuação, essa transformação digital é uma grande oportunidade de crescimento para a maioria dos negócios.

Resta a você decidir se estará no lado que agirá rapidamente em prol do crescimento ou seguirá refém dos métodos tradicionais de venda que estão perdendo força com o tempo.

V4 Company

Quer saber como a V4 Consegue ajudar uma loja de roupas a vender mais? Clique Aqui

Deixe seu Comentário

email marketing v4 company

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos posts diretamente em seu email