Thiago Souza

Thiago Souza

16 de abril de 2020

Google Ads ou Facebook Ads? Como escolher o melhor para o seu negócio? | V4 TUTS

Facebook Ads ou Google Ads, qual deles você deve utilizar e qual a funcionalidade de cada uma das ferramentas na hora de criar as suas campanhas?

O primeiro ponto que levantamos aqui é que o Google e o Facebook possuem uma diferença crucial entre eles. Uma tem como propósito a intenção e a outra atenção.

Falando primeiramente sobre o Google, mais precisamente sobre o Google Search, este foca na intenção do usuário, ou seja, qual a intenção dele no momento em que está fazendo uma pesquisa na plataforma. Como por exemplo:

  • Comprar um produto;
  • Resolver um problema;
  • Aprender sobre algo.

Por outro lado, temos o Facebook. Esta sim é uma plataforma de mídia interruptiva, ou seja, enquanto o usuário está navegando pela sua linha do tempo ou feed de notícia, o mesmo será interrompido por um anúncio.

Por este motivo, concluímos que o Facebook é uma ferramenta de atenção. Ela precisa de alguma forma capturar a atenção do usuário para que ele converta dentro dos anúncios.

Outro ponto que podemos levantar é que o Facebook é uma mídia de desejo, enquanto o Google uma mídia de necessidade.

Níveis de consciência do consumidor dentro do Facebook e Google.

Todos os consumidores passam por 05 diferentes níveis de consciência até fazerem a compra, são eles:

  1. Inconsciente: o consumidor não sabe que ele tem um problema.
  2. Problema: sabe que tem um problema a ser resolvido.
  3. Solução: ela agora sabe que existem soluções e começa a busca-las.
  4. Produto: encontra um produto ou mais que solucione o seu problema.
  5. Vendedor: estado de decisão, de compra. De quem ele vai comprar o produto.

Trazendo estes níveis de consciência para o contexto das plataformas, podemos dizer que quando você tem níveis mais altos de consciência, você deve olhar para ferramentas do Google, como por exemplo, o Google Search. Já quando você tem de trabalhar níveis mais baixos desta jornada, você deve utilizar o Facebook como ferramenta.

É a partir deste entendimento, que você deve olhar para o objetivo do seu cliente. Ela está mais inclinada para campanhas de intenção ou de atenção? De necessidade ou desejo?

Quer um conselho? A verdade nua e crua é que ambas as plataformas devem ser complementares, na sua maioria você deve utilizar ambas as mídias, mas é claro, respeitando os objetivos e formatos que cada uma dispõe para aumentar ainda mais as suas taxas de conversão.

Quer entender mais sobre o assunto? No vídeo de hoje nosso Equity Partner and Project Analyst, Guilherme Lippert, irá mostrar quais as diferenças entre as ferramentas e falar sobre os níveis de consciência de consumo, que são de suma importância para o seu entendimento e também para a elaboração de novas campanhas.

Confira o vídeo completo clicando na imagem abaixo:

Veja também:

logo v4 company blog