Marketing Digital para Clínicas Odontológicas

Se, há algum tempo, fazer marketing para o nicho de saúde era um sinal negativo, atualmente a propaganda de consultórios odontológicos e clínicas de estética, por exemplo, se tornaram essenciais.

O mercado relacionado à saúde está em constante crescimento no Brasil, que já registra o maior número de dentistas no mundo e que forma uma grande quantidade de turmas nas universidades a cada semestre.

Com isso, surge a necessidade de se diferenciar do restante, gerar valor para os clientes e conquistar cada vez mais adeptos para o seu consultório. Sem dúvidas, o mercado digital se torna um canal com grande potencial.

Mas como fazer isso sem ser agressivo ou passar uma imagem comercial para os seus pacientes? Certamente, fazer marketing digital para clínicas odontológicas não é o mesmo do que para outros segmentos mais populares.

Se você está buscando alternativas para captar mais pacientes e tornar a sua clientela ainda mais apaixonada, este é o lugar certo. Entenda quais estratégias de marketing você pode utilizar para a sua clínica.

Marketing Digital para Clínicas Odontológicas

Não desrespeite o CFO

Antes de falar sobre qualquer estratégia, é fundamental que você tenha ciência que existem algumas diretrizes do Conselho Federal de Odontologia que regulamentam o marketing digital para clínicas odontológicas.

Dessa forma, você precisa ter a certeza que nenhuma dessas regras serão desrespeitadas, pois fazer isso pode colocar em risco a sua licença federal para atuar como um profissional da Odontologia.

Se você ainda não conhece essas diretrizes, confira:

  • Todo preço e qualquer forma de pagamento dos procedimentos realizados na clínica devem ser reportados ao paciente de forma pessoal e não-pública;
  • As estratégias de marketing não podem envolver tratamentos gratuitos como uma forma de captação de pacientes;
  • Todos os procedimentos realizados na clínica devem possuir comprovação científica;
  • Imagens de transformação, ou seja, antes e depois, populares na área de estética, são proibidas.

Dessa forma, você precisará utilizar a sua criatividade para realizar as melhores campanhas e captar uma audiência com potencial de conversão.

Estratégias de marketing digital para clínicas odontológicas

Cada vez mais, os canais estão se diversificando e a exigência da sua audiência estará cada vez maior. Tenha ciência de que outros players do seu mercado também estão iniciando seus investimentos na internet.

Portanto, chegou a hora de você utilizar o máximo do seu potencial para diferenciar o seu trabalho e entregar a melhor experiência para cada um dos seus clientes.

Trabalhe com experiências

Quando você transforma a vida das pessoas e trabalha em cima de vivências, resolvendo problemas de saúde bucais e, também, melhorando a estética dentária dos seus pacientes, pode utilizar isso como marketing.

Lembre-se que os seus clientes serão a sua principal vitrine. A cada foto que eles publicarem nas redes sociais com um belo sorriso representará o seu trabalho. Por isso, entregue a melhor experiência possível.

Cada vez mais, as pessoas estão tornando pública a sua rotina, os seus gostos e até mesmo os locais que frequenta, desde que estes representem momentos bons na sua vida.

Entender essa estratégia é fácil: você entrega uma experiência única para os seus clientes, eles tornarão o seu sentimento público e influenciarão mais pessoas a te procurar.

Amplie os seus canais de contato

O conceito de Omnichannel está cada vez mais em alta. Para o marketing digital para clínicas odontológicas não é diferente. Quanto mais canais os seus pacientes tiverem de contato, melhor.

Tirar uma ou outra dúvida no Whatsapp, estar presente nas mídias sociais, assim como possuir telefones e e-mails para contato são o básico. Além disso, um atendimento rápido e de qualidade é essencial.

Produza conteúdo em massa

Tanto para mídias sociais como para outros canais, como blogs, é essencial que você produza conteúdo visando agregar valor à sua clínica e te tornar referência no mercado.

Claro, todos os cuidados devem ser tomados com a privacidade do paciente, assim como as regras do Conselho Federal, no entanto, produzir conteúdo e mostrar que você realmente entende do seu trabalho é importante.

Hoje, com a popularização de outras mídias sociais, muitos profissionais estão criando conteúdo para o TikTok, ou ainda para o Instagram, no formato Reels, satirizando situações do dia a dia e entregando conteúdo relevante.

Em grande parte das vezes, os próprios pacientes farão o marketing para a sua clínica odontológica, compartilhando os conteúdos e mostrando para outras pessoas os procedimentos realizados.

Utilize o poder de influenciadores

Este é um mercado que tem crescido com muita força nos últimos anos, afinal, as pessoas tendem a confiar em outras pessoas. Afinal, você já se pegou olhando avaliações antes de comprar determinado produto ou serviço, não é?

Os influenciadores servem exatamente para isso, provar que o seu trabalho é de confiança e que mais pessoas devem procurar a sua clínica odontológica.

Por exemplo, que tal negociar com um(a) influenciador(a) digital da sua cidade para realizar o seu tratamento (caso seja necessário) na sua clínica e utilizar as suas mídias sociais para divulga-la?

Lembre-se que este conteúdo deve ser postado pelo influenciador, já que a clínica não poderá publicar conteúdos diretos sobre o tratamento, correndo o risco de ferir as diretrizes do CFO.

Geração de leads e mais conteúdo

Se as mídias sociais já são um canal de conteúdo para você, por que não trabalhar com mais canais? Pessoas que estejam interessadas em determinado procedimento certamente gostarão de receber conteúdos relacionados.

O e-mail seria um canal perfeito para você enviar informações, tirar dúvidas e melhorar ainda mais o relacionamento.

Quando chegar o momento de realmente colocar o procedimento em prática, o paciente buscará pelos profissionais que se tornaram referência durante o seu período de pesquisa.

Certamente, esse período fará total diferença no seu processo de tomada de decisão e você pode aproveitar a oportunidade ou deixar o seu paciente procurar outro profissional.

Erros a serem evitados na sua estratégia de marketing

Além de criar estratégias e amplificar os seus canais de atuação, que tal dar uma olhada nos principais erros que você pode estar cometendo e que podem prejudicar os resultados das suas campanhas?

Falar na linguagem do dentista, não do paciente

Esse é um erro clássico! Por conta do anseio de demonstrar profissionalismo e conhecimento máximo sobre os assuntos relacionados aos procedimentos, você pode acabar esquecendo que o paciente não entende os termos técnicos.

O paciente confiará mais no profissional que se comunicar de uma forma entendível, que facilite a compreensão até mesmo daquele que é mais leigo e mais ignorante de informações.

Foque em ser simples, porém com informações concisas. Isso fará com que você seja notado como um profissional acessível e, ao mesmo tempo, altamente capacitado para executar as suas funções.

Realizar ações de marketing esperando resultados imediatos

Todo e qualquer investimento em marketing deve ter um tempo de carência, para que dados possam ser coletados e as melhores decisões sejam tomadas. Ao mesmo tempo, é fundamental que um acompanhamento seja realizado.

Ao iniciar um trabalho com profissionais competentes, você deve trabalhar de forma transparente e alinhar as expectativas de acordo com o trabalho que será realizado.

O especialista conseguirá prever o tempo para que os resultados apareçam e, da mesma forma, deve deixar claro quais resultados devem ser esperados pela clínica.

Fazer marketing digital para clínicas odontológicas também funciona como em outros nichos, o início é marcado pelo investimento e pelo trabalho, para que as recompensas sejam colhidas posteriormente.

Abandonar as estratégias de marketing após resultados positivos

Se você iniciou o trabalho, realizou investimentos e eles trouxeram resultados, o ideal é manter o trabalho e, se possível atender à demanda, aumentar ainda mais os investimentos.

A tendência é que, ao encontrar o formato de comunicação ideal, os investimentos sejam intensificados para que os resultados escalem e ganhem um potencial ainda maior.

Não medir os resultados com clareza, de acordo com os objetivos

Este é um erro muito comum, onde o profissional odontológico mede os resultados sem alinhá-los com o objetivo do trabalho.

Procure separar o que é métrica de vaidade e o que é métrica alinhada com os objetivos do trabalho. Se você deseja captar mais pacientes, apegue-se a este indicador, não a outros como seguidores ou engajamento nas publicações.

Já se o seu objetivo é ampliar as mídias sociais, ganhar seguidores e aumentar o engajamento, alinhe as expectativas junto aos profissionais de marketing e direcione a sua produção de conteúdo para este fim.

Conclusão

Fazer marketing digital para clínicas odontológicas é um trabalho que exige cuidado, porém, que pode trazer frutos muito interessantes em forma de pacientes.

Isso porque este mercado ainda não está atuando com tanta força no mercado digital. Não são muitos os players que atuam como referência na internet, ainda mais por conta de as clínicas serem negócios locais.

Sem dúvidas, marketing digital para negócios locais é algo que possui grande potencial, já que possui menor concorrência e uma maior facilidade de falar na língua do público, de acordo com cada região e seus costumes.

Por fim, deixe nos comentários se você já teve alguma experiência com marketing digital para clínicas odontológicas, quais foram as suas experiências e o que realmente deu certo.

Prefere contratar uma Assessoria de Marketing?

Nós da V4 Company temos ampla experiência em estratégias de vendas para Clínicas Odontológicas. Quer saber mais? Clique aqui.

Deixe seu Comentário

email marketing v4 company

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos posts diretamente em seu email