O que é Rapport e como usá-lo em times de Inside Sales?

Para que a venda ocorra, a primeira coisa que o vendedor precisa fazer é quebrar o gelo com o cliente. Para isso, esse profissional pode usar diversas técnicas, e uma delas é o Rapport

Fazer Rapport, em situações de compra e venda, nada mais é do que estabelecer uma conexão com o cliente, ouvindo atentamente o que está sendo comunicado por ele, e identificando as principais dores e demandas. 

Apesar dessa habilidade ser bem conhecida no mundo dos negócios e em rotinas corporativas, a origem da técnica está na Psicologia. O termo Rapport vem do francês Rapporter,  que significa ‘’trazer de volta’’. 

Em outras palavras, fazer rapport significa criar uma relação de afinidade  e confiança com o outro, com o intuito de quebrar as barreiras e estabelecer uma comunicação mais leve e empática.

Em síntese, esse conhecimento pode fazer a diferença nas rotinas comerciais. Afinal, ninguém fecha um contrato sem pelo menos confiar na outra parte, não é mesmo? Por isso, nós da V4 Company, vamos te mostrar alguns pontos dessa técnica de vendas que acreditamos serem essenciais em nossa assessoria de marketing.

Afinal, o que é rapport?

Rapport é a habilidade de estabelecer relações com o outro, através de alguns comportamentos. Apesar de ser uma técnica bastante usada por vendedores, qualquer pessoa pode estabelecer o rapport com outra, seja em situações profissionais ou pessoais. 

Fazer rapport, no entanto, não tem nada a ver com manipulação, mentiras ou meia-verdades. As conexões realizadas através dessa técnica tem como premissa a autenticidade e a verdade. 

A importância da metodologia em vendas 

Confiança é um elemento muito importante nas relações humanas, assim como em negociações e situações de compra e venda. Por isso, estabelecer Rapport nessas situações é algo válido.

Cada vez mais os clientes buscam um produto antes de fazer a escolha por uma marca X ou Y. Entre os diversos fatores observados, a confiabilidade da marca é um deles. 

Além disso, o momento de compra precisa ser leve, para que o cliente sinta que está fazendo a escolha certa, e não apenas sendo forçado a adquirir algo por quem está apenas exercendo o seu trabalho, ou seja, o vendedor. 

Diante disso, o Rapport se apresenta como uma técnica capaz de trazer leveza tanto para o vendedor como para quem é cliente. Ao passo em que o vendedor estabelece essa relação de confiança, o consumidor pode vir a comprar mais de uma vez. 

Como aplicar a técnica em vendas?

Se um empreendimento aposta nas redes sociais e em estratégias de marketing digital, o rapport começa antes da conversa entre o vendedor e o cliente. Essa relação de confiança dá os primeiros passos no uso que a marca faz dessas ferramentas para apresentar os produtos e na forma como se relaciona com o público consumidor.

No contato entre o vendedor e o cliente, a aplicação do Rapport se dá ao passo que a negociação ocorre. Adotando alguns comportamentos, o profissional de vendas vai estar criando um espaço para que o consumidor se sinta seguro em fechar o negócio. 

Além disso, o rapport pode ser aplicado tanto em modelos Inside Sales como Outside Sales, apesar das especificidades de cada estratégia. 

Veja algumas práticas de Rapport que podem auxiliar o vendedor em Inside e Outside Sales. 

Rapport em Inside Sales 

Inside Sales é uma estratégia de vendas onde o vendedor conduz as negociações sem sair das dimensões físicas da empresa. Para isso, esse profissional usará de diversas ferramentas para entrar em contato com o cliente, como por exemplo: plataformas de videochamada, além do clássico telefone. 

Conheça as nossas dicas para estabelecer Rapport em vendas internas:

  • Pesquise quem é o cliente antes de entrar em contato 
  • Saiba escutar! Preste atenção no que a pessoa que está no outro lado da linha está falando
  • Adeque o seu tom de voz ao cliente
  • Trate o cliente pelo nome

Rapport em Outside Sales

Em uma estratégia Outside Sales, o contato entre o vendedor e o cliente acontece presencialmente. Dessa forma, todas as dicas citadas anteriormente seguem valendo, mas o vendedor precisará prestar atenção em mais alguns pontos. 

Veja as nossas dicas para estabelecer o Rapport no modelo Outside Sales: 

  • O olho no olho inspira confiança, por isso estabeleça um contato visual com o cliente. 
  • Preste atenção no que está sendo comunicado pelo prospect além da fala, como por exemplo o tom de voz, os gestos e a fisionomia.
  • Fique atento ao que você está comunicando, através do tom de voz e da linguagem corporal. 

A técnica de ouro do Rapport

Um dos mais populares métodos de fazer Rapport é através da técnica do espelhamento. Essa estratégia consiste em observar os comportamentos do outro e copiá-los, porém de uma forma natural.

Ao aplicar o espelhamento, você não precisa copiar todo e qualquer movimento ou expressões do cliente. A técnica pressupõe que esse processo seja feito de forma gradual, a partir de um gesto ou outro.

Imagine que o cliente no outro lado da linha fale em um tom de voz mais devagar e sem o uso de gírias. Segundo a técnica do espelho, para que a conexão aconteça o vendedor precisará adequar a sua maneira de falar. Assim, será possível estabelecer uma similaridade, logo uma confiança.

O rapport dentro do método V4 Company

Tráfego, engajamento, conversão e retenção são os quatro pilares da nossa metodologia que ajuda diversos negócios a vender mais pela internet. Mas o que o Método V4 tem a ver com rapport? Tudo! 

Como visto anteriormente, o rapport em situações de compra e venda diz respeito a criação de um relacionamento com o cliente. E para que você consiga vender para o maior número de pessoas possível, o maior número de vezes e pelo maior valor, é importante estabelecer uma relação de confiança com o cliente. 

Quer incorporar técnicas de Rapport na sua abordagem comercial? 

Conheça o nosso Playbook de Execução de Inside Sales e transforme o seu time de vendas internas em uma máquina de aquisição de clientes.

Quer ter acesso ao método que já auxiliou mais de três mil negócios a venderem mais? Baixe agora o Guia prático do Método V4.

Deixe seu Comentário