Vender Mais Através da Internet Usando E-Mail Marketing em 2021

O e-mail é um dos canais mais tradicionais da internet, entretanto, não confunda tradicional com ultrapassado. Há quem defenda que o e-mail morreu, porém, é possível vender mais através da internet utilizando este meio.

A realidade é que, com a quantidade de canais de comunicação que surgem e morrem todos os anos, deve existir algo no e-mail que faz com que ele se mantenha por todo esse tempo sem ao menos perder popularidade, não é?

Os fatores que o levam a ser muito utilizado até os dias de hoje são muitos. Confira alguns:

  • Cadastro em, basicamente, todos os sistemas on-line (incluindo as mídias sociais);
  • Formalização de comunicação entre duas ou mais partes;
  • Documentação e armazenamento de documentos, conversas, entre outras informações;
  • Garantia de segurança das informações enviadas e recebidas;
  • Método profissional de comunicação;
  • Credibilidade agregada ao canal.

Estas são apenas algumas das utilidades do e-mail, portanto, as chances do seu cliente em potencial utilizar o e-mail são grandes. Da mesma forma, se o seu cliente está no e-mail, você também vai querer estar lá.

Como vender mais através da internet usando e-mail marketing?

Depois de entender a importância do e-mail, surgem muitas dúvidas sobre o que fazer e como fazer para ganhar clientes e fazer vendas através deste canal. Apesar de todos o conhecerem, comunicar-se através dele não é uma tarefa simples.

Pensando nisso, preparamos algumas diretrizes que vão guiar qualquer campanha de e-mail marketing da sua empresa. De uma forma rápida e prática, você entenderá o que precisa fazer para atingir os seus clientes e vender mais.

E-mail marketing não é SPAM

O primeiro ponto não poderia ser outro. Se você pensa em e-mail marketing e imagina aquelas campanhas oferecendo produtos para listas gigantescas de pessoas que nunca viram a sua marca, vamos modificar os conceitos.

E-mail marketing é a oportunidade que a sua empresa tem de entrar em um ambiente privado do seu cliente em potencial, onde ele conversa individualmente com seus contatos. É quase uma conversa cara a cara.

Se você chega na frente de uma pessoa na rua, sem ela te conhecer, e começa a oferecer uma enorme quantidade de produtos que ela não tem interesse, quais são as suas chances de conversão? O e-mail é extremamente semelhante.

Por isso, seja estratégico nas suas campanhas e procure ser cirúrgico nos pontos de contato. Pense que cada e-mail precisa impactar os destinatários, individualmente, para que eles abram, leiam e executem a ação que você deseja.

Conheça o público com quem você está se comunicando

Um dos segredos para vender mais através da internet, em qualquer canal, é o conhecimento que você tem sobre as pessoas que você se comunica. Entender o seu público é importantíssimo para a efetividade das suas ações.

Homens ou mulheres, pessoas jovens ou mais velhas, você sempre tentará se comunicar com a pessoa que abrirá a caixa de e-mails e verá a sua mensagem.

Conheça os seus gostos, os conteúdos que ela consome e o que pode ou não chamar a sua atenção. Pessoas recebem e-mails a todo momento, a sua concorrência é grande e você precisa se destacar.

Crie conexão com o destinatário

Esta diretriz está diretamente ligada à anterior. Para criar conexão, você precisa conhecer a outra pessoa. Somente assim você poderá gerar gatilhos nela que a farão executar as ações que você deseja.

Por exemplo, se você possui um público mais jovem, que acompanha os acontecimentos atuais, utilizar memes ou programas de TV em alta no momento podem ser uma excelente opção para o sucesso da sua campanha.

Em algum momento, você precisará passar algum sentimento de conexão, entretanto, ele pode acontecer de várias formas, como:

  • identificação: a pessoa que recebe o e-mail se vê na mensagem, entende que aquilo foi escrito especialmente para ela;
  • reciprocidade: se você fornece algum conteúdo de extrema utilidade sem cobrar nada em troca, o seu contato tende a sentir que te deve algo;
  • similaridade: seu lead se sente como você, compartilhando das suas dificuldades ou conquistas.

O assunto é, sem dúvidas, o ponto mais importante

Agora você vai se perguntar: “como assim?”.

Se uma pessoa não abrir a porta, você não consegue entrar amigavelmente na casa dela, correto? Entretanto, ela só abrirá a porta se sentir que tem um motivo para isso.

Com o assunto do e-mail é assim, se o seu lead não se sentir atraído e entender que o conteúdo pode ser útil, sua campanha está fadada ao fracasso. De nada adianta ter uma mensagem incrível se o usuário nem chegar até ela.

Utilize gatilhos mentais, personalize o título com o nome do lead, utilize emojis ou outros artifícios que façam com que, no meio de 30 mensagens, o lead olhe para o seu e-mail e se sinta atraído.

Realize testes

O segredo para vender mais através da internet utilizando o e-mail, assim como outros canais digitais, é a realização de testes. 

Seu e-mail pode ser longo, curto, formal, informal, pode conter imagens, GIFs, botões, links, enfim, os recursos são muitos. Entretanto, qual é o formato ideal? Quem vai te responder isso é o seu público.

Faça envios de e-mails mais longos, com mais técnicas de persuasão e entenda se o seu público está disposto a ler. Depois, envie outro e-mail mais curso e compare os desempenhos.

O assunto também é um importante alvo de testes. Insira variáveis como o nome do destinatário, faça promessas irresistíveis, utilize emojis e outras formas de chamar a atenção. O mais importante é encontrar o ponto certo.

Conforme os resultados forem aparecendo, replique o que está dando certo e modifique o que precisa melhorar. Assim, poderá seguir melhorando as suas campanhas eternamente.

Importante: procure fazer 1 mudança de cada vez. Se você vai fazer um teste no assunto, não modifique a estrutura da mensagem, pois, assim, conseguirá saber qual mudança entregou os resultados efetivamente.

Personifique a sua comunicação

Pode até parecer clichê, entretanto, é uma premissa valiosa para qualquer campanha de marketing: pessoas se comunicam com pessoas. Como você pretende vender mais através da internet falando igual a um robô?

Identifique-se no e-mail como uma pessoa, tanto no nome do remetente como na assinatura do e-mail. Diga quem você é e, se possível, coloque uma foto sua. Gerar essa identificação é essencial e aproxima a sua empresa dos seus clientes.

Ao invés de receber um e-mail “da Empresa X”, faça o seu lead entender que recebeu um e-mail “do João da Empresa X”, pois, assim, ele se comunicará com o João e estará ainda mais próximo.

Crie relacionamento com a sua base

Trabalhar com e-mails não é fácil e exige planejamento. Os resultados de e-mails enviados de forma solta e desconexa serão, na grande maioria dos casos, menores do que campanhas conectadas.

Se as pessoas interagem e se conectam com histórias, entregue histórias a elas. No segundo e-mail que você enviar, cite algo que estava presente no primeiro, isso fará com que um elo se crie entre as mensagens.

Se você cria uma boa conexão, seus leads não vão querer perder um e-mail da série, pois eles ficarão perdidos no contexto. Da mesma forma, entregue mensagens completas e bem formuladas, evite informações incompletas.

Seja objetivo

Alguns grandes players do mercado de relacionamento por e-mail costumam dizer que “não existe texto longo, existe texto chato”. Esta é uma verdade, pois muitas pessoas leem livros enormes e não leem uma simples matéria de jornal.

Ser objetivo não quer dizer que a sua mensagem deve ser curta. Você deve entregar o necessário, sem enrolar ou dar voltas indevidas. Defina um objetivo para o e-mail e siga em direção a ele.

Por falar em objetivo, não permita que o seu lead se disperse. Se você oferece vários links e várias opções para ele clicar, pode deixa-lo confuso. 

Se o seu objetivo é levar o lead para o seu site, o conteúdo do e-mail deve ser direcionado para esta ação.

Qual a frequência de envios ideal?

Quando começamos a trabalhar com determinado canal, queremos uma receita que nos garanta os melhores resultados. É uma pena que o marketing não permita que façamos isso.

Se você quer vender mais através da internet, precisa fazer testes e encontrar a melhor forma e frequência para se comunicar com a sua audiência.

Algumas empresas atingem um nível de proximidade com seus leads que permite o envio de e-mails diários. É claro que essa frequência foi conquistada com o tempo.

O ideal é que você comece com uma frequência baixa, como 1 e-mail semanal, para testar a sua comunicação e, com o tempo, estudar a possibilidade de aumento. Neste caso, o volume não é proporcional aos resultados.

Você precisa encontrar o ponto que vai manter o seu contato por perto mas não vai invadi-lo a ponto de faze-lo se sentir desconfortável com a quantidade de mensagens.

Quantidade não é qualidade

Por fim, uma dica importante para qualquer empresa, de qualquer segmento. A quantidade de e-mails que você envia e a quantidade de contatos que a sua base possui não influenciam diretamente nos resultados.

Construir uma lista com 150 e-mails engajados é muito mais vantajoso do que comprar uma lista com 30.000. Isso porque os 150 te darão uma garantia maior de relacionamento, enquanto o 30.000 é apenas uma grande quantidade de desconhecidos.

Da mesma forma, enviar 7 e-mails semanais não te garante mais vendas. Procure encontrar a frequência ideal para uma quantidade engajada de leads e mantenha a sua lista sempre limpa, não perca tempo com leads desengajados.

Conclusão

Vender mais através da internet utilizando o e-mail marketing é possível e o mercado atual entrega muitas possibilidades para isto. Entretanto, o e-mail é um canal delicado e merece todo cuidado do mundo.

Valorize a sua audiência e entregue a ela apenas o que ela quer ver. Esqueça o SPAM e pense no relacionamento. Assim, criando conexão em campanhas planejadas, o sucesso estará muito mais próximo.

V4 Company

⭕ Quer o acompanhamento da V4 Company para obter resultados para a sua EMPRESA e faturar MUITO? Então acesse: 👉 QUERO TER ASSESSORIA DA V4 Company.

⭕ Quer atuar com uma carteira de clientes pronta e ser parceiro da V4 Company? Trabalhe em Home Office tendo todo suporte de profissionais que atuam com Marketing Digital há anos com a FRANQUIA da V4! Fale com um executivo de vendas então: 👉 QUERO SER UM FRANQUEADO V4 Company.

⭕ Mas se você quer conhecer a Formação CIENTISTA DO MARKETING, aumentar seus conhecimentos e trabalhar com Marketing Digital utilizando o Método V4, então acesse: 👉 QUERO SER UM CIENTISTA DO MARKETING.

Deixe seu Comentário

email marketing v4 company

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos posts diretamente em seu email