Flavio Augusto é um dos empreendedores de sucesso no Brasil

Gabriel Freitas

Gabriel Freitas

30 de setembro de 2022

Conheça os 10 empreendedores de sucesso no Brasil nos últimos anos

Empreender não é fácil, e ser um dos empreendedores de sucesso no Brasil é mais difícil ainda. Afinal, não se trata apenas de tirar as ideias do papel e construir um negócio. Mas sim, sobre gerar renda, realizar sonhos, e principalmente inovar. 

Em uma rápida busca no Google, se você pesquisar pelos maiores empreendedores logo vão aparecer nomes como Bill Gates, Elon Musk, Mark Zuckerberg entre outros. Mas voltando o holofote para o nosso país, quem são os maiores representantes do empreendedorismo por aqui? O que eles fizeram pra se destacar dentro do mercado?

Confira este artigo até o final para conhecer quem são os empreendedores de suscesso no Brasil e suas contribuições para a economia do nosso país.

O que é ser empreendedor?

Ser empreendedor é saber olhar para os obstáculos e conseguir encontrar uma solução. Assim, ao falarmos em empreendedorismo a primeira palavra que vem à cabeça é inovação, e não está errado. Afinal, quem empreende enxerga uma saída diferente para o problema.

Isso faz com que o empreendedor se agarre nas oportunidades e desenvolva soluções que resultem em benefícios à sociedade. Dessa forma, vemos cada vez mais pessoas que decidiram investir no próprio negócio, nas mais diversas áreas.

Assim, no Brasil, temos muitos exemplos de empreendedores que fizeram sucesso e transformaram seus negócios em grandes empresas. 

A diferença entre empreendedor e empresário

O empreendedor e o empresário exercem tarefas em comum, porém são personalidades distintas. Afinal, o empreendedor é quem inova no mundo dos negócios, buscando um jeito novo de lidar com questões já existentes. Já o empresário é o profissional responsável pela administração de uma empresa. Ou seja, quem executa. 

Em resumo, ser empreendedor é tanto sobre mentalidade como profissão. Enquanto ser empresário corresponde ao cargo ocupado por um profissional responsável por lidar com a operação de um negócio.

10 maiores empreendedores do Brasil nos últimos 100 anos

Quais são as suas referências no mundo dos negócios? Nos últimos anos vários brasileiros têm colocado as suas ideias em prática e conquistando o seu próprio patrimônio através do empreendedorismo. 

Abaixo, você confere a nossa seleção dos maiores empreendedores de sucesso do Brasil no último século. 

Jorge Paulo Lemann

Jorge Paulo Lemann  como um dos empreendedores de sucesso no Brasil
GettyImages

A gente não poderia falar dos maiores empreendedores de sucesso do Brasil no último século e não citar ele:  Jorge Paulo Lemann. Afinal, com uma fortuna avaliada em 13,7 bilhões de dólares segundo a Forbes, Lemann é o homem mais rico do Brasil. 

Jorge Paulo Lemann nasceu no Rio de Janeiro, em 1939. Ele é filho de Paul Lemann, fundador de uma fábrica de laticínios que hoje pertence a Vigor. 

Após se formar em Economia em Harvard, Lemann foi para a Suíça, onde trabalhou com investimentos. Assim, durante o período no exterior, ele tentou uma carreira como jogador de tênis. No entanto, a eliminação em uma competição fez com que desistisse da carreira.

Ao retornar ao Brasil, Lemann voltou a trabalhar com investimentos, e em 1971, acompanhado de outros dois sócios, comprou a corretora Garantia. A frente do negócio, o empreendedor fez investimentos em empresas, como por exemplo, a Brahma. 

Após lucros bilionários, o empreendedor comprou a concorrente Antártica. Desse modo, Lemann começou a maior cervejaria do mundo, a Ambev.

Assis Chateaubriand

Foto reprodução Assis Chateaubriand

Assis Chateaubriand, ou Chatô, nasceu em outubro de 1862, na cidade de Umbuzeiro, na Paraíba, e foi um dos homens mais influentes do Brasil entre as décadas de 30 e 60, sendo também um dos empreendedores de sucesso no Brasil.

Advogado de formação, Chatô fez carreira como jornalista, empresário e político. Além disso, foi um dos responsáveis por trazer a televisão para o território brasileiro. 

Chateaubriand foi dono do Diários Associados, o maior conglomerado de comunicação do país por anos. Além disso, em 1950, o empresário criou a primeira emissora de televisão brasileira: a TV Tupi.

Jorge Gerdau

Jorge Gerdau  como um dos empreendedores de sucesso no Brasil
Germano Lüders/EXAME

Jorge Gerdau é o responsável por levar o aço brasileiro para o mundo, e hoje atua como presidente do conselho administrativo da empresa que leva o seu sobrenome. Natural do Rio de Janeiro, ele é bisneto de João Gerdau, o fundador da Gerdau.

Aos 14 anos, Jorge já trabalhava na empresa emitindo notas e cuidando das máquinas de pregos. Na época, o empreendimento era conhecido como fábrica de pregos Hugo Gerdau.

Jorge Gerdau aprendeu com o seu pai, Curt Johannpeter, a importância das aquisições. Assim, a partir da década de 60, ele participou de negociações de três novas empresas que passaram a fazer parte da Gerdau, entre elas a Sideurgica Açonorte, em Pernambuco, a companhia siderurgica da Guanabara, no Rio de Janeiro, e a Fábrica de Arames São Judas, em São Paulo.

Dessa forma, ao passo que ia demonstrando aptidão para os negócios, Jorge foi crescendo na empresa. Assim, em 1983, ele assumiu a presidência da empresa, deixando o posto em 2006. Sob seu comando, a empresa transformou-se em uma das maiores siderurgicas do mundo.

Além de suas contribuições para a indústria siderúrgica, Jorge Gerdau foi presidente do Conselho de Governança do projeto Todos pela Educação e do Conselho da Fundação Iberê Camargo. 

Luiza Helena Trajano 

Luiza Trajano  como um dos empreendedores de sucesso no Brasil
© 2015 Abril Comunicações S.A.

Desde 1991, Luiza Helena Trajano é o nome por trás do Magazine Luiza. Presidente do conselho administrativo e maior acionista da companhia, a empresária assumiu a liderança do negócio no lugar de sua tia, Luiza Trajano Donato.

Assim, em seus primeiros anos à frente do negócio, Luiza levou a Magazine Luiza para os estados do Paraná e Mato Grosso do Sul. Além disso, criou programas de bonificação para os colaboradores e promoções que ficaram conhecidas a nível nacional.

Visionária, Luiza assumiu a liderança da empresa com o intuito de modernizar. E assim fez, inaugurando o comércio eletrônico da Magazine Luiza nos anos 2000. 

Sob a sua supervisão, a Magazine Luiza cresceu e prosperou. Hoje, o empreendimento, também conhecido como Magalu, possui 1429 lojas distribuídas em 21 estados brasileiros. 

Antônio Jacob Renner

Foto reprodução Antônio Renner

Natural do Rio Grande do Sul, Antônio Jacob Renner é o fundador de uma das marcas mais conhecidas dos brasileiros: o grupo A.J Renner, das Lojas Renner.

Renner começou a sua trajetória profissional como caixeiro viajante. Assim, ao visitar diversas cidades do Rio Grande do Sul, ele percebeu uma grande demanda do povo gaúcho por roupas. Dessa forma, decidindo por abrir uma pequena tecelagem.

Os primeiros anos do empreendimento foram difíceis. Porém, Renner não abriu mão do negócio. Com a desistência dos sócios, o empreendedor tomou a frente da empresa.

Ao passo que a tecelagem crescia, A.J Renner investiu em uma plantação de linho que severia de materia prima para o negócio. Dessa forma, nos anos finais da década de 1920, a tecelagem de Renner era a maior indústria têxtil do RS.

Os anos foram passando e a empresa de A.J Renner cresceu e ampliou o seu mix de produtos. Entretanto, em 1965 a empresa optou por separar as marcas que faziam parte da composição do grupo em empresas diferentes. Assim, nascia a companhia Lojas Renner S.A.

Da tecelagem instalada no bairro Navegantes, em Porto Alegre, o empreendimento de A.J Renner ganhou o Brasil e a América do Sul. Hoje, o ecossistema Renner está em todos os estados do país, além de contar com lojas na Argentina e no Uruguai.

Flávio Augusto da Silva

Imagem reprodução Flávio Augusto

Flávio Augusto da Silva começou a sua jornada no mundo dos negócios aos 19 anos. Na época, ele trabalhava no setor de vendas de uma escola de idiomas na cidade onde morava, o Rio de Janeiro e não esperava se tornar um dos maiores empreendedores de sucesso no Brasil.

Entretanto, após quatro anos de empresa e na posição de gerente, Flávio pediu demissão com o intuito de empreender. Aos 23 anos e sem muito dinheiro no bolso, ele deu início a Wise Up, uma das maiores escolas de idioma no país. 

O negócio cresceu e tomou projeção nacional. Assim em menos de duas décadas, a escola de idiomas já estava em 393 unidades. Em 2013, ele vendeu a empresa para o Grupo Abril por R$ 877 milhões.

Além da Wise Up, Flávio empreendeu em outras plataformas de educação, como por exemplo o Meu Sucesso e a Escola Conquer. Dessa forma, alguns anos após vender a escola de idiomas, Flávio comprou novamente o estabelecimento que passava por uma crise, investiu e vendeu mais uma vez.  

Além disso, o empreendedor investiu em outros setores, montando o time de futebol Orlando Soccer City, nos Estados Unidos.

Cristina Junqueira

Nubank CreativeLab

Cristina Junqueira é co-fundadora de uma das maiores fintecs brasileiras, o Nubank. Formada em Engenharia de Produção pela USP e com mestrado e MBA em negócios na Kellogg School of Management, a empreendedora trabalhou por anos no Unibanco, atual Itaú.

Durante sua trajetória no banco, Cristina foi convidada para participar de um projeto na área de cartões. No entanto, as suas contribuições não foram bem aceitas pelos colegas. 

Entretanto, decidida a dar um novo rumo para a sua carreira, Cristina desligou-se do banco em 2013. Assim, foi a partir da sua insatisfação com a maneira que as coisas funcionavam em instituições financeiras tradicionais, a profissional juntou-se com quem pensava parcerido. 

Naquele ano, ela, o colombiano David Vélez e o norte-americano Edward Wible começaram o Nubank. No ano seguinte, em 2014, a fintech caiu nas graças do público graças ao seu primeiro produto: o cartão de crédito roxinho, sem anuidade e controlado pelo celular. 

Hoje, Cristina é uma das mulheres mais ricas do Brasil e uma referência para o empreendedorismo feminino, fortificando as mulheres entre os empreendedores de sucesso no Brasil. Além disso, com a chegada da fintech na Bolsa de Valores de Nova York, a empreendedora se tornou a segunda mulher self-made mais rica do Brasil.

Antônio Luiz da Cunha Seabra

Antônio Luiz da Cunha Seabra  como um dos empreendedores de sucesso no Brasil
Reprodução Antônio Luiz da Cunha Seabra

Antônio Luz da Cunha Seabra é o fundador da 4ª maior empresa de cosméticos do mundo, a Natura. O empreendimento alcançou esse posto em 2019, após as aquisições da Avon e da australiana Aesop. 

Seabra transformou a sua paixão por cosmetologia em negócio após firmar uma sociedade com Jean Pierre Berjaut em um laboratório de cosméticos. Assim, desde o início, a ideia era criar uma empresa que fosse tanto produtora como varejista. 

A primeira loja da Natura abriu as portas em 1969, na Oscar Freire, em São Paulo. No início, Seabra estava cara a cara com o público, prestando consultoria aos consumidores. 

O empreendimento deu certo, e hoje a Natura está presente em mais de 60 países ao redor do mundo. Com isso, Seabra, agora com 77 anos, ocupa o posto de Co-presidente do Conselho de Administração da empresa.

Felipe Ramos Fioravante

Felipe Ramos Fioravante como um dos empreendedores de sucesso no Brasil
Reprodução Felipe Ramos Fioravante

Felipe Ramos Fioravante é co-fundador e CEO de um dos maiores aplicativos de delivery do país, o iFood. A plataforma como conhecemos hoje surgiu em 2012, e em seis meses de operação já tinha 650 restaurantes cadastros. 

Já são 10 anos de iFood e eles tem o objetivo de ser uma das maiores da América Latina. Esse processo já está em andamento, pois o aplicativo está presente em países como Argentina, Colômbia e México. Além do Brasil, claro.

O empreendedor é formado na Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da USP. Como em todo empreendimento ele sofreu com perdas de equipe por não ter experiência. Mas, aprendeu a superar os desafios e a empresa só cresceu. 

Nilo e Cezar Antônio Bettanin 

Reprodução Bettanin

Os irmãos Nilo e Cezar Antonio Bettanin fundaram uma empresa de atacado, em 1947. Após um incêndio da fábrica de vassouras de seu pai, a resolução foi incorporar o produto e, assim, eles criaram a Bettanin & CIA LTDA em Porto Alegre, hoje são mais de 330 milhões de itens por ano.

Com a entrada de outro irmão, Dante Bettanin, na sociedade da empresa, eles abriram outro galpão na cidade de Esteio, no Rio Grande do Sul. Assim, o crescimento do negócio foi um impulso para que a cidade se desenvolvesse. 

Agora, já são 75 anos de um negócio que deu tão certo que os irmãos ampliaram as linhas de produtos com o passar dos anos. A holding InBetta tem empresas como Atlas, Sanremo, Ordene, SuperPro, Lanossi Beauty & Care e Bettech. 

Entretanto, uma mudança nas políticas de importação fez com que os irmãos transformassem a empresa de varejo para indústria. Em suma, essa visão empreendedora foi essencial para que o negócio chegasse ao Brasil todo e ter o sucesso que tem até hoje.

O que a V4 pode fazer por você, empreendedor? 

Agora que você já conhece os 10 empreendedores de sucesso no Brasil nos últimos anos, precisamos falar sobre como você pode se tornar um grande empreendedor.

Há 10 anos no mercado, a nossa assessoria de marketing trabalha para impulsionar o processo de vendas pela internet. Para isso, criamos estratégias de marketing digital para que os nossos clientes alcancem os seus objetivos.

Hoje, contamos com mais de 200 escritórios de norte a sul do país, e atendemos mais de 3 mil empresas por mês. No nosso portfólio de clientes, contamos com marcas como Melissa, Lojas Lebes e Lugano. 

Assim, para celebrar o nosso aniversário de 10 anos, queremos homenager você, empreendedor. Para isso, no dia 4 de outubro, você é o nosso convidado para participar do V4 Bday. O evento será uma imersão online para falar sobre vendas, marketing e muito mais. 

Dessa forma, comprando agora o seu ingresso, você leva para casa materiais exclusivos da nossa assessoria, como por exemplo o Plano de ROI e o curso ‘’O Cientista do Marketing’’.

logo v4 company blog