Antônio Gargioni

Antônio Gargioni

02 de março de 2020

A Verdade Nua e Crua sobre Voice Marketing

Nos Estados Unidos (EUA) o voice marketing já é uma realidade, mas as pesquisas por voz, ainda são uma crescente aqui no Brasil.

Perante toda nova tendência de mercado, nós da V4 Company, ficamos um pouco receosos em apostar 100%. Entendemos que é normal do ser humano querer estar sempre a frente de novidades e tendências que o mercado está disponibilizando naquele determinado momento, principalmente quando se trata de tecnologia.

Entretanto, na prática e por experiência própria, vemos 96% dos negócios não executarem nem o básico para uma boa gestão, quem dirá utilizarem novos canais do marketing digital. Essa é uma ressalva que devemos fazer para você, antes de seguirem novas tendências, certifiquem-se que o básico para uma boa gestão está sendo feita.

PESQUISA POR VOZ.

Este já é um recurso consolidado fora do Brasil. O voice marketing é mais um canal a ser explorado e que pode trazer ainda mais resultados no faturamento do seu negócio.

No Brasil o voice marketing ainda é visto como uma novidade, sendo pouco utilizado pelos consumidores e organizações. Contudo, gestores que visam o futuro de médio e longo prazo, já enxergam este canal como grande promissor para gerar ainda mais vendas e criar novos negócios.

Para nós profissionais de marketing, esta tecnologia tem total influência no momento de se fazer o SEO (Search Engine Optimization) dos seus conteúdos online, já que este é um mecanismo de busca por voz.

No cenário internacional, as chamadas assistentes por voz, como a Alexa da Amazon ou a Siri da Apple, já estão inseridas nos lares de muitas famílias, assim como organizações.

Este tipo de dispositivo já é um incentivo constante por parte de grandes negócios como a Amazon, por exemplo. Praticamente não custa nada você ter uma assistente Alexa em casa.

O grande ponto aqui, é entender que o mecanismo de busca por voz, em navegadores como o Google, já vem sendo utilizados por Brasileiros e visto por gestores como um novo canal de vendas.

Quando um dispositivo como a Alexa é acionado por um consumidor via voz, ela faz com que o mesmo economize tempo, otimize a sua produtividade (visto que pode estar cozinhando ou dirigindo no momento em que faz a sua pesquisa).

VOICE MARKETING COMO ESTRATÉGIA DE VENDAS.

O estratégia de voice marketing pode ser vista como uma ação para retenção de clientes, visto que, a mesma é utilizada em ambientes do cotidiano pelos stakeholders. No âmbito mercadológico, a grande sacada é que os profissionais de marketing, pensem não mais o mobile first como novidade, mas sim o voice marketing.

Como dito anteriormente, profissionais de marketing devem pensar suas estratégias de SEO não mais apenas como palavras chave e termos específicos de busca, mas sim como perguntas e soluções para as dores e necessidades do seu público alvo.

Vamos aos exemplos:

  • Busca digitada: iphone X
  • Busca por voz: Alexa, buscar iphone X mais barato em Porto Alegre.

SERÁ QUE O VOICE MARKETING É PARA O SEU NEGÓCIO?

Você deve estar se perguntando se o voice marketing é para o seu tipo de negócio, certo? Nós da V4 Company, acreditamos que negócios que tenham alta frequência de compras serão muito beneficiados pelo mecanismo de busca, como por exemplo, lojas de roupas e calçados.

Em resumo, a verdade nua e crua, é que sim esta tendência irá se estender para o mercado brasileiro brevemente, entretanto, não “coloque a carroça na frente dos bois”, é necessário que seu negócio esteja alinhado com questões primárias de gestão, para que após isso, você estruture novas ações de marketing como o mecanismo de busca por voz.

Quer saber mais sobre o assunto? Nosso CEO Dener Lippert e o Equity Partner Daniel Grudzinski, falam sobre VOICE MARKETING no quadro Verdade Nua e Crua no nosso canal do youtube.

Confira o vídeo completo clicando no link:

logo v4 company blog