O QUE FAZ UMA CONSULTORIA DE MARKETING DIGITAL

Max Satiro

Max Satiro

15 de novembro de 2021

O que faz uma consultoria de marketing?

A consultoria de marketing é uma ferramenta fundamental para fazer com que a sua marca alcance o público certo de forma mais eficaz.

Eu sou o Max Satiro e venho falar deste tema tão importante, abordando o conceito desse serviço e sua forma de atuação, atuando sempre com o objetivo de aumentar as vendas de uma empresa. 

Portanto, não deixe de conferir este conteúdo até o final para ficar por dentro do assunto.

Afinal, o que é consultoria de marketing?

Qualquer negócio sabe que deve buscar novas formas de aumentar as vendas e elevar o lucro.

Porém, é preciso também que as empresas diminuam os custos nas fases mais conturbadas, com o fim de deixar a saúde financeira mais equilibrada.

São nesses momentos que o empreendedor deve mostrar que veio para se destacar.

Muitos deles acabam cortando os investimentos em marketing através da redução do orçamento para este fim ou mesmo a sua interrupção.

No entanto, este é um erro que não pode ser praticado, já que o marketing é o setor mais capaz de gerar novas oportunidades e elevar a quantidade de vendas.

Por isso, você nunca deve pensar no orçamento destinado ao marketing como um custo, mas sim como um poderoso investimento.

Por conta disso, é fundamental compreender o conceito de consultoria de marketing e o que esse serviço pode proporcionar para o seu negócio.

Pois bem, ela funciona como outro modelo qualquer de consultoria, ou seja, aconselhando as ações mais eficazes para alcançar as metas estabelecidas.

Nesse caso, a empresa contratada realiza um completo diagnóstico das ações executadas em seu negócio, identificando os pontos negativos e positivos.

A consultoria de marketing tem como objetivo mostrar ao cliente a forma como as estratégias podem ser melhoradas através das ferramentas ideais. 

Através desse serviço, sua empresa terá acesso às melhores estratégias que vão ligar você ao perfil comportamental do cliente moderno.

É preciso considerar que a maioria dos consumidores usa a internet como a principal forma de coletar informações a fim de tomar as decisões de compra.

É por conta disso que as estratégias de marketing se tornam fundamentais para qualquer negócio.

E caso você imagine que suas vendas estão altas, que as estratégias de marketing estão gerando resultados e que, por conta disso, não necessita de uma consultoria, saiba que está 100% enganado.

É bem mais complicado para alguém que está inserido dentro da estrutura da empresa enxergar onde está errando.

As pequenas falhas vão se tornando invisível e rotineira no processo, porém, vão impactando os rumos do negócio de forma drástica, impedindo sua expansão. 

Por isso, a consultoria de marketing se mostra fundamental, já que ela é capaz de identificar os erros com mais facilidade por meio de uma minuciosa análise das estratégias.

Assim, ela consegue apontar os processos que devem ser aprimorados e as formas de solucionar os problemas identificados.

Como funciona uma consultoria de marketing?

A consultoria de marketing oferece um serviço que demanda a integração de diversas equipes altamente capacitadas. 

Tudo com o objetivo de identificar quais indicadores, métricas e outros fatores podem ser aprimorados. 

O diagnóstico é realizado por meio de etapas que vão direcionando os pontos avaliados.

Podemos destacar alguns pontos em comum na dinâmica de funcionamento de uma consultoria de marketing, tais como:

  • Conhecimento dos objetivos e valores;
  • Mapeamento de como a marca está presente na internet;
  • Confirmação das metas após o diagnóstico e análise dos dados;

Isso é realizado por meio da sugestão de melhoria das estratégias já existentes e de alterações de pontos que não foram anteriormente explorados, a fim de adequá-los aos objetivos da empresa.

A consultoria presta seu serviço por meio de ferramentas capazes de alcançar os melhores resultados, determinando critérios para implementar um trabalho de qualidade.

Por meio de cada atividade realizada pela consultoria de marketing é possível aprimorar as estratégias com o objetivo de atingir o público-alvo e promover uma interação com ele de forma mais eficaz e incisiva.

Suponha que o seu negócio seja de venda de carros, porém suas campanhas estejam totalmente desalinhadas, de forma que o impacto é maior no público que está buscando por motos.

Toda essa atividade de diagnóstico é capaz de identificar as ações que devem ser aprimoradas a fim de que seu negócio alcance o público que esteja interessado em carros.

E saiba que isso pode ser a razão pela qual suas campanhas não estão oferecendo bons resultados. 

Assim, a consultoria de marketing pode ajudar você a concentrar os esforços no público-alvo.

2 grandes benefícios que a consultoria de marketing oferece para o seu negócio

1. Diagnóstico completo do seu negócio

Mesmo que você seja o gestor da sua empresa, existem informações que apenas uma consultoria de marketing consegue identificar.

Dentre elas estão as palavras-chave que estimulam o cliente a entrar no seu site, o tempo de interação com seu conteúdo, etc.

Provavelmente, você não tem respostas para essas perguntas, de forma que a melhor atitude é confiar no trabalho de uma empresa que presta esse tipo de serviço. 

Além disso, ela vai proporcionar um levantamento mais pormenorizado da sua concorrência, de forma que seja possível traçar planos estratégicos bem mais eficazes e assertivos.  

2. Opinião de alguém que está fora da empresa

Já citei aqui que é muito mais complicado identificar um erro quando a pessoa está inserida na rotina da empresa. 

Desse modo, a melhor solução é buscar uma opinião de quem está de fora, que consegue trazer uma visão mais imparcial.

Sem qualquer vínculo com o seu negócio, a consultoria de marketing é capaz de se afastar de certos aspectos, tais como paixão, apego e ego, tão presentes na hora de criar as estratégias.

Tais sentimentos têm, muitas vezes, um efeito prejudicial que acaba atrapalhando todo o processo voltado para a tomada de decisões importantes.

Você deseja que seu negócio conte com o suporte de uma consultoria de marketing? Então, entre em contato com a assessoria V4 Company, a fim de que possamos entender suas necessidades e oferecer as melhores soluções.

logo v4 company blog