Boletos Não Pagos no E-commerce

Thiago Souza

ThiagoSouza

17 de agosto de 2019

Como Recuperar Boletos Não Pagos no E-commerce

Dos profissionais de marketing que trabalham com loja virtual, certamente um dos maiores desejos que eles tem é Recuperar Boletos Não Pagos no E-commerce. É verdade, infelizmente nem todos os pedidos gerados na sua loja serão pagos, mas meu objetivo é ajudar você a atenuar este problema.

Quando os Boletos Não Pagos no E-commerce se tornam um Problema

Cada e-commerce tem sua particularidade, porém existe uma margem de segurança em âmbito geral que é possível trabalhar, ela na realidade é bem simples:

  • A diferença entre PEDIDOS GERADOS X PEDIDOS PAGOS nunca deve ultrapassar de 35%;
  • Faça essa aferição durante um período determinado, por exemplo, 3 dias de venda

Quando isto acontecer, literalmente, pare as máquinas e trabalhe para resolver este problema. Segue abaixo três soluções para você implementar e vender mais.

1) Mensagem no Whatsapp

Uma forma muito eficiente de recuperar Boletos Não Pagos no E-commerce é via mensagem de whatsapp. Quando dou esta sugestão, muitos pensam ser invasivo, mas na realidade é mais simples do que parece. Para gerar o boleto, o usuário deve preencher um cadastro, então pegar o número dele é muito fácil! Para sua mensagem ter a melhor recepção possível, use o Whatsapp para perguntar primeiramente porque o usuário não converteu.

ATENÇÃO! Lembre-se de deixar claro que você não está ligando para COBRAR, mas sim PERGUNTAR as razões para não ter finalizado a compra. Segue um exemplo:

“Sou Felipe, responsável pelo marketing da marca X. Tô aqui pois pudemos perceber que vc gerou boleto mas não finalizou a compra ( NÃO estou aqui pra cobrar rsrs LONGE DISSO! Rsrs). Mas estou SIM pesquisando para entender as razões das pessoas não finalizarem o pagamento. Pegar feedbacks e melhorar alguma coisa que precise ser melhorado.”

Como Seguir com a Abordagem

E deixe a pessoa falar! Depois de fazer isso 20 ou 30x tenho certeza que algumas coisas vão ficar mais claras, padrões vão se repetir e então saberá exatamente o que fazer.  Pegue todos os feedbacks possíveis, pois muitas vezes a falta de conversão está no detalhe: um descritivo mais completo, um vídeo a mais, uma foto diferente, etc. Ou até mesmo explicar de que formas o cliente pode efetuar o pagamento do boleto (via código de barras, pelo celular, etc). Acredite, alguns clientes não são tão experientes em compras online quanto você imagina!

SUGESTÃO BONUS: Depois de receber o feedback do cliente, eu costumo oferecer um cupom de 5% a 10% de desconto. Isto é uma forma de agradecer o cliente pela sua atenção, e fideliza-lo ainda mais.

atenção especial e o tratamento humano são essências para esta estratégia de recuperação de boletos não pagos no e-commerce funcionar.

2) Email Marketing

Uma outra forma de recuperar Boletos Não Pagos no E-commerce é via Email marketing, como objetivo principal de criar e manter o relacionamento com clientes, melhorando resultados nas vendas e na retenção. Imagino que já saibam, mas é muito importante frisar: NÃO FAÇA SPAM. Segue abaixo um modelo que costumo usar com meus clientes:

TEMOS UMA OFERTA PARA VOCÊ FINALIZAR A COMPRA!

Percebemos que você não finalizou o pagamento na loja XYZ. Por isso estamos te presenteando com desconto de 10% para você finalizar a compra!  Utilize o CUPOM: XXXX

>> Cupom válido apenas por 3 (dias) dias úteis;

Acesse nossa loja pelo link abaixo e boas compras!
www.lojaXYZ.com.br

Atenciosamente;
Equipe XYZ “

Informações complementares que são muito importantes:  

  • A proporção de 40% de imagens e 60% texto: Desta forma, suas taxas de entrega serão melhores, e a leitura ficará mais fácil;
  • Cada imagem deve pesar no máximo 100kbs: Provedores não aceitam imagens acima de 100kbs. Caso você envie um email com imagens acima deste peso, elas não somente não serão abertas como irão prejudicar a entrega dos seus emails;
  • Insira no máximo 3 Calls-to-Action diferentes em seu email: Isso permite que o seu objetivo fique mais claro e que a tomada de decisão do usuário seja facilitada.

3) Campanha de Remarketing

Remarketing significa fazer com que o mesmo usuário seja reimpactado pela mesma campanha. Esta estratégia para recuperar Boletos Não Pagos no E-commerce é eficaz pois alguém que já demonstrou interesse no produto é exposto novamente a uma oferta. Muitos carrinhos abandonados, por exemplo, são frutos da indecisão na hora da finalização da compra. Com o remarketing o cliente é literalmente bombardeado com a exposição ao produto e o resultado na maioria das vezes é o retorno à loja para finalizar a compra.

O Público de Remarketing pode ser usado a partir de diferentes origens:

  • Ações do Pixel:  AddToCart,  InitiateCheckout,  Lead
  • Base de Emails e Telefones dos clientes que não concluíram pagamento

Segue um modelo de texto que costumo usar em anúncios de Remarketing no Facebook para meus clientes:

Dados Importantes sobre Campanhas de Remarketing:

Aproveitando, para fazer seu negócio decolar veja como como ter a mentalidade correta para ter sucesso nos negócios.

logo v4 company blog