v4company-marketing-digital

Max Satiro

Max Satiro

25 de novembro de 2020

Melhor processo para gerar relatórios | ROI Hunters #54

Qual seria o melhor processo para geração de relatórios (report) para o cliente, ou mesmo relatórios internos? Relatórios podem ter uma infinidade de informações, mas quais são de fato úteis para demonstrar crescimento?

Um report é basicamente um produto que você entrega para o cliente. Quando feito de forma regular você consegue garantir alinhamento entre a sua prestação de serviços e os objetivos do cliente, consegue mostrar para ele que você realmente está gerando resultado.

Use o relatório como uma forma de alinhamento com seus clientes. – João Vitor

O report pode ser um PDF simples com gráficos de investimento e retorno que se torna uma importante ferramenta na comunicação com o cliente, que vai ficar extremamente satisfeito de visualizar seus resultados, e não é uma tarefa que exija grande esforço.

Também é importante lembrar que o trabalho do report é trazer os highlights, os números de fato, o seu papel é tirar desses highlights os insights relevantes.

O primeiro passo, então, é fazer a seguinte pergunta: o que você quer mostrar para o cliente nesse report? Se eu quiser resultado de vendas e ROI, então tenho que buscar essas informações em locais diferentes e acomodá-las de forma que façam sentido na visualização.

O segundo passo é definir os indicadores que vão demonstrar isso: ROI, CAC, LTV, CPM, CPL… dependendo do report que você quer construir eles podem variar muito.

A padronização também é importante. Com qual frequência você vai trazer um relatório para avaliação do cliente? Quais dados sempre serão vistos? Não adianta a cada semana mudar os indicadores demonstrados, do contrário você não terá como demonstrar evolução.

Para mais detalhes sobre como criar um bom report para seu cliente acompanhe o ROI Hunters dessa semana dando play no episódio abaixo!

logo v4 company blog