E-commerce é um dos principais cohorts da V4 Company, que busca formas de empresas venderem mais com estratégias efetivas, como o SEO

SEO para e-commerce

Gabriel Freitas

Gabriel Freitas

07 de setembro de 2022

Que o mercado das vendas pela internet é competitivo você já sabe, mas existem estratégias que podem destacar o seu negócio em um mar de opções: o SEO para e-commerce. 

Em primeiro lugar, você já deve saber que o SEO é uma técnica proveniente do Marketing Digital, ele busca otimizar conteúdos de forma orgânica, ou seja, sem precisar pagar diretamente por anúncios. O E-commerce representa uma mudança na dinâmica das vendas, seja no mundo das lojas físicas ou digitais, uma coisa é certa, sempre vai ter concorrência.

Por isso, vamo te mostrar um pouco dos conceitos de SEO e também de e-commerce, mas principalmente como um pode influenciar no outro e trazer resultados mais positivos pro seu negócio.

E-commerce

Se você escolheu ampliar o seu negócio para a versatilidade da internet, ou abriu uma loja exclusivamente online, já sabe dos desafios de atrair novos clientes. Primordialmente, uma das principais características de um produto ou serviço que tem a atenção do público é a qualidade. Mas nem sempre isso é suficiente.

Se você está lendo sobre e-commerce pela primeira vez, desde já, saiba que não é um bicho de sete cabeças. Porém, em um ambiente onde com apenas uma busca, o cliente recebe milhares de resultados em poucos segundos, ter um produto de alto nível nem sempre é suficiente. São nesses momentos que o SEO se faz necessário para colocar a sua marca mais próxima dos seus clientes.

Afinal, o que é SEO?

PRimeiramente, SEO (Otimização de Mecanismos de Buscas) nada mais é do que uma série de táticas, que buscam aumentar o tráfego de visitas em um site. O engajamento obtido com essas estratégias é de forma orgânica, ou seja, o conteúdo do site precisa ser pensado para subir na página de pesquisa. 

Nesse sentido, o SEO só faz efeito quando se conhece o funcionamento das plataformas de busca. Assim, o processo acontece por meio de um rastreamento, feito pelos robôs da Google, que identificam a página e a colocam no buscador. Esse robô é responsável por revisar e identificar elementos do conteúdo do site, como data de publicação, região, título, descrição, dentre outros.

Nesse sentido, o SEO possui uma série de estratégias que buscam organizar um conteúdo da melhor forma possível nos buscadores do Google. Mas como isso funciona para um site focado em vendas? Não se preocupe, logo você vai entender como alinhar o SEO com o marketing do seu e-commerce.

Como alinhar práticas de SEO ao E-commerce

Para chegar nesses resultados é preciso antes de tudo, planejamento e conhecimento sobre SEO. Com esses primeiros itens alinhados, o time de marketing da sua empresa já pode pensar nas primeiras estratégias para atrair novos clientes. Separamos algumas dicas para você visualizar melhor por onde começar:

Palavras-chave no funil de vendas

O uso de palavras-chave é a base da estratégia de SEO, por isso invista nelas dentro do seu site. Dessa forma a plataforma de pesquisa passa a exibir o seu e-commerce nos resultados de pesquisa. O seu site precisa atrair clientes em todos as etapas do funil de vendas.

Título das páginas do seu e-commerce

Cada página dentro do seu site precisa ter um título inteligente e associado com a palavra-chave. A recomendação é que os títulos tenham entre 60 e 70 caracteres, pois é o tamanho mostrado pelo google na página de pesquisa.

Use heading tags organizadas

Heading tags são uma forma de organizar os títulos e intertítulos em uma página. Por exemplo, o h1 possui o mesmo texto do título, o h2 e h3 representam os intertítulos. 

Meta description

Nada mais é do que o texto descritivo que acompanha o título da página nos resultados de pesquisa. Vale colocar nesse texto outras coisas além da palavra-chave que possam interessar o cliente, e claro, sem ultrapassar a marca de 160 caracteres.

Imagens

Usar imagens também pode ser uma boa forma de aparecer nas buscas do Google. A melhor forma de fazer isso é escolher corretamente as tags, sempre fazendo uma descrição clara e direta, permitindo que o software identifique os elementos.

Crie URLs amigáveis

O que seria uma “URL amigável”? Simples, basta criar uma estrutura que descreva o conteúdo da página de forma clara e direta. Exemplo: https://www.nomedaloja.com.br/eletrodomesticos/geladeira

Faça uma boa descrição dos produtos do e-commerce

Descrever os seus produtos e serviços de uma forma clara e sedutora é essencial, também é importante usar a palavra-chave na descrição. Outra dica importante é separar os produtos por categorias e tipos, criando uma ordem de organização no site.

Como fica na prática?

Outra forma de melhorar o rankeamento da sua página de vendas é estruturar o site de uma forma inteligente. Em outras palavras, você precisa pensar na experiência do usuário que irá se tornar um novo cliente, mas isso vai depender do seu site e do seu produto. 

Dessa forma, a principal dica dentre todas essas que você conheceu, é criar páginas completas! Isso mesmo, não tenha medo de seguir todas as dicas que te passamos, quanto melhor forem feitas as descrições do produto, o uso inteligente das imagens, dos meta descriptions. 

Vamos ver na prática, partindo da lógica do marketing digital e do funil de vendas, o cliente tem um problema que precisa de solução, certo? O objetivo é que o seu produto seja a solução escolhida pelo usuário. Se ele pesquisar no Google o termo “geladeira”, o primeiro resultado orgânico mostrado pela plataforma é o seguinte:

Exemplo de otimização de um produto em SEO para e-commerce na web.

Na foto acima você já consegue observar melhor cada um dos pontos, como a divisão em categorias, a descrição pensada para chamar atenção do cliente, a imagem estratégica e o principal: uso da palavra-chave.

Seo para e-commerce é o presente e futuro das vendas

Agora você já sabe um pouco mais desses dois conceitos e como alinhar eles de forma assertiva pode ser um ótimo caminho para aumentar suas vendas. Afinal, entender estratégias para ser encontrado orgânicamente no seu e-commerce é essencial para quem busca melhorar seus resultados.

Assim, a V4 Company também se preocupa com o sucesso do negócio, com profissionais qualificados e que sempre estão em busca de conhecimento. O mercado exige cada vez mais dedicação e versatilidade, com a chegada do e-commerce como nova possibilidade, o seu negócio pode prosperar e gerar cada vez mais lucro.

Para quem recorremos quando precisamos pensar em SEO para e-commerce e estratégias de vendas e marketing digital? Se você pensa em melhorar o alcance do seu negócio, saiba que existem empresas especializadas em Assessoria de marketing, com profissionais que podem guiar o seu negócio até a melhor estratégia.

certificado gptwverificado reclame aqui