Yarley Soares

YarleySoares

20 de agosto de 2021

Como Atrair Mais Alunos Para Universidade Utilizando Marketing Digital

O fim do ano está chegando e, com ele, surge a necessidade de se formarem novas turmas para o primeiro semestre de 2022. Certamente, a equipe de gestão da sua universidade e dos seus concorrentes já está planejando as próximas ações.

No cenário atual, é possível afirmar que o principal meio de divulgação da instituição dos cursos é a internet, mas como atrair mais alunos para universidade utilizando marketing digital?

Apesar de estarem sempre preocupados com a geração de oportunidades através da internet, a verdade é que poucas instituições de ensino superior realmente utilizam todas as possibilidades entregues pelos canais digitais.

Com uma grande quantidade de mídias sociais surgindo e diversos outros canais ganhando força, como Google e Youtube, o sentimento é, muitas vezes, de desorientação, já que nem sempre sabemos para onde devemos atirar.

Será que os seus possíveis alunos estão no Instagram? No Tiktok? O que se deve fazer para atingir as pessoas corretas. As redes sociais são realmente o segredo? O que deve ser mostrado na hora de vender os cursos e a instituição?

Essas e outras perguntas borbulham na cabeça dos responsáveis pelo planejamento das campanhas de captação de alunos para o primeiro semestre de 2022.

Pensando nisso, preparei este artigo que tratará especificamente do que você precisa fazer para criar uma campanha de captação bombástica e atrair mais alunos para universidade utilizando marketing digital.

O que vende o seu negócio de verdade é ele mesmo

Inicialmente, você pode ter até achado esse título confuso, mas a verdade é essa. Não existe trabalho de marketing mais forte do que uma instituição forte, com um ensino de qualidade e uma estrutura de destaque.

Na hora de considerar as opções, os alunos avaliam diversos quesitos antes de fazer a sua matrícula, como:

  • Qualidade de ensino;
  • Estrutura da universidade;
  • Preço das mensalidades;
  • Oportunidades de bolsas e descontos;
  • Reputação da universidade no mercado;
  • Organização interna da instituição;
  • Nota do curso na avaliação do MEC;
  • Entre outros.

Perceba que todos esses aspectos estão diretamente relacionados à qualidade da sua instituição de nível superior como um todo. Portanto, você precisa valorizar tais aspectos e torna-los públicos a todo momento, durante o ano inteiro.

A qualidade no ensino é o seu argumento de venda

Por que você acha que os alunos costumam ter em suas primeiras opções as universidades públicas estaduais e federais? A grande maioria dos estudantes as priorizam por conta da qualidade no ensino.

Não é de hoje que os rankings de universidades colocam as instituições públicas nas primeiras colocações. Isso faz com que elas causem o famoso “brilho nos olhos” dos alunos, mesmo sem um trabalho consistente de marketing.

Portanto, se você quer realmente se destacar no mercado e atingir patamares mais altos do que os seus concorrentes, precisa valorizar a sua qualidade de ensino e mostrar aos possíveis alunos que você merece destaque.

Uma estrutura de qualidade te coloca à frente

Cada vez mais, a exigência dos alunos por cursos que entreguem um nível didático alto e, ao mesmo tempo, uma estrutura física de qualidade para maximizar o aprendizado tem crescido.

Por isso, possuir os melhores professores nem sempre é suficiente para conquistar a sua audiência e captar mais alunos para as cadeiras de sala de aula.

Além de um ensino de qualidade, os alunos de Biomedicina, por exemplo, querem desfrutar de laboratórios equipados com o que há de melhor, proporcionando o melhor aprendizado possível.

Com isso, antes de imaginar um orçamento farto para o trabalho de marketing, olhe para dentro da sua instituição e entenda de que forma você pode melhorar a experiência dos alunos que já estão lá dentro.

Dê oportunidade para quem precisa de benefícios

Todos nós sabemos que nem todos os estudantes podem pagar as mensalidades de um curso de graduação de forma integral. Portanto, uma excelente forma de captar mais interessados é por meio de programas de bolsas e descontos.

Tanto por condição social quanto por méritos (análise de histórico escolar, por exemplo), as oportunidades de benefícios para os alunos entregam uma ideia interessante de inclusão e de possibilidade para todos.

Atualmente, a causa humanitária está cada vez mais em alta. Com isso, dar a oportunidade às pessoas é ainda mais interessante para uma promoção da marca e um alcance ainda maior da sua instituição a novas pessoas.

A academia nem sempre é suficiente

Além do aprendizado de sala de aula, o estudante da universidade também possui o interesse de aplicar os seus aprendizados em situações da vida real. É aí que entram as empresas do ecossistema da sua região.

Realizar parcerias com indústrias, empresas em geral e instituições de estágio, por exemplo, são importantes formas de inserir os acadêmicos no mercado e ajuda-los a iniciar a sua vida profissional.

Além de existir uma certa diferença entre teoria e prática, a inserção dos estudantes no mercado de trabalho nem sempre é fácil, sendo comum a ocorrência de egressos desempregados durante um bom tempo.

Dessa forma, além da qualidade no ensino, você pode atrair mais alunos para universidade utilizando marketing digital simplesmente por mostrar as oportunidades que a sua instituição oferece de trabalho.

Traga a vida profissional para dentro da sala de aula

O mundo atual, inclusive fora das universidades, está completamente baseado em experiências. As pessoas estão buscando viver momentos que sejam únicos e adquirir vivências que não estão habituadas.

Dentro da vida acadêmica, isso é possível através de diferentes projetos, como os de pesquisa, extensão ou outros, como empresa júnior e o escritório modelo, no caso do Direito, por exemplo.

Estas experiências agregam muito para a vida do acadêmico e repercutem muito bem para quem ainda não iniciou a sua jornada no curso superior.

Visualizar um mundo de oportunidades antes mesmo de fazer a matrícula é fundamental para que o seu estudante em potencial possa considerar com maior carinho a sua instituição em vez das concorrentes.

E como atrair mais alunos para universidade utilizando marketing digital?

Naturalmente, tudo o que destacamos não é exatamente estratégia de marketing, são melhorias na experiência do acadêmico que potencializam o trabalho de marketing.

Como citado previamente, não existe trabalho milagroso que resolva o problema de uma instituição que não entrega um ensino de qualidade para os seus alunos.

Entretanto, em um cenário onde o ensino de qualidade é uma realidade para a sua universidade, existem diversas formas de utilizar o marketing em favor da captação de alunos.

O inbound marketing será o seu principal aliado

Normalmente, antes de decidir sobre um curso ou uma universidade, o estudante costuma fazer buscas, acessar uma infinidade de conteúdos, assistir a vídeos e entender ao máximo sobre a vida do acadêmico e do profissional da área.

Desta forma, é papel da sua instituição servir como fonte de informação relevante e como meio de captação de conteúdo para melhorar o processo de tomada de decisão.

Assim como em outros nichos de mercado, entregar conteúdos em diferentes formatos sobre determinado tema aumenta a sua credibilidade e torna a sua marca uma referência para a sua audiência.

Portanto, utilize os conteúdos nas mais variadas formas, procure captar leads com eles e trabalhe de forma incansável o relacionamento com os seus contatos.

O trabalho de conteúdo é constantemente recompensado com negócios de qualidade e com uma facilidade maior para o fechamento dos mesmos.

Invista em uma equipe comercial capacitada

Se o inbound marketing e o trabalho com conteúdo gerarão mais oportunidades de negócio, você precisará de uma equipe comercial preparada para qualificar ainda mais os prospectos e os transformar em alunos.

Apesar de não ser uma prática muito comum no mercado, a utilização de um setor efetivamente comercial dentro da instituição é fundamental para que os resultados de matrículas ganhem escala.

A equipe deve abordar os leads de forma personalizada, individual e extremamente humanizada, ao mesmo tempo que não pode perder o timing da abordagem à medida que o prospecto vai demonstrando maior interesse.

Desta forma, dominando totalmente os produtos que está vendendo (cursos) e as técnicas de vendas necessárias, incluindo o oferecimento de oportunidades de bolsas e descontos nos momentos corretos, as matrículas aparecerão.

Gere identificação com a sua região utilizando alunos na capa das campanhas

Um erro comum das instituições é utilizar apenas imagens de banco de fotos nas suas comunicações. Apesar de serem mais fáceis e estarem sempre com alta qualidade, estas imagens não geram identificação com o público.

Por outro lado, quando são utilizados os próprios alunos da instituição nas comunicações, uma identificação é gerada, principalmente pelo fato de o público conhecer ou já ter visto aquele rosto em outros momentos.

Isso é um fator importante para aproximar o público da marca. Por mais que não seja um fator decisivo, uma abertura maior é criada com a audiência por conta da utilização de alunos em vez de bancos de imagens.

Conclusão

Captar matrículas e atrair alunos para universidade utilizando marketing digital é uma tarefa que deve ser executada principalmente pelas equipes de marketing e comercial dentro da sua instituição.

No entanto, o trabalho conjunto entre os setores supracitados e o restante da administração da universidade é fundamental para que o trabalho ganhe potencial e conquiste patamares ainda mais altos.

logo v4 company blog