Thiago Souza

ThiagoSouza

22 de abril de 2020

Hack Mental dos Grandes Gestores | Looking AHEAD

Se você quer se tornar um grande gestor, existe um ponto em comum que identificamos em vários dos gestores dos quais temos como referência, que fazem diferença no sucesso do seu negócio: tornar a vida em um jogo de xadrez da vida real.

Mas porque comparar o xadrez com a mente de um gestor?

Para quem já estudou ou joga xadrez vai conseguir identificar que, um dos principais aspectos que fazem um bom jogador de xadrez ser bem sucedido é o quanto ele enxerga as jogadas a frente.

Existem alguns números em relação a isso, segundo profissionais que jogam constantemente:

  • Um jogador de xadrez amador consegue ver de uma à três jogadas a frente.
  • Já um jogador master consegue enxergar até 10 jogadas ou mais.

Em resumo, aquele que consegue “prever” mais jogadas, consegue vencer o jogo.

Trazendo este contexto para a vida de um gestor, acreditamos que seja essencial que este profissional tenha a pró atividade de enxergar lá na frente para vencer. Quantos anos a frente você consegue enxergar o seu negócio?

Aqui na V4 Company, por exemplo, nosso CEO Dener Lippert, coloca o  planejamento de gestão em uma planilha de pelo menos os próximos 07 anos para a empresa.

Entretanto, sabemos que esta não é a realidade de muitos. Conversando com outros gestores e profissionais, é facilmente identificável pontos de falhas no processo quando estes gestores não estão olhando jogadas a frente.

“Lembro quando conheci Flávio Augusto, uns 08 anos atrás em um vídeo que ele contava que iria comprar o Orlando City e já contava todos os planos que ele tinha para este time de futebol americano que ele estava adquirindo. Depois daquele vídeo, passei a mudar para esse mindset. – Dener Lippert CEO V4 Company.”

Flávio, naquele tempo era chamado de louco mais uma vez, por estar investindo dinheiro em um time de futebol americano nos Estados Unidos e já descrevia qual era o seu plano anos a frente e o que o time iria se tornar durante a sua gestão. Ele adquiriu o time por volta de U$ 100 milhões de dólares e hoje ele vale mais de U$ 1 Bilhão.

Outro aspecto que serve como exemplo neste assunto, é a mentalidade samurai. Onde ao ter que ir para guerra os samurais pensavam qual seria o pior cenário que poderia acontecer durante as batalhas, ou seja, a morte. E a partir disso, eles traçavam estratégias para evitar que isso ocorresse de fato, indo para guerra com um plano maior para poder lutar pelo seu propósito.

Essa é mentalidade que todo investidor, empreendedor, empresário e gestores deve ter. Olhar várias casas a frente da jogada para ter um negócio de sucesso perene.

Traga isso para o seu dia a dia, analise também estes aspectos com a sua equipe que muitas vezes estão olhando apenas para um ponto, quando na verdade deveriam estar pensando em vários aspectos para performarem melhor em suas entregas. A influência de ter uma visão macro e não micro para alcançarem os seus objetivos.

Quanto mais controle você tem das suas jogadas, mas chances você tem de vencer jogo.

Quer ver mais exemplos de como ter esse mindset é importante? Nosso CEO Dener Lippert gravou um vídeo para o nosso canal falando sobre suas decisões chave sobre o futuro da V4. Assista ao vídeo completo clicando na imagem abaixo:

Veja também:

logo v4 company blog