Antônio Gargioni
15 de abril de 2020
Zé povinho é um termo, um personagem da cultura brasileira já muito antigo. Entretanto, o que muitos não percebem é que ele, o zé povinho, está presente atualmente na mentalidade da maioria da população brasileira.
Zé povinho é o tipo de pessoa que não questiona nada ao seu redor, que apenas se adapta às questões sociais, políticas e econômicas que são impostas. Um cidadão médio, que se acomoda e se conforta mediante a mediocridade.
Um pensamento que para nós da V4, acreditamos não ser o melhor caminho a ser seguido, mesmo sabendo que este é um modelo de mentalidade comum dentre a maioria dos brasileiros.
Aqui dentro da V4 nosso viés sempre foi o questionador. Quando todos estão tomando o mesmo caminho, questionamos e tendemos ir na mão contrária.
Entendemos também que este pesamento mediano é comum, pelo fato de seres humanos serem bixos sociáveis que desejam fazer parte de um grupo, de parte de uma sociedade. E para isso eles devem seguir a manana.
Um aspecto que podemos citar aqui, é o interesse por criar problemas para se ocupar, já que o que de fato é a sua ocupação no dia a dia não o satisfaz. Este tipo de pessoa busca ocupação nos afazeres alheios, é um indivíduo que não gera valor para a sociedade.
É importante salientarmos que sim, sabemos que isso pode ser um pensamento radical, mas acreditamos que se este tipo de mentalidade não for mudada, não seremos um país desenvolvido. Sempre estaremos na média, logo atrás.
Zé povinho não é um ser, mas sim um estar. Você pode mudar o seu mindset. – Dener Lippert CEO V4 Company.
Aqui, iremos deixar um check list de características que acreditamos que pessoas com pensamento mediano carregam consigo. Como falamos anteriormente, se você se identifica com algumas delas, você sim pode mudar esta realidade. Vamos as características, são elas:
Dentre estes aspectos citados, gravamos um vídeo com o nosso CEO Dener Lippert, onde ele irá exemplificar cada uma delas e também falar mais sobre essa vertente do pesamento mediano.
Confira o vídeo completo clicando na imagem abaixo:
Veja também: