Thiago Souza

Thiago Souza

18 de março de 2020

O MELHOR PLANO PARA CRISES | Looking AHEAD

Nesta semana do dia 16 de março de 2020, o mercado está entrando em pânico no Brasil e no mundo inteiro. Muitas oscilações na bolsa de valores e muitas ações caindo.

Com isso muitas pessoas estão desesperadas e não sabem o que fazer em momentos como esse, sem saber qual será o futuro do seu negócio. Mas fique tranquilo, nós temos a solução.

Sobre o mercado financeiro, é comum essas oscilações. É um mercado cíclico que tem momentos de alta e também de quedas de tempos e tempos. E para que você passe por estas quedas tranquilamente, você precisa estudar e pensar a longo prazo.

Um dos livros que nosso CEO recomenda, que inclusive ajudou ele a investir em ações de renda variável foi o livro  “investindo em ações no longo prazo” do autor Jeremy J. Siegel. Nele você encontra todo o histórico da bolsa de valores, comparando todos os outros tipos de investimentos.

Em resumo, o livro mostra a você que nada ganha dos investimentos de capitais pensados a longo prazo. Inclusive, nosso CEO Dener Lippert, gravou um vídeo mostrando a sua própria carteira de ações e como ele investe o seu capital. Você pode acessar clicando aqui: Minha carteira de investimentos.

Em suma, o melhor remédio para a ansiedade é o planejamento de longo prazo. Nesses momentos de pânico e de crise, como a do coronavírus (inclusive falamos mais sobre ele no vídeo porque o coronavírus pode quebrar a sua empresa), a maioria das pessoas começam a ficarem mais ansiosas, o cérebro começa a ficar estressado, demandando energia e estresse para algo que não seria necessário.

Entretanto, quando você começa a planejar a longo prazo e não ver as suas ações e números de curto prazo, você consegue enxergar um cenário melhor e com mais cautela.

É fato que se hoje você olhar a sua carteira no último mês, entre fevereiro e março de 2020, você verá um cenário sangrento e de quedas enormes. Agora, se você olha os resultados mensurando os números do último ano, entre 2019 e 2020 você terá uma percepção diferente da anterior.

A estabilidade não existe, e a melhor maneira de você lidar com isso é se manter disciplinado no seu objetivo maior, seguir o plano e atividades da qual você planejou a longo prazo.

Não deixe a zona global afetar aquilo que você vem trabalhando para alcançar. Na maioria das vezes, a mídia dá mais ênfase a determinados assuntos, como o do coronavírus, para gerar mais tráfego para seus canais de mídias. Tudo aquilo que significa coisa ruim e causa medo, tende a ser mais visto pela população e por este motivo os canais de massa, utilizam deste gatilho para chamar a sua atenção.

Quer saber como sobreviver a crise do coronavírus? Nosso CEO Dener Lippert, fala mais sobre isso no nosso canal da V4 Company no quadro Looking ahead. Confira o vídeo completo clicando no link abaixo:

logo v4 company blog