Time de inside sales da V4 Company é referencia para falar sobre o que é follow up de vendas

O que é Follow Up de Vendas?

Gabriel Freitas

Gabriel Freitas

05 de outubro de 2022

Quem conhece o mundo das vendas sabe que nem sempre é tão simples para o cliente fazer a compra do produto, às vezes é preciso dar aquele empurrãozinho. Mas claro, existem várias formas de fazer o follow up de vendas sem ser chato e insistente. Entenda o que é Follow Up de Vendas e como isso pode alavancar o seu time de Inside Sales.

Neste artigo você vai entender por que isso faz total diferença na rotina de um negócio, como funciona, quais as melhores formas de aplicar na prática e o que é um Follow Up de vendas.

Afinal, o que é follow up de vendas?

Primeiramente, saiba que o termo em inglês ‘Follow Up’ significa acompanhamento. No mundo das vendas isso se encaixa como uma série de ações e estratégias que são feitas após a apresentação de proposta para um lead. O objetivo é orientar esse possível cliente a se resolver e escolher o seu produto, efetivando a compra e dando continuidade ao ciclo das vendas.

Quais ações fazem a diferença em um Follow Up?

Preparar o seu vendedor para lidar com o cliente da melhor forma possível é apenas uma das partes de uma estratégia de sucesso. Algumas dessas ações podem ser feitas da forma que melhor se encaixa com o fluxo do seu empreendimento, seja por telefone, e-mail, videochamadas e até telefonemas.

Se o objetivo é conduzir o lead até o final da compra sem forçá-lo, também é essencial conhecer quem é o consumidor do seu serviço. Nesse sentido, o vendedor que faz o Follow Up sabe as necessidades do cliente, seus medos e inseguranças e consegue oferecer a melhor proposta de venda.

Apesar de influenciar nas vendas, essa é uma etapa fora do ciclo de vendas. Calma, você vai entender o porquê.

O Follow Up de vendas ajuda a manter o fluxo em funcionamento e dar sequência às negociações. Ele é essencial em uma venda complexa, pois pode ser feito em diferentes estágios dela. Ainda mais, pois esses tipos de vendas são mais longos e tem mais etapas e isso acaba tornando o processo mais cansativo para o cliente.

Juntamente com isso, também tem a construção de um relacionamento mais forte e dedicado com o cliente. Reforçando a importância e o destaque da sua marca. O Follow Up é uma forma de valorizar o seu cliente, trazendo ele mais perto e garantindo uma segurança 

Como aplicar uma boa estratégia de Follow Up: passo a passo

Agora que você entendeu a importância dessa técnica na qualidade das suas vendas, nós organizamos um breve guia de como organizar essa estratégia na prática. Veja quais são:

1. Defina o momento

O contato do vendedor com o cliente não precisa ser feito necessariamente após o envio da proposta, já que ele não faz parte do ciclo de vendas de uma forma direta. Por isso, definir a melhor ocasião para retomar esse contato faz toda a diferença, isso pode ser feito de acordo com vários fatores como tipo de produto, duração da venda e com a necessidade do lead.

2. Canal

Escolha um canal de contato que se adeque à necessidade do cliente, pode ser e-mail, telefonemas, videochamada, mensagens, contato via redes sociais e até presencial. Sempre buscando chamar a atenção do lead, mas sem forçar e causar desconforto. Por exemplo, se o cliente não gosta de chamadas por telefone, mandar e-mails e mensagens nas redes sociais pode ser uma solução. Quem define o melhor canal é o lead.

3. Frequência

Acima de tudo, definir quantas vezes esse contato será retomado é uma das bases de uma boa estratégia de Follow Up de vendas. Existem alguns pontos que podem ajudar o vendedor nesse momento, como o esforço do contato. Não é recomendado que o follow up seja o maior esforço das vendas, ele deve durar apenas um terço do período do ciclo de vendas.

Também é importante saber quando a oportunidade para o contato aparecer. O  vendedor é quem define quando e como a empresa chega até o lead, se ele deseja que a empresa retorne em um dia e horário específico, faça isso.

4. Entregue qualidade

Esse é o momento de estabelecer a qualidade profissional de resolver o problema ou necessidade do seu cliente. Ofereça um atendimento de qualidade e ferramentas que podem ajudar o lead durante esse processo, como conteúdos e informações úteis. 

Uma força de fazer isso também é apresentando cases de sucesso. No mundo das vendas estamos familiarizados com a constante competição pelo topo, com a indecisão e insegurança do cliente antes de escolher o melhor produto. Mostrar a experiência de outros cases e a satisfação deles com a solução oferecida pela sua marca pode ajudar o lead a terminar a compra com mais segurança.

Inside Sales

Pensar em Marketing digital também é pensar no funcionamento e nas estratégias usadas pelos seus vendedores. Quanto mais alinhadas essas duas áreas distintas, mais forte é o seu negócio entre os clientes e entre a competição. Se você tem dúvidas, ou deseja se aprofundar mais nesse tema, a V4 Company tem um conteúdo exclusivo sobre O que é marketing digital. Ele pode te ajudar a entender como ele funciona e como alavancar o seu negócio. 

Além disso, o time de Inside Sales é quem é responsável por gerir o contato com os clientes até o momento mais importante do negócio: a compra efetuada. Então já deu para perceber que esse time merece a sua atenção. 

Confira o  Playbook de Inside Sales disponibilizado pela V4 Company, para você continuar na jornada pelo conhecimento.

Como aprimorar 

Até aqui, você já sabe o que é um Follow Up de vendas e porque ele faz a diferença para o seu ciclo de vendas prosperar. Mas como colocar isso em prática? Existem profissionais qualificados e especializados em Assessoria de Marketing, para fazer o seu negócio prosperar de forma dinâmica. Ou você pode contar o gerenciamento diretamente com uma Agência de Marketing.

O primeiro passo vital é buscar conhecimento sobre novas táticas e estratégias, e você já começou. Por isso, para parabenizar você pela dedicação em manter o seu negócio no topo, a V4 Company te convida a assistir o nosso COO Eduardo Torres, dando uma aula sobre como melhorar o seu time de inside sales

Assista ao vídeo:

logo v4 company blog

Quer vender mais no digital?

Sua empresa está buscando atingir resultados através de uma estratégia de marketing personalizada? A assessoria de Marketing da V4 Company possui um método testado e validado em mais de 10 mil empresas e que já faturou mais de R$2 bilhões no digital para os seus clientes. Vamos conversar?

certificado gptwverificado reclame aqui