time de inside sales da V4 Company entende a necessidade de contar com um pipeline de vendas

Gabriel Freitas

Gabriel Freitas

13 de outubro de 2022

O que é pipeline de vendas?

O processo de compra e venda de produtos e serviços está se tornando cada vez mais sofisticado para as empresas. Muitas vezes isso significa equipar o seu time de Inside Sales e uma das formas de fazer isso é adotando um pipeline de vendas. Otimizar esse processo economiza tempo, melhora o desempenho financeiro e o relacionamento com os clientes, mas afinal, o que é pipeline de vendas?

Se você deseja descobrir mais sobre o mundo do Marketing digital, neste artigo nós vamos te explicar tudo que você precisa saber sobre como um pipeline de vendas funciona, como criar um e quais as principais vantagens.

Afinal, o que é pipeline de vendas?

A princípio, o pipeline de vendas nada mais é do que uma ferramenta mapa, que tem como objetivo organizar visualmente todas as operações que acontecem dentro da empresa. Ou seja, você consegue ver claramente cada estágio do processo comercial presentes, como apresentação das propostas, negociações e fechamento de contratos.

Além disso, ele também se organiza seguindo a ordem das fases presentes no processo de compras. Essa ferramenta analisa todos os possíveis prospects que circulam na empresa, como quem já recebeu uma proposta, quem está em análise e quem já fechou o contrato.

O pipeline de vendas pode ser um grande aliado dos vendedores, do time de marketing e do setor comercial. Com um mapa completo de todas transações comerciais fica fácil não perder nenhum cliente no caminho e os outros setores podem ter uma visão maior da estrutura do negócio.

Pipeline de vendas não é o mesmo que funil de vendas

Apesar de serem essenciais para as vendas e marketing de um negócio, é importante frisar que eles não são a mesma coisa. O pipeline é um mapa que facilita a visualização das etapas comerciais que cada cliente que passa pela empresa está. Com essa organização, os vendedores conseguem acompanhar mais de um cliente simultaneamente dentro do processo comercial da empresa. Enquanto o funil de vendas, trata da jornada do cliente, desde o primeiro contato com a sua marca até o momento da compra.

O grande diferencial de um pipeline de vendas é a divisão em etapas, que pode ser feita com a ajuda de um software. Além disso, a quantidade de etapas é variável e depende da estrutura de cada empresa.

Etapas de um pipeline de vendas

Cada negócio funciona de um jeito diferente, nem sempre o que dá certo para um e-commerce pode ser uma solução viável para uma empresa que possui lojas físicas e vice-versa. Bem como, um pipeline de venda eficiente pode ser adaptado para cada empresa, separamos as principais etapas que não podem faltar em um:

Primeiro Contato

Antes de mais nada, o primeiro passo essencial é o contato que o vendedor faz com o lead. Ele pode ser feito por diversos canais, e-mail, mensagens, ligações ou qualquer outro meio que seja melhor para o vendedor.

Follow Up

Após o primeiro contato é importante manter um contato contínuo com o lead, de tempos em tempos e no timing correto. Uma dica importante para retomar o contato sem ser inconveniente é sempre oferecer algo junto com o contato, como um conteúdo gratuito.

Proposta

É o momento do vendedor apresentar a proposta comercial para o possível cliente. 

Negociação

Assim como na etapa anterior, a negociação é uma parte importante. Pois é comum que surjam objeções ou dúvidas na proposta apresentada. O papel do vendedor é esclarecer as dúvidas do cliente, e em caso de objeções, chegar a um acordo satisfatório para o cliente.

Fechamento

Como resultado das etapas anteriores, o vendedor formaliza o acordo fechado durante a negociação e o cliente efetua a compra.

Pós-venda

Por último e não menos importante, nesta etapa o vendedor pode estreitar os laços com o novo cliente e informar sobre a existência da equipe de atendimento que está a disposição. Além disso, também é a oportunidade de oferecer novos produtos ou serviços que possam ser do interesse do cliente.

Como criar um pipeline de vendas eficiente

Já pensou em organizar as estratégias do seu time de vendas para otimizar o atendimento e a prospecção de clientes? É aí que ter um pipeline de vendas pode fazer toda a diferença para o desempenho de inside sales na sua empresa, já que ele funciona como um guia para os vendedores.

O primeiro passo para criar um pipeline de vendas é reunir todas as informações sobre a empresa, como lista de prospects, processos de vendas e metas de ganhos. Após ter todas essas informações é necessário organizar tudo isso em um único lugar, uma dica é usar um CRM de vendas para organizar a lista de clientes em potencial.

Outro fator importante é organizar as etapas do pipeline da sua empresa, você já viu quais são os essenciais, basta adaptar isso à necessidade do seu negócio. Depois de colocar isso em prática, é importante fazer o monitoramento dos resultados e eliminar o que não funciona. 

Dessa maneira, os processos comerciais se mantêm eficientes e atualizados. Montar um time de inside sales é mais fácil do que você imagina, por isso a V4 Company separou um material especial para você, acesse o Playbook de Inside Sales

Turbine seu time de Inside Sales

Até aqui, você já conseguiu entender porque o pipeline de vendas é um grande aliado para o seu time de Inside Sales. O segredo do sucesso não é tão secreto assim, basta ter muita dedicação e saber como investir tempo e dinheiro. O universo da assessoria de marketing pode te auxiliar na evolução da sua empresa.

A V4 Company se importa com a sua empresa, por isso convidamos você a ver o nosso COO, Eduardo Torres, apresentar tudo sobre como ter um time de inside de sucesso. Assista ao Vídeo:

Ter um negócio próspero em um mercado competitivo como o mundo das vendas, não é nada fácil. Se você chegou até aqui, nós da V4 Company te parabenizamos pela dedicação em entender como funciona e o que é pipeline de vendas. O caminho é longo, mas com determinação o sucesso se torna uma realidade.

logo v4 company blog