formação de lideranças V4 Company

Gabriel Freitas

Gabriel Freitas

13 de janeiro de 2023

Formação de Lideranças: preparando os melhores líderes do mercado

Você se sente preparado para liderar? Muitos lideres chegam a essa posição sem um preparo prévio de como gerenciar uma equipe, um projeto e até a si mesmo. Por isso, é indispensável que todo profissional que deseja crescer dentro da empresa, tenha uma formação de lideranças no currículo que o ajude a entender como liderar de forma inteligente e visando resultados.

Pensando nisso, vamos falar um pouco sobre o desafio da liderança, o papel do líder e principalmente o que esse profissional precisa para desempenhar esse desafio com excelência. Além disso, ao final do conteúdo vamos te apresentar a formação de lideranças da V4 Company, ou seja, um curso de quem é líder em marketing digital para capacitação de líderes de alto desempenho.

O que é ser um líder?

Ser um líder nada mais é do que ser o responsável pelo poder de decisão e desenvolvimento de uma equipe, setor, ou empresa. Ou seja, o líder é aquela pessoa que inspira autoridade, respeito e produtividade entre o seu time. 

Pode até parecer um pouco genérico, mas o líder é aquela figura de poder capaz de inspirar até os mais preguiçosos. Ao longo da história nós podemos observar a força das lideranças na história da humanidade e principalmente, como essas pessoas marcaram gerações. 

Para Daniel Goleman, existem 6 perfis de liderança que se destacam no mercado de trabalho.

  • Coercitivo – exige que só façam o que ele manda;
  • Visionário – busca que seus liderados acompanhem seus passos;
  • Afetivo – coloca sempre as pessoas em primeiro lugar;
  • Democrático – pergunta e ouve a opinião dos liderados antes de tomar decisões;
  • Modelador – o famoso “faça o que faço”, busca liderar pelo exemplo;
  • Treinador – propõe experimentações para que os liderados aprendam.

Dessa forma, se você quer se tornar um líder, escolher o perfil que mais te inspira pode ser o primeiro passo.

E não estamos falando apenas de líderes famosos como o Dalai lama, Barack Obama, Getúlio Vargas, etc. Mas também daqueles líderes do nosso dia-a-dia, que nos inspiram, seja um chefe de família, um professor e até o gestor da sua empresa. Todos deixaram uma marca por onde passaram.

Isso só mostra que qualquer pessoa tem potencial suficiente para se tornar um líder preparado para tudo. Porém, nem todo mundo pensa assim quando assunto é se tornar o “chefe” no mercado de trabalho.

Novas gerações na liderança

Quantas vezes já te falaram que o mercado do marketing digital está mudando? Que cada vez mais a busca é por um profissional competente e generalista, mas que consequentemente o número de vagas está diminuindo. Da mesma forma, os cargos de liderança também estão sendo afetados por novos rumos.

Esses cargos, antes disputados de forma constante, estão sendo ignorados pela geração Z, nova faixa geracional de pessoas nascidas entre 1995 e 2010. Ou seja, isso significa que os nascidos entre 95-97 já estão entrando no mercado de trabalho e isso tem afetado o mercado atual. Os principais motivos por essa aversão a cargos de liderança são:

  • Aversão ao ambiente corporativo;
  • Busca por flexibilidade e diversidade;
  • Pouca ambição de carreira;
  • Busca por responsabilidade social corporativa.
  • Aversão a rotinas operacionais repetitivas.

Pode parecer apenas um novo comportamento de uma nova geração, mas isso apresenta riscos reais para o mercado. O principal motivo é que falta de ambição e planejamento de carreira provoca uma inconstância no mercado. Cerca de 25% dos jovens largam o emprego antes de completar 3 meses.

Além disso, 79% dos profissionais de tech que estão em home office consideram trocar de emprego caso sejam chamados para o presencial, denotando pouco engajamento e interesse em crescer dentro da empresa.

Apenas em novembro deste ano, considerando as grandes corporações do mercado, tivemos uma série de demissões em massa. E, em um cenário de layoff, as principais causas são: perda de eficiência operacional, resultados abaixo do previsto e desalinhamento cultural, concordando diretamente com os aspectos negligenciados pela geração Z.

Agora se você faz parte da geração Z e não se enquadra nessa realidade e, independente de tendências coletivas, busca uma formação de líder. Continue neste artigo que a V4 Company traz as melhores informações do mercado para você.

Dicas essenciais para se tornar um bom líder

Agora é hora de colocar em prática. Você já viu que com menos pessoas interessadas nos cargos de liderança, maior é o espaço para você conquistar. Porém, não adianta chegar despreparado, ser um bom gestor vai exigir muita dedicação e esforço.

Quem traz essas dicas é o nosso CMO, Max Satiro. Saiba como se tornar um líder de sucesso:

1. Um bom líder deve buscar informação sempre

Um bom líder pensa e toma decisões de forma estratégica e nunca no impulso. Para chegar nesse nível é necessário que você esteja sempre bem munido de informações que tornem suas ações e decisões mais racionais. Sempre analise todos os fatos e variáveis antes de tomar uma decisão definitiva.

Existem dois tipos de informações que um gestor deve se preocupar em buscar: as informações internas e externas. 

Primeiramente, as informações internas estão relacionadas à busca do líder em entender qual o problema que precisa ser resolvido. Compreender quais são as necessidades internas que precisam de uma resolução imediata, ou seja, identificar o problema.

Enquanto as informações externas são a busca por tendências de fora. Dessa forma, é possível coletar e filtrar informações, para entender como elas podem ser aplicadas na prática.

Uma indicação de livro para você se aprofundar mais nessa dica é “High Output Management”. A obra traz o conceito sobre “alavancagem” e trata de como ter mais resultados com o mesmo ou menos esforço. 

2. Tome decisões de forma estratégica

A segunda dica diz respeito diretamente ao papel do gestor em fazer decisões importantes. Para isso, a indicação de leitura é o livro “The Bezos Letters”, que explica que devemos sempre separar as decisões One-Way-Dor das Two-way-dor. Mas afinal, o que são elas?

Decisões One-Way-Dor, também conhecidas como decisões de porta única são aquelas que você deve exigir muito esforço para executar. Afinal, isso se dá por ela ser irreversível. Geralmente são decisões estratégicas que exigem uma quantidade razoável de informações e deliberações. 

Decisões Two-Way-Dor ou decisões de porta dupla são aquelas que você pode reverter facilmente. Ou seja, se eles não funcionarem como planejado, é possível revertê-las e tentar outra coisa. 

O livro “High Output Management”, mencionado logo acima, também é uma ótima indicação, já que ele aponta as decisões como resultado de um processo estruturado por seis perguntas:

  1. Qual decisão é necessária?
  2. Para quando essa decisão será necessária?
  3. Quem deve ser consultado?
  4. Qual o responsável por tomar essa decisão?
  5. Quem a ratifica ou a vetará?
  6. Que pessoa precisará ser informada?

Assim podemos adotar o que conhecemos como Técnica de Priorização. Como uma forma de organizar melhor todas as informações por ordem de urgência e facilitar o processo de decisão.

3. Ser mentorado e mentorar

A terceira dica para entender de fato o papel do gestor está no ato de mentorear e ser mentorado. Afinal, é indispensável estar sempre em busca de informações, e elas podem chegar até você por meio de uma mentoria.

Além disso, ser um mentor possibilita que você compartilhe aprendizados com pessoas que buscam trilhar um caminho parecido com o seu. E um bom líder é aquele que busca ajudar todos a escalarem suas ambições. Assim, existem algumas perguntas que você precisa entender nesse quesito: 

Como escolher um mentor? Encontre a pessoa que está onde você deseja chegar.

Como ser um bom mentorado? Escutando atentamente, filtrando as informações e executando o plano.

Quem você está ensinando? As pessoas que você ensina dizem muito sobre você. 

4. Um bom líder compartilha o conhecimento

Compartilhar conhecimento é mais uma função que é indispensável dentro do papel do gestor. Afinal, se não estamos buscando que nossos liderados aprendam e evoluam, como vamos exigir que eles se desenvolvam e entreguem o melhor de si? 

Assim, é possível entender que o conhecimento é essencial para uma equipe se desenvolver. E para o gestor, basta escolher qual o tipo de liderança ele acha mais conveniente para passar esses ensinamentos da forma que esses profissionais aprendam corretamente. 

5. Empurrar e cobrar

Nesse ponto, o papel do gestor é entender a diferença entre esses dois conceitos: empurrar e cobrar. Eles funcionam da seguinte forma:

Empurrar é uma forma de gerar competição e delegar tarefas. Tornando possível criar uma reputação a ser defendida, induzindo os liderados a exercerem suas funções em busca de melhores resultados. 

Para colocar em prática a cobrança, muitos líderes confundem o senso de urgência com o senso de emergência. Emergência é aquilo que se alguém não fizer a empresa pode falir. Ou seja, trabalhar sobre o senso de emergência é inviável só faz com que qualquer profissional busque apagar incêndios mirando nas chamas, e não no foco do fogo. 

7. Vender também é papel do líder

O papel do gestor também é vender. Se você quer entender melhor, fica a indicação do livro de Fabrício Hoeppers “Jesus O Maior Vendedor que Já Existiu”.

Afinal, é só pensar nas etapas de vendas: Jesus e sua equipe prospectar e ainda prospectam como nunca. Estão sempre à procura de novos seguidores, pessoas dispostas a viver e a divulgar sua palavra.

É possível até imaginar como era difícil argumentar com aqueles que se fechavam para seus ensinamentos. Mas Ele lidava com as objeções ouvindo atentamente seus interlocutores. Jesus sabia que em uma negociação o bom ouvinte é quem a conduz.

Mas o que isso quer dizer? Significa que é preciso entender os outros e a importância do relacionamento. Um gestor precisa buscar a paixão necessária para que as coisas deem certo. Ou seja, é necessário persistir até o sucesso, ser único, estar sempre se desenvolvendo, controlando suas emoções e tendo fé.

9. O líder precisa ser um exemplo

Por último, e não menos importante, você precisa entender que um gestor que passa o tempo de trabalho fazendo ligações pessoais provavelmente não motivará sua equipe. 

Por outro lado, um gestor que trabalha de forma inteligente, realmente demonstra que se importa com o resultado do seu time. Dessa forma, expondo como ele pode afetar o resultado da empresa e ser um grande exemplo a ser seguido.

Conheça a formação de lideranças da V4 Company

Agora que você já conhece o papel de um líder no mercado, queremos te apresentar a formação de lideranças da V4 Company. Com mais de 350 líderes formados em todos país, o Leadership Training já ajudou na criação de centenas de equipes independentes e autogerenciáveis.

Assim, na formação de lideranças você vai compartilhar de experiências de grandes players do mercado formados pela V4 Company, além de aprender sobre:

  • Autodireção;
  • Habilidade com pessoas;
  • Habilidade com processos;
  • Comunicação;
  • Responsabilização.

Assim, você estará apto gerar o dobro de resultados sem precisar aumentar o time; aumentar sua margem de lucro, com um trabalho mais eficiente; ter alta capacidade para resolver problemas sozinho; e não depender somente do seu trabalho.

Quer saber mais? Então acesse a página do Leadership – Formação de Lideranças da V4 Company.

logo v4 company blog