poster-divulgação-house-of-the-dragon

Gabriel Cardozo

Gabriel Cardozo

31 de agosto de 2022

House Of The Dragon: o que esse lançamento nos ensina sobre marketing

Você pode não ser um fã do universo de Game of Thrones, mas com certeza está por dentro do lançamento da série House Of The Dragon. E o motivo disso é bem simples, Game of Thrones é um produto de entretenimento que quebrou recordes e redefiniu o significado de qualidade no mundo das séries.

Além disso, o que também destacou a estreia de House of The Dragon foi o investimento milionário na divulgação e nas estratégias de marketing digital, avaliado em cerca de 100 milhões de dólares. Por isso, vamos te mostrar por que esse investimento fez toda a diferença na divulgação da série através das estratégias certas.

Poster de divulgação da série House Of The Dragon mostra Rhaenyra Targaryen
Imagem de divulgação da série House Of The Dragon

Marketing para um produto já consolidado?

Primeiramente, você deve saber que a Home Box Office, ou HBO, é uma rede de televisão por assinatura, reconhecida por produzir e distribuir séries aclamadas para a televisão. Ela já produziu séries e programas premiados como Euphoria, Succession, Sex and the City, The Sopranos e Game of Thrones. Esses são apenas alguns dos sucessos, mas vamos focar no último programa citado, a série Game Of Thrones.

Baseada em uma série de livros do gênero fantasia, a adaptação dessa história mudou os parâmetros da produção para TV nos Estados Unidos. Com gravações em mais de um cenário, a série demandou gastos milionários entre US$ 6 milhões a US$ 15 milhões por episódio. 

Então, se Game of Thrones já tinha sido um sucesso e tinha uma quantidade significativa de fãs fiéis, por que a HBO fez mais investimentos?

Investimentos e estratégia de House Of The Dragon

Nesse sentido, mesmo sendo uma série derivada de Game Of Thrones e já muito esperada pelo público fiel, por que então investir em marketing e divulgação? A estreia de House Of The Dragon desbancou o recorde de outra série queridinha do público, Stranger Things, e passou a ser a série mais assistida na TV por assinatura e serviços de streaming de 2022. 

Atingimos quase 130 milhões de pessoas apenas nos EUA. Também foi emocionante ver equipas de toda a empresa a trabalharem em colaboração com a equipa da HBO no que tem sido uma campanha promocional cruzada sem precedentes”, afirma David Zaslav, CEO da Warner Bros.

Isso se deu porque a empresa usou como trampolim, a imagem consolidada presente no universo de Game Of Thrones. Mas apresentou um produto novo, prometendo entregar o mesmo nível de qualidade que o já conhecido pelo público.

O marketing de um produto consolidado faz diferença?

Game Of Thrones é uma produção milionária que redefiniu a produção de séries na indústria e consolidou ainda mais a marca da HBO no mundo das séries. Porém, não quer dizer que essa imagem positiva não possa ser fortalecida ainda mais. 

Mesmo com o spin-off House Of The Dragon ser muito esperado pelos fãs de GOT, essa foi a maior campanha de marketing da HBO da história. Avaliada em mais de 100 milhões de dólares, a antecipação do público em torno da estreia tem gerado muito engajamento nas redes. 

Uma ação publicitária feita no Brasil chamou a atenção de internautas do mundo inteiro. Caso você não conheça a fundo a história da série, que se passa 200 anos antes dos acontecimentos de Game Of Thrones e retrata a briga da família Targaryen pelo trono de Westeros. Na foto abaixo você pode ver um painel derretido com o pôster oficial da nova série.

Painel derretido com o poster da série House Of The Dragon em São Paulo, Brasil
Marketing de House Of The Dragon na Av. Paulista – São Paulo/SP

Além dessas ações, parcerias com outras marcas também fizeram a diferença para os fãs. Para a estreia da série, foi feita uma parceria entre o aplicativo de idiomas Duolingo e o serviço de streaming da HBO, o HBO Max. 

Parceria entre o app de idiomas Duolingo e a HBO

Além dessas ações, parcerias com outras marcas também fizeram a diferença para os fãs. Para a estreia da série, foi feita uma parceria entre o aplicativo de idiomas Duolingo e o serviço de streaming da HBO, o HBO Max. 

Mas por que a iniciativa gerou tanto engajamento?

Caso você não conheça a história da série, aqui vai um breve resumo de por que essa iniciativa fez sucesso. No universo de Game Of Thrones, a Casa Targaryen é conhecida por ser a família de Westeros que ocupou o trono de ferro por muitas gerações. Assim, além dos cabelos platinados, o que mais fascina os fãs da série são os dragões. 

Na história de Westeros, eles eram a única família que possuía uma ligação com essas criaturas mágicas que cuspiam fogo, e eram montadas durante as batalhas. Essa ligação era tão forte, que muitos acreditavam que os Targaryens possuíam o sangue do dragão. Além disso, a importância dos dragões pode ser refletida no lema da família “Fogo e Sangue” e no emblema, que consiste num dragão de três cabeças.

O retorno financeiro de uma boa estratégia

O sucesso dessas campanhas se dá no retorno mais direto quando o assunto é séries de TV: o número de espectadores. Só na estreia, cerca de 10 milhões de pessoas assistiram simultaneamente o primeiro episódio de House Of The Dragon que foi ao ar.

Esse número mostra que mesmo com fãs fiéis, sempre existem novas formas de atrair novas pessoas e consolidar ainda mais o pioneirismo de um negócio. Bem como, essas estratégias podem converter novos assinantes para a HBO, seja do canal para TV quanto para o serviço de streaming. 

Mas o que podemos tirar de uma estratégia milionária?

À primeira vista, pode parecer impossível tirar ensinamentos de uma campanha milionária para a divulgação de uma série e aplicá-los em um negócio local ou de um mercado completamente oposto. Contudo, essa é a beleza do marketing, ele serve para todos os negócios e serviços. 

Existem alguns pontos universais de quem quer investir em uma campanha de sucesso precisa ficar ligado: 

  • Planejamento;
  • Analisar o mercado;
  • Definir objetivos;
  • Conhecer o público-alvo;
  • Estruturar o plano de ação;
  • Pensar a melhor estratégia.

Ou seja, mesmo tratando-se de um produto já consolidado, o básico precisa ser estruturado e executado. Afinal, já estamos cansados de saber que um investimento em marketing sem estratégias bem consolidadas, não adianta de nada.

O marketing digital indo além do que você imagina

Fã de Game of Thrones ou não, você com certeza já está por dentro do sucesso de House Of The Dragon. Ou melhor, do sucesso de uma estratégia de marketing bem pensada e executada. Agora, diferente do que você pode estar pensando, é possível sim replicar boas estratégias dentro do seu negócio.

Para isso, você não precisa necessariamente entender do assunto, e nem contar com uma equipe própria, basta estar alinhado com a importância desse conceito e com a empresa certa para sua assessoria de marketing


Agora, se você tem interesse em saber mais sobre o que é marketing digital, e principalmente, por onde começar a a entender esse conceito, o sócio equity partner da V4 Company, Gustabo Pontin vai te explicar tudo sobre marketing digital para iniciantes no vídeo abaixo:

logo v4 company blog