marketing de geolocalização

Antônio Gargioni

AntônioGargioni

17 de janeiro de 2023

Vale a pena investir em marketing de geolocalização?

Você já se deparou com aquela sensação de estar sendo “vigiado” pelas redes sociais? Isso é o resultado de uma campanha de marketing digital bem feita. Ou seja, onde se aplicam diversas técnicas e estratégias para chegar até o cliente com a maior precisão possível, uma delas é o marketing de geolocalização.

O marketing de geolocalização é uma estratégia que vem tomando cada vez mais espaço no mercado. Afinal, estamos falando de uma tecnologia que atua de forma personalizada conforme os locais onde o usuário esteve e atividades que praticou.

Sendo assim, através da localização de dispositivos móveis, é possível saber onde o usuário esteve e, por consequência, analisar e definir um perfil de anúncios para ele.

O que é marketing de geolocalização?

Agora, de forma mais aprofundada, o marketing por geolocalização é um método que utiliza o endereço de uma pessoa para adotar estratégias de anúncios na internet. 

Ou seja, essas informações podem ser todas coletadas pelo endereço IP, GPS, frequências de rádio ou wi-fi ativado no smartphone. O principal objetivo é juntar informações para que o processamento de dados seja otimizado, ficando mais inteligente através disso.

Assim, essa forma de publicidade permite que anúncios apareçam em diversas plataformas e aplicativos aos quais o usuário utiliza. Dessa forma, sendo segmentados conforme o comportamento e locais aos quais ele frequentou.

Por exemplo, um possível cliente vai almoçar frequentemente em um restaurante chinês perto de sua casa. Analisando isso, o algoritmo da ferramenta determina que ele gosta de comida chinesa. Assim, por consequência vai mandar cada vez mais anúncios relacionados a isso para ele.

Portanto, agora que você já entendeu o que é e quais são os métodos usados para definir a geolocalização, é hora de aprendermos como aplicar o marketing de geolocalização.

Como aplicar o marketing de geolocalização?

Para saber como aplicar o marketing de geolocalização, primeiramente é preciso entender que essa é uma ferramenta que utiliza mais de uma estratégia. Logo, conhecer elas é fundamental antes de aplicá-las. Elas são: Geotargeting, geofencing, geotagging e check-in.

Geotargeting

Essa é a forma mais utilizada no geotargeting. Consiste em recolher informações como país, cidade, região e estado na qual o usuário mora ou trabalha, e através daqui, se pode anunciar para localidades específicas, desde que façam sentido para sua estratégia.

Portanto, Facebook Ads e Google Ads são duas plataformas bastante usadas para essa estratégia. Afinal, elas possibilitam a coleta de dados a partir do endereço IP dos usuários. Assim, podendo ser país, estado, cidade e em alguns casos, também é possível coletar o CEP, bairro e raio de distância.

Geofencing

Diferente do geotargeting, o geofencing utiliza o GPS como método de localização, sendo muito mais preciso e acompanhando a mobilidade do cliente, oferece conteúdo em tempo real.

É uma estratégia usada principalmente por quem quer atrair tráfego para lojas físicas. Por mais que funcione em uma cidade, ele se torna mais eficaz em áreas mais curtas, como bairros ou ruas específicas.

Além disso, o geofencing pode agir através de notificações, e-mails, ou até mensagens no celular oferecendo alguma oferta ou promoção.

Portanto, não é uma estratégia que atua apenas no marketing, pode ser usada tanto em monitoramento de frotas e equipes quanto em automação de casas ou empresas.

Geotagging

Essa estratégia é baseada em fixar uma localização geográfica em posts nas redes sociais, de forma que gere mais relevância para a empresa. Combinada com o check-in (a seguir), se torna uma estratégia muito eficiente e sem custos.

Além das redes sociais, pode ser aplicada no Google, para ajudar as pessoas a encontrarem seu negócio e ver como as outras pessoas avaliaram suas experiências no local.

Check-in 

Você já esteve em algum estabelecimento e o wi-fi se tornava grátis assim que fizesse um check-in? Esse é um processo claro de check-in.

Ao contrário das outras estratégias, essa é a única onde o usuário que toma a ação, e não a empresa. É aplicada assim que o usuário marca a empresa em um post nas redes sociais, permitindo a todos que vejam, tenham contato, mesmo que indiretamente com seu negócio.

Agora, se mesmo após saber como aplicar o marketing de geolocalização no seu negócio você ainda estiver se perguntando o porquê de investir nisso, separamos algumas vantagens que vão responder sua questão.

Por que investir no marketing de geolocalização?

Segundo a pesquisa Digital 2022, feita pela DataReportal, existem 224,9 milhões de conexões de internet somente em celulares no Brasil, sendo 104,8% da população brasileira – que é de 214,7 milhões.

Contando com esse grande número de conexões, é possível que o marketing de geolocalização cresça cada vez mais, juntamente com esse número. 

Assim, essa é a principal vantagem de se investir nessa área. Levando em conta que, além do geomarketing, o próprio marketing digital, devido à boa atuação das assessorias de marketing, está em constante crescimento. Mas também, que está cada vez mais presente em processos de empresas que muitas vezes, inicialmente, nem pensaram em aderir a esse metódo.

Existem muitas vantagens de se investir em marketing de geolocalização, onde desafios que pareciam impossíveis, acabam se tornando mais fáceis de resolver, se as estratégias forem aplicadas de forma correta ao seu negócio. Alguns desses benefícios são:

  • Público altamente qualificado: devido às estratégias que geram estatísticas específicas de cada usuário, o público se torna mais qualificado para o seu produto;
  • Redução de custos do marketing: por ser uma estratégia que requer investimentos flexíveis, é possível diminuir ainda mais os custos com a implementação do marketing de geolocalização;
  • Aumento de visibilidade: é possível ser muito bem visto, principalmente através do geotagging e do check-in, uma vez que investido nessas estratégias;
  • Melhor experiência do cliente: por permitir produzir conteúdos personalizados para cada área, o marketing de geolocalização gera uma experiência onde o cliente se identifica melhor.

Mas como aplicar cada uma dessas estratégias?

Para poder aplicar cada uma dessas estratégias de forma certeira e com total certeza, é preciso seguir alguns passos necessários para definir o perfil da empresa. Os principais são:

  • Certificar que todos os dados da empresa estão atualizados, sem pendências. Quanto mais completo, melhor;
  • Criar, e conectar o perfil do Google My Business: por ser o maior e mais usado mecanismo de buscas, é essencial manter um perfil apresentável no Google;
  • Conectar o perfil da empresa em redes sociais e mantê-las atualizadas é um ponto importante para a visibilidade e aplicação de estratégias como o check-in.

Como usar o marketing de geolocalização para vender mais?

Contudo, é quase impossível alcançar usuários com total precisão de local se o marketing de geolocalização não estiver sendo aplicado. 

Pensando nisso, a V4 Company, disponibilizou o Método V4, um material que vai te apresentar o melhor caminho para vender mais, basta clicar aqui para conhecer

Além disso, se você ainda não conhece a V4 Company, separamos um vídeo que te mostra detalhadamente como funciona o trabalho da maior assessoria de marketing digital do Brasil no seu negócio.

logo v4 company blog